Serviços Farmacêuticos: entenda essa tendência do mercado

Serviços Farmacêuticos: entenda essa tendência do mercado

Os serviços farmacêuticos são soluções que vieram para atender a dores do mercado enquanto diversificam as fontes de receita das farmácias.

Antigamente, esses estabelecimentos varejistas eram mais conhecidos apenas pela compra de medicamentos e perfumaria. Agora, há uma variedade de serviços farmacêuticos na farmácia ou drogaria.🔝

Neste artigo, você vai conferir o que é o serviço farmacêutico e quais as tendências dessa área para aqueles com diploma em Farmácia. Vamos lá?

Afinal, o que é o serviço farmacêutico?

O serviço farmacêutico é um conjunto de atividades de saúde que envolve a distribuição e fornecimento de medicamentos, além do aconselhamento e monitoramento do paciente. Mas não é só isso: as farmácias modernas oferecem uma variedade de serviços para além da oferta de medicamentos, incluindo consultas de saúde, imunizações e testes para várias condições médicas.🧑🏽‍⚕️👩🏽‍⚕️

Vamos entender melhor? Quando pensamos no varejo, existem dois tipos de formas de ganhar dinheiro: vendendo produtos, sejam eles físicos ou digitais, ou oferecendo a prestação de serviços. 

Por exemplo, quando você faz uma reforma na sua casa, precisa comprar material para a reforma e contratar os serviços de um pedreiro e de um engenheiro.

No segmento da farmácia também temos esses dois cenários. Os serviços farmacêuticos estão muito atrelados ao conceito de experiência do cliente. No geral, eles podem ser oferecidos como uma solução mais barata se comparada às clínicas especializadas.

Que tipos de serviços farmacêuticos são oferecidos?

Os tipos de testes oferecidos em farmácias variam, mas comumente incluem testes para doenças infecciosas, como COVID-19, HIV e hepatite, bem como testes para monitorar condições crônicas, como diabetes e colesterol alto.

Além disso, os serviços farmacêuticos podem considerar outras ações que completem a experiência de compra ao adquirir algum medicamento. Por exemplo, é possível oferecer a possibilidade de compra por meio de um aplicativo ou cadastrar a recorrência de compra automática.

Por que os serviços farmacêuticos na farmácia são tendência?

Mais do que saber o que é serviço farmacêutico, é fundamental entender por que isso é uma tendência de mercado. Hoje, as farmácias funcionam como uma espécie de espaço de conveniência e, graças à Lei 13.021/2014, as oportunidades de serviços foram ampliadas. 

Para ter ideia, de acordo com uma pesquisa realizada pelo ICTQ – Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico, 25% dos brasileiros buscam serviços clínicos em farmácias.😯

Mudanças pós-COVID

Devido à mudança de comportamento gerada após a pandemia da COVID-19, a expectativa é que esse mercado se mantenha aquecido.

Isso porque esse momento histórico fez com que as pessoas ficassem mais preocupadas com a prevenção de problemas de saúde. Então, a disponibilização de produtos e serviços farmacêuticos que atendem a essa frente é esperado.

Envelhecimento populacional

Outro aspecto que merece destaque é o envelhecimento populacional. O Brasil é um país populoso e, nos últimos anos, a fecundidade e a mortalidade da população têm reduzido. Isso significa que as famílias estão tendo menos filhos, e a expectativa de vida está aumentando.

Logo, uma população mais velha demanda a oferta de produtos e serviços de saúde com foco na qualidade de vida da terceira idade. 👵🏽🧓🏽Afinal, é comum idosos precisarem de suporte na experiência de compra, pois podem ter dificuldades de mobilidade ou outras barreiras para acessar cuidados de saúde. 

Quais as tendências dos serviços farmacêuticos?

Agora, com o avanço da medicina de precisão e da chegada de novas tecnologias mais acessíveis, a tendência dos serviços farmacêuticos é de oferecer um espaço onde os consumidores têm fácil acesso a esses equipamentos com uma experiência mais personalizada.😉

Por exemplo, vemos o avanço dos aplicativos mobile. Uma maneira de ampliar os serviços farmacêuticos na farmácia é desenvolver um app nativo que tenha integração com relógios inteligentes. 

Isso permite coletar os dados de saúde do usuário e de realizar algumas interações com o estabelecimento diretamente do relógio inteligente. Além disso, reforçamos a importância de os serviços farmacêuticos contarem com soluções que ofereçam experiências diferenciadas para a terceira idade.

Logo, dá para ver que as farmácias desempenham um papel cada vez mais importante na promoção da saúde pública. Esta é uma tendência que provavelmente continuará a crescer no futuro.🚀

Curse Farmácia com quem entende do mercado!

Se você quer se destacar no mercado de trabalho, precisa acertar na escolha da faculdade. Aqui na Anhanguera, o nosso curso de Farmácia está imerso na inovação e acompanha as principais tendências de mercado. Assim, você se prepara até para empreender no setor oferecendo serviços farmacêuticos de primeira linha. 😎

Garanta a sua faculdade com o precinho que cabe no seu bolso! Inscreva-se no vestibular Anhanguera com a nota do Enem ou agende a sua prova.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados