Quanto tempo dura o curso de Arquitetura e Urbanismo?

Quanto tempo dura o curso de Arquitetura

Preparar-se para o vestibular não se resume apenas em estudar os conteúdos que serão cobrados na prova. Também é importante buscar informações sobre a graduação pretendida, como programas de bolsas de estudos, preço das mensalidades e duração média.

Pensando nisso, preparamos este post para apresentar quanto tempo dura o curso de Arquitetura, a carga horária total e como funciona a duração de uma faculdade. Continue a leitura! ??‍?

A duração da faculdade de Arquitetura é de 5 anos em média

Se já ficou em dúvida sobre quantos anos dura a faculdade de Arquitetura e Urbanismo, saiba que a duração média dessa graduação é de 5 anos, com uma carga horária total de 3.600 horas. Durante os 10 semestres, o aluno entra em contato com matérias teóricas e atividades práticas que ocorrem em salas de desenho e em laboratórios.

Confira algumas das principais disciplinas estudadas:

  • Estética e História da Arte;
  • Informática Aplicada à Arquitetura e Urbanismo;
  • Fundamentos de Resistência dos Materiais;
  • Infraestrutura Urbana;
  • Instalações Elétricas de Baixa Tensão;
  • Tecnologia da Construção Civil;
  • Atelier de Projeto de Arquitetura para Espaços Terciários.

Além disso, o estudante deve elaborar um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) e fazer estágios obrigatórios para obter o tão sonhado diploma. ?

Veja quantos anos dura a faculdade de Arquitetura de acordo com a carga horária por semestre

  • 1.º semestre: 285 horas;
  • 2.º semestre: 215 horas;
  • 3.º semestre: 215 horas;
  • 4.º semestre: 355 horas;
  • 5.º semestre: 285 horas;
  • 6.º semestre: 285 horas;
  • 7.º semestre: 285 horas;
  • 8.º semestre: 375 horas;
  • 9.º semestre: 535 horas;
  • 10.º semestre: 275 horas.

Veja como funciona a duração de um curso superior

No ensino superior, as matérias são divididas em créditos e servem para a integralização curricular. Contudo, o tempo de formação pode variar de acordo com os estudantes, levando em consideração os cursos de curta duração, o uso de crédito de conteúdos já feitos e a dependência de disciplina (DPs).

As DPs surgem quando os alunos não conseguem obter a nota mínima necessária para serem aprovados em determinada disciplina, aumentando, assim, o tempo de formação. Nesse caso, é necessário refazê-la para tentar comprovar que aprendeu o conteúdo.

Além disso, graduações do tipo Bacharelado, como é o caso de Arquitetura, costumam ter uma duração maior que os Tecnólogos. Isso acontece porque esses últimos otimizam o tempo das disciplinas sem deixar de lado a qualidade do ensino. Com isso, é possível ingressar mais cedo no mercado de trabalho. Já o Bacharelado oferece uma formação mais abrangente, com conteúdos teóricos e práticos.

A Anhanguera ajuda você a realizar o sonho da faculdade

Se você sabe que uma boa formação superior faz toda a diferença para o currículo, precisa estudar em uma das melhores faculdades de Arquitetura. A Anhanguera é uma instituição de ensino reconhecida e está presente no mercado há mais de 20 anos.

Aqui, temos um time de professores especialistas e experientes nas áreas da Arquitetura, além de mensalidades acessíveis e que cabem no seu bolso. Também oferecemos várias bolsas de estudos que diminuem o preço da graduação. Com isso, você realiza o sonho do curso superior sem apertar o orçamento. ?

Por fim, temos uma grade curricular de Arquitetura atualizada de maneira constante e infraestrutura completa e de ponta.

Agora é com você!

Agora que já sabe quanto tempo dura o curso de Arquitetura, não perca mais tempo. Venha para a Anhanguera e mude o rumo do seu futuro!

Gostou do conteúdo e quer estudar Arquitetura na Anhanguera? Então, inscreva-se em nosso vestibular online!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 14

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados