Prouni em Macapá: como é a concorrência?

bolsista do Prouni pode trancar a faculdade

Uma das principais portas de entrada para os alunos que sonham em ingressar no ensino superior é por meio de bolsas de estudo. O Prouni em Macapá, por exemplo, todo ano oferece inúmeras oportunidades em faculdades particulares da região.

Para esclarecer esse assunto, vamos apresentar algumas informações sobre as vagas do Prouni em Macapá, os cursos nas quais a concorrência é menor e como é possível se inscrever para conquistar uma dessas vagas. Boa leitura!

O número de vagas oferecidas pelo Prouni em Macapá

O processo seletivo para o Prouni acontece duas vezes ao ano, no primeiro e no segundo semestre. A quantidade de vagas costuma ser bem atrativa, gerando oportunidades para estudantes de todo o Brasil.

Só no início do segundo semestre de 2020, as vagas do Prouni em Macapá chegaram ao número de 350 no total, entre integrais e parciais, distribuídas pelas faculdades particulares no Amapá.

Embora esses números sejam relativamente menores que os do primeiro semestre, que totalizaram 1.003 vagas, 911 só para o município de Macapá, as chances são boas para quem quer concorrer ao programa.

Os cursos mais e menos concorridos

A concorrência do Prouni em Macapá é mais baixa em relação aos outros estados e os números não mentem. A primeira informação que deve ser analisada é o número de candidatos ao Enem. Na edição de 2020, por exemplo, o número de inscritos na região foi de 47.279. Amapá foi o 3º estado com menos inscritos pelo país!

Outro ponto que deve ser avaliado é a nota de corte. Em 2019, a nota de corte média para o Prouni em Macapá foi de 615,32. A menor nota foi 583,56 para o curso de Enfermagem e a maior nota foi 667,52 para o curso de Engenharia Elétrica.

Como nem todos os candidatos que fazem o Enem se qualificam para concorrer a uma bolsa de estudos, podemos concluir que o número de inscritos para o Prouni no Amapá, também será relativamente menor. Uma excelente oportunidade para quem quer fazer faculdade em Macapá.

Como se inscrever no Prouni em Macapá

Antes de pensar em concorrer a uma bolsa de estudos pelo Prouni, é necessário que o candidato tenha realizado a prova do Enem no ano anterior. Para isso, é importante ficar de olho nas datas de abertura das inscrições, que acontecem, geralmente, entre os meses de abril e maio de cada ano.

A partir da edição de 2020, o processo seletivo conta com uma novidade: as provas digitais. Para participar do Enem Digital em Macapá, basta se inscrever normalmente nas datas previstas em edital e escolher a modalidade de realização da prova.

Com a prova feita e as notas em mãos, agora é só aguardar as inscrições para o Prouni, que acontecem em janeiro e/ou começo de fevereiro na primeira edição e em julho para a segunda edição do processo.

No estado do Amapá, por exemplo, é possível utilizar a nota do Enem para ingressar na Anhanguera pelo Prouni e ter acesso ao nosso melhor conteúdo educacional, à infraestrutura e ao apoio personalizado exclusivo aos nossos alunos sem pagar nada por isso, nos casos das bolsas integrais.

Aqui na Anhanguera, o candidato ainda pode usar a nota do Enem em substituição à do vestibular ou para ingressar no FIES, o Fundo de Financiamento Estudantil oferecido pelo Governo Federal.

Viu como é fácil entrar em uma faculdade por meio do Prouni em Macapá? Com esse empurrãozinho, o seu sonho de cursar o ensino superior fica ainda mais perto de você!

Gostou da ideia e quer dar os primeiros passos rumo à faculdade sem nem precisar sair de casa? Inscreva-se para o nosso vestibular online!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados