Saiba tudo sobre a área de Promoção de Vendas!

Muitos profissionais que atuam diretamente com a área comercial de empresas são fundamentais para o sucesso delas. Um dos principais é o envolvido com a Promoção de Vendas.

Esse é um ponto estratégico e, com o aumento das possibilidades de promoção de produtos e serviços, o profissional que atua nessa área tem ganhado muito espaço no mercado. Além, claro, de boas possibilidades de remuneração.

Conheça a seguir todos os detalhes sobre o assunto e veja se essa é uma boa oportunidade profissional para construir sua carreira.

O que é a Promoção de Vendas?

A Promoção de Vendas é uma área que tem por objetivo ajudar na apresentação do produto para o público-alvo e passa por diversas estratégias para alcançar esses objetivos.

Essas ações estão ligadas com um melhor atendimento ao cliente, uma apresentação atrativa para o público, uma escuta ativa da demanda do público, melhor organização, uso de tecnologias, entre diversas outras possibilidades.

É uma área focada em desenvolvimento de estratégias e pode atuar tanto diretamente em um Ponto de Vendas(PDV) quanto para apresentação em outros veículos (como redes sociais, televisão, entre outros).

Por isso, quem atua nessa área tende a ser um profissional versátil e com uma boa capacidade de comunicação. Afinal, ele precisará atuar em conjunto e, muitas vezes, negociar com profissionais de outros setores.

A promoção de vendas se faz nos seguintes locais:

  • PDV: atuação nos Pontos de Vendas, como quiosques, shoppings, mercados, stands, eventos, entre outros;
  • B2B: apresentação da marca para revendedores ou profissionais que indicam seu produto para terceiros (por exemplo, promotor e representante de vendas apresentam produtos para médicos para que eles possam ser indicados para os pacientes);
  • Infomerciais: apresentação do produto que aparece, por exemplo, em programas de TV. Isso ainda é bastante comum em programas de variedades, no qual o promotor apresenta as características do produto e seus diferenciais em um espaço destinado para isso em um programa;
  • Eventos e ações promocionais: o promotor de vendas atua, por exemplo, em ações de divulgação que podem ser realizados para distribuição de amostras, demonstração do serviço, entre outras possibilidades.

Qual o perfil do profissional que atua com Promoção de Vendas?

Trabalhar com Promoção de Vendas pode ser um desafio! Mas quando você desenvolve o perfil profissional adequado para a área, é possível reduzir as chances de problemas e ter maior sucesso.

Para isso, é importante conhecer quais são as características que este profissional deve ter no dia a dia. Confira a seguir.

  • Atualizar-se sobre as estratégias de vendas e marketing mais modernas;
  • Acompanhar as demandas e questões dos clientes;
  • Ter uma escuta ativa;
  • Saber como informar o consumidor sobre os produtos e serviços e demonstrar como ele ajuda a resolver o problema da pessoa da melhor forma;
  • Ter um atendimento ao cliente empático e saber lidar com cenários de crise;
  • Ter flexibilidade para mudar rotas quando necessário;
  • Ser uma pessoa atenta para seguir os roteiros de divulgação estabelecidos nas estratégias;
  • Ser uma pessoa organizada para manter o PDV devidamente alinhado e com uma boa estética;
  • Ser uma pessoa com perfil analítico e que busque sempre acompanhar as métricas para identificar se as estratégias estão sendo bem-sucedidas.

Qual a rotina do profissional que atua com Promoção de Vendas?

Outro ponto importante é conhecer a rotina que um promotor de vendas realiza no dia a dia. Esse profissional está constantemente em movimento.

Ele sempre está visitando espaços, negociando possibilidade de vendas em locais estratégicos, acompanha se os estoques nas lojas estão, de fato, acomodando os itens de forma adequada (e mantendo a qualidade deles), encontrar as melhores estratégias de posicionamento, entre outros.

Além disso, quando é um profissional que atua no segmento B2B, ele conversa diretamente com os gestores para aumentar as chances de vendas e, até mesmo, gerar um contrato de longo prazo. Por isso, é uma pessoa multitarefas e precisa ser organizada no dia a dia.

Como é o mercado de Promoção de Vendas atualmente?

Fato é que hoje o mercado de Promoção de Vendas encontra um ótimo espaço de atuação. As tecnologias aumentam a capacidade de expansão da ação do promotor, que pode hoje realizar, por exemplo, uma reunião remota.

Com isso, as empresas investem cada vez mais em profissionais que atuem nesse segmento, diante da importância de se destacarem em cenários mais acirrados em comparação a outros anos. Hoje até as PMEs investem na contratação desta pessoa.

Como se tornar um bom profissional de Promoção de Vendas?

Um bom promotor de vendas está sempre se atualizando sobre as melhores práticas do mercado. Como o setor de vendas está em constante transformação, ele precisa acompanhar tendências e lançamentos, além de aprender com as ações de concorrentes diretos e indiretos.

Outro ponto é desenvolver sempre uma boa escuta ativa. Isso será fundamental para você entender quais são as demandas, questões e expectativas do cliente. Afinal, as estratégias de promoção de vendas são orientadas para eles.

A partir disso, você consegue direcionar seus esforços e estratégias para alcançar, de fato, a atenção deles. A consequência é ter ações mais bem-sucedidas e melhores resultados.

Além de tudo isso, ter uma boa formação é um grande diferencial. Afinal, com uma base sólida, você consegue aprender todas as técnicas necessárias para ter maior sucesso em sua carreira.

Conte com o melhor curso profissionalizante para entrar no mercado de Promoção de Vendas

A formação tem um papel fundamental para proporcionar uma inserção no mercado de Promoção e Vendas mais eficiente. Para isso, o curso profissionalizante pode ser a melhor opção.

Com menor duração e, ao mesmo tempo, com maior intensidade e bons conteúdos, você consegue chegar preparado para o mercado de trabalho com maior agilidade.

Com a Anhanguera, você consegue ter a sua formação com qualidade, feito totalmente online, com a excelência dos cursos de quem já formou milhares de profissionais incríveis para o mercado de trabalho.

Quer começar já a sua entrada na área e melhorar sua carreira profissional? Faça sua inscrição agora em nosso site!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados