Perito Animal Veterinário: conheça a profissão

peritos examinando cavalo

O perito veterinário é um profissional da saúde animal que atua na área de diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças em animais. Ele também pode atuar na área de produção animal, zootecnia ou biotecnologia. Além disso, também pode trabalhar em instituições governamentais ou particulares.

Que tal se formar em Medicina Veterinária e se especializar nessa função? Além de ser uma grande oportunidade financeira, a profissão de perícia veterinária alia uma causa nobre do cuidado com os animais.

Quer saber mais? Então leia até o final que temos algumas surpresas para você 😉

O que faz o Perito Veterinário?

Como perito veterinário, você terá a função de diagnosticar e tratar doenças animais, bem como fazer a prevenção delas. Além de cuidar da saúde animal, o perito também é responsável pela fiscalização de estabelecimentos que comercializam produtos de origem animal, a fim de garantir o bem-estar destes.

Outra função do perito veterinário é atuar na área da produção animal, onde você cuidará da saúde dos animais em fazendas, criatórios ou granjas. Nessa área, você poderá trabalhar tanto na alimentação e nutrição de animais quanto no desenvolvimento da qualidade dos produtos originais naturais.

Zootecnia

Na área da zootecnia, o perito veterinário cuida do manejo dos animais em cativeiro, além de fiscalizar o abate e a comercialização de produtos. Essa atividade é importante para garantir a qualidade do produto final, além de diminuir o risco de transmissão de doenças.

peritos examinado
Peritos examinando gados durante período de alimentação

Biotecnologia

Na biotecnologia, o perito veterinário atua como um pesquisador na área de saúde animal. Você poderá trabalhar com a produção de medicamentos, vacinas ou até mesmo na área de transgênicos.

Meio Ambiente

Na área ambiental, o perito veterinário pode atuar na fiscalização e no controle de doenças animais que podem ser transmitidas para o homem, além de cuidar da saúde dos animais silvestres.

Alimentícia

Na área alimentícia, o perito veterinário atua na fiscalização da qualidade dos produtos de origem animal que serão consumidos pelo homem. Você também poderá trabalhar na indústria de alimentos ou em restaurantes, a fim de garantir a higiene e qualidade dos alimentos.

Maus tratos

Na área de maus tratos, o perito veterinário atua na fiscalização e no controle de estabelecimentos que comercializam animais. Você também poderá trabalhar em ONGs ou clínicas de bem-estar.

Clínica

Na área clínica, o perito veterinário atua no diagnóstico e tratamento de doenças animais. Você também poderá trabalhar em hospitais, a fim de garantir a saúde dos animais.

Concursos Públicos e Vagas para perito veterinário

O perito veterinário pode trabalhar em diversas áreas, inclusive nas instituições governamentais. Para isso, é necessário fazer um concurso público para perito veterinário. Além disso, também há vagas de perito veterinário em instituições particulares.

Para se candidatar a uma vaga de perito veterinário, é necessário ter concluído o curso de Medicina Veterinária e ter registro no Conselho Regional de Medicina Veterinária. Além disso, é importante ter experiência na área de perícia veterinária.

Se você tem interesse em trabalhar com perícia veterinária, fique atento aos concursos públicos que são abertos.

Além disso, acesse o site do Conselho Regional de Medicina Veterinária da sua região para saber mais sobre as vagas disponíveis.

Salário em Perícia Animal:

A remuneração do perito animal irá variar conforme a área de atuação, podendo iniciar em torno de R$ 2500,00. Porém, não é incomum ver vagas pagando na faixa de R$ 8.000,00 por mês com experiência na área.

Além disso, alguns concursos públicos oferecem vagas ainda mais rentáveis e com estabilidade de cargo.

Perito analisa dentição de cavalo

Faculdade de Medicina Veterinária: o primeiro passo

Como você viu, para entrar na área de Perícia Animal, há alguns requisitos. E um dos mais importantes é estar formado no bacharelado de Medicina Veterinária. Ah, lembra que comentei sobre algumas surpresas para você? Então, aqui na Anhanguera, há diversas bolsas que diminuem o preço do curso. Você pode saber mais clicando neste link.

E se você já quer começar o processo para começar a faculdade, inscreva-se aqui!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 11

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados