People Analytics: o futuro da gestão de Recursos Humanos

People Analytics: o futuro da gestão de Recursos Humanos

O People Analytics (PA) é uma das ferramentas mais utilizadas no setor de Recursos Humanos (RH) para otimizar diversos processos. Isso porque o recurso oferece um conjunto de benefícios que facilitam o trabalho dos profissionais desse setor.

Se você ainda não conhece muito bem o PA, está na hora de descobrir mais. No post de hoje, você vai entender o que é People Analytics, por que ele se tornou uma tendência no RH e o que esperar para o futuro desse mercado. Confira!

O que é People Analytics?

O People Analytics é um conjunto de procedimentos que permitem captar, analisar e organizar os dados sobre os membros de uma equipe. Assim, é um recurso que fornece suporte à Gestão de Pessoas.

Muitos negócios usam essa ferramenta como uma maneira de entender melhor o perfil comportamental dos seus funcionários, bem como descobrir como é a sua relação com a empresa — o que eles gostam ou não. O objetivo é simples: fazer uma gestão realmente satisfatória para o quadro de profissionais, engajando e retendo os talentos.

Para levantar os dados, o People Analytics vai muito além da análise dos dados de funcionários cadastrados pela empresa. Ele busca informações nas redes sociais, nas avaliações que foram feitas pelos clientes, nas tendências que o mercado está começando a adotar e até faz cruzamentos de dados.

Por que se tornou uma tendência em RH?

Como é possível perceber no curso Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos, a tendência People Analytics tem se fortalecido nas empresas, especialmente por permitir um aprofundamento do conhecimento sobre os seus funcionários. Entender melhor seu pessoal ajuda a empresa em uma série de fatores, como:

  • melhorar a eficiência das contratações;
  • transformar o RH em um setor altamente estratégico;
  • impulsionar os resultados de Gestão de Pessoas;
  • otimizar os custos com o gerenciamento de capital humano;
  • criar um verdadeiro diferencial competitivo;
  • prever posicionamentos corporativos que podem influenciar a evasão de colaboradores etc.

Por ter tanto impacto nos resultados do RH e, consequentemente, da empresa toda, o People Analytics é uma área com um vasto campo para ser desenvolvido. Apesar de não ser uma metodologia tão nova, ela continua em franco crescimento. Por isso, quem busca uma chance nesse mercado encontrará uma série de oportunidades.

O que esperar do futuro desse mercado considerando esse cenário?

Para o futuro, podemos esperar um People Analytics preparado para prever os principais movimentos de mercado, como as preferências dos colaboradores, os benefícios que mais engajam, os desafios de carreira mais atrativos, e assim por diante. Entender as pessoas que fazem parte da empresa ajuda a ditar o futuro do trabalho.

Em negócios que já contam com uma cultura de dados, incorporar o People Analytics no RH é um movimento natural. Além de acertar a mão na escolha dos melhores profissionais, o setor de RH ainda poderá criar trilhas de desenvolvimento personalizadas, que atendam às necessidades individuais de cada membro da equipe.

Agora que você sabe o que é People Analytics e as oportunidades que esse mercado reserva, inscreva-se para o Vestibular!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados