Confira um panorama do Comércio Exterior brasileiro

panorama do comércio exterior brasileiro

O Brasil é bastante relevante no contexto do comércio internacional. Isso acontece por conta da necessidade de importar produtos de outros países, bem como a de exportar, principalmente a produção agrícola. Quem se interessa pelo ramo e deseja fazer uma graduação na área precisa conhecer o panorama do Comércio Exterior brasileiro.

À medida que os processos de globalização avançam e a possibilidade de novos negócios internacionais aumenta, o profissional formado no curso de Comércio Exterior é muito requisitado. Ficou interessado e quer saber como está o panorama do Comércio Exterior brasileiro? Então, continue a leitura para descobrir! ?

Como está o mercado de Comércio Exterior no Brasil hoje?

O panorama do Comércio Exterior brasileiro é bem empolgante. Segundo dados do Portal da Indústria, no primeiro semestre de 2021, as exportações do Brasil aumentaram 36%, batendo o recorde de 136,42 bilhões. ?

Assim, as exportações brasileiras responderam positivamente, o que contribuiu para a recuperação econômica. Vale destacar que 65% das exportações se concentram em 5 parceiros comerciais: Japão, Mercosul, Estados Unidos, União Europeia e China.

Logo, o mercado de trabalho para os profissionais é bastante amplo e conta com várias oportunidades que possibilitam uma atuação em diferentes áreas, tanto em sistemas públicos quanto na iniciativa privada.

Por exemplo, é possível trabalhar em empresas de Marketing e Logística — tanto internacional quanto nacionalmente —, importadoras, operadoras de serviços e câmbios, instituições que atuam com investimentos e economia, etc.

Dentro de todos esses ramos, você pode trabalhar como um profissional de intermediação, que ajuda nos processos de importação e exportação, analista de Logística e Marketing e na análise financeira, buscando maneiras de alavancar as empresas no mercado ao avaliar os riscos financeiros das negociações.

Quais são as perspectivas para os próximos anos?

Embora seja uma carreira antiga, ainda está em pleno desenvolvimento, o que aproveita a abrangência e as potencialidades da formação na área. Uma oportunidade de atuação é com a consultoria de empresas que desejam expandir seu horizonte em outros mercados.

Nesse caso, os profissionais de Comércio Exterior podem fazer pesquisa de mercado, estudos de viabilidade, planejamento da exportação e o desenvolvimento de estratégias de marketing para o novo mercado.

Outra atuação que é uma tendência e pode levar os profissionais a viagens por todo o mundo é o de Procurement. Nesse campo, você deverá pesquisar novos produtos e entrar em contato com compradores e produtores. Para isso, é essencial ir a feiras e conhecer diferentes lugares em que tais oportunidades estão escondidas. ?

panorama do comércio exterior brasileiro

Além disso, apesar da insegurança e do medo gerados pela pandemia da Covid-19, surgiu a necessidade de as corporações se adaptarem ao novo cenário. Diante disso, a principal tendência para o Comércio Exterior é a capacidade de se adaptar para reconhecer as mudanças que aconteceram e se ajustar ao novo ambiente a partir da inovação.

Dados do Panorama Econômico da OCDE mostram que o Brasil deve crescer 2,5% em 2022 e, de acordo com o mesmo relatório, a economia brasileira pode voltar ao nível pré-pandemia até o final de 2022. ?

Quais são as áreas de atuação mais promissoras?

Você sabe o que faz o profissional de Comércio Exterior? De modo geral, quem se forma nessa carreira trabalha em empresas privadas, podendo atuar no setor estratégico de exportação e importação, na análise de auditorias das taxas aduaneiras e em várias outras frentes.

Uma das vantagens de seguir carreira nesse ramo são as diversas áreas de atuação disponíveis. As principais são:

  • Gerenciamento de Cargas e Logística;
  • Importação e Exportação;
  • Marketing Internacional;
  • Aduaneira;
  • Procurement;
  • Gerenciamento Financeiro e Cambial.

Vale a pena investir em uma formação nessa área?

O Brasil é um verdadeiro exportador de mercadoria para o mundo, o que gera várias oportunidades de trabalho aos profissionais. Além disso, a globalização faz com que a barreira comercial entre as nações caia: a tendência é que serviços e produtos circulem entre os países com intensidade e velocidade cada vez maiores.

Abaixo, você vai descobrir por que Comércio Exterior é um bom curso e conhecer as principais vantagens de investir em uma formação nesse ramo. Confira!

Alta demanda do mercado de trabalho

Como vimos, o mercado de trabalho da área é abrangente e, dependendo do nível de qualificação, é possível receber uma remuneração atrativa e ter garantia de estabilidade.

Por prestar o serviço para várias empresas estrangeiras, os profissionais ainda podem receber o salário em dólar ou em outra moeda. ?

Rotina de trabalho flexível

A rotina de trabalho flexível é outra vantagem de escolher a faculdade de Comércio Exterior. Com frequência, os profissionais são solicitados a conhecer outras culturas por meio de viagens. ?

Logo, é possível ter um entendimento melhor da legislação e da política de outras nações, além de desenvolver uma ampla visão de como funciona o mercado de outros locais do exterior.

Desenvolvimento de novas habilidades

Quem se forma no curso de Comércio Exterior desenvolve várias habilidades, e muitas delas são requisitos e exigências da própria profissão. Ter espírito de equipe e aprender a liderar, boa comunicação, criatividade e iniciativa para solucionar problemas, por exemplo, são aptidões esperadas dos profissionais.

panorama do comércio exterior brasileiro

Como se preparar para esse mercado?

Para se preparar para o mercado de trabalho de Comércio Exterior, é fundamental ficar por dentro das tendências da área, aprender novos idiomas e, claro, fazer um curso superior na área.

Na Anhanguera, a faculdade de Comércio Exterior pode ser cursada na modalidade de ensino 100% online, sendo uma excelente opção para quem não tem tempo de frequentar a instituição todos os dias. ?

Por aqui, a grade curricular de Comércio Exterior é atualizada constantemente, com o objetivo de apresentar todas as novidades do setor. Também temos formas de ingresso facilitadas, bolsas de estudos que ajudam a diminuir o preço das mensalidades e infraestrutura digital de ponta.

Agora é com você!

Agora que já conhece o panorama do Comércio Exterior brasileiro, saiba que, caso queira atuar nessa profissão, é importante investir nos estudos. Por isso, faça a graduação na Anhanguera e mude o rumo do seu futuro!

Quer fazer o curso de Comércio Exterior e ser um destaque no mercado de trabalho? Então, dê o primeiro passo e inscreva-se no vestibular online da Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.