O que faz um Arquiteto Urbanista? Conheça 5 funções!

estudante de arquitetura

O curso de Arquitetura e Urbanismo atrai os apaixonados pela arte de construir ambientes. Assim, a sua grade curricular capacita o estudante para projetar e organizar espaços e construções. Pensando nisso, você sabe o que um arquiteto urbanista faz?

Esse profissional apresenta diversas atribuições que muita gente nem imagina! Por isso, o salário de um arquiteto costuma ser bem atrativo. Se você ainda não conhece as atuações desse responsável, pode se tranquilizar!

Neste post, contamos 5 funções do arquiteto urbanista que você não pode deixar de conhecer!

1. Planejamento urbano

Uma das atuações do arquiteto urbanista mais conhecida é o planejamento urbano. Por meio dessa função, o profissional planeja bairros, regiões ou, até mesmo, cidades inteiras! Nesse caso, o seu objetivo é propor soluções para promover o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas.

Considerando que o crescimento desordenado das cidades geram problemas de mobilidade, entre outros, o arquiteto urbanista se torna fundamental para o desenvolvimento sustentável de uma localidade.

2. Arquitetura promocional

Você já ouviu falar na arquitetura promocional? Bem menos conhecida, ela é voltada para eventos e projetos de estabelecimentos comerciais. Nessa área, o arquiteto é responsável por criar stands e fazer a decoração de lojas e outros comércios.

Assim, o profissional deve desenvolver seus projetos com o propósito de influenciar o cliente na decisão de compra, promovendo um ambiente cativante e propício para o fechamento de negócios.

3. Paisagismo

Quando se fala em paisagismo, muitas pessoas pensam na ornamentação de ambientes com plantas. Entretanto, a função do arquiteto paisagista vai além dessa proposta.

O profissional atua na criação e gestão de espaços livres — como praças e jardins — públicos ou privados. Dessa maneira, ele desenvolve seus projetos considerando a composição estética da paisagem.

4. Restauração de edifícios

A restauração de edifícios é mais uma atividade que um arquiteto urbanista faz. Ela se refere à recuperação de construções antigas ou danificadas com intuito de manter as características originais da edificação. 

Ou seja, não se trata de uma reforma no prédio, mas sim de um restauro da estética e da composição do local. Dessa maneira, o trabalho do arquiteto restaurador envolve o mapeamento dos danos da obra e o estudo de soluções que podem ser aplicadas para melhorar a construção. 

Por isso, geralmente, quem curte essa área gosta de história e se encanta pelos padrões de arquitetura de outras épocas. 

5. Acompanhamento e administração de obra 

Mais uma atuação do arquiteto urbanista muito conhecida é o acompanhamento e administração da obra. Nesse cenário, o profissional é responsável por certificar que a execução do projeto é realizada conforme o proposto.

Além disso, ele deve cuidar da qualidade e da segurança da obra durante a construção da edificação. Desse modo, o seu trabalho é fundamental para garantir as exigências de seguridade e estética do edifício.

De o ponta pé inicial na sua carreira de Arquiteto Urbanista!

Agora que você já sabe o que um arquiteto urbanista faz, que tal realizar o sonho de criar ambientes que levam felicidade para as pessoas? Isso é possível com o curso Arquitetura e Urbanismo da Anhanguera!

Assim, você tem a certeza de fazer uma faculdade de qualidade, com diploma reconhecido e valores acessíveis. Além disso, se após saber quanto custa uma faculdade de Arquitetura, você precisar de uma forcinha financeira, é possível contar com bolsa de estudo. Bom, né?

E aí, gostou da ideia de fazer Arquitetura e Urbanismo na Anhanguera? Aproveite que está por aqui e inscreva-se em nosso vestibular online!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 11

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados