O que faz uma Enfermeira Chefe? Veja 6 funções mais comuns!

Enfermagem EAD

Antes de pensar em fazer enfermagem EAD ou buscar uma bolsa de estudos de enfermagem, você precisa ter certeza de que quer seguir a carreira. Afinal, a profissão é linda, mas também tem sérias responsabilidades. Falando nisso, você sabe o que faz uma enfermeira chefe?

Veja 6 das principais funções que essas profissionais realizam no dia a dia e saiba se essa é a escolha certa para você!

1. Liderar: a atividade mais importante que uma enfermeira chefe faz

A enfermeira chefe é como o nome já diz: chefe! Por isso, ela tem autoridade para avaliar equipes, acompanhar estagiários, orientar atividades e tomar decisões complexas. Mais do que alguém com formação técnica ou auxiliar, a enfermeira chefe também pode assumir setores específicos para administrar.

2. Atender: habilitação para casos mais graves e especializados

Outro ponto que você precisa saber sobre o que faz uma enfermeira chefe, é a questão do atendimento. Como é altamente especializada, ela é apta a atuar em situações de emergência, como no pronto socorro; ou ainda fora do hospital, como quem trabalha com resgate.

3. Contratar e treinar: a responsabilidade sobre seus funcionários

Se liderar e gerir equipes são funções designadas na enfermagem, contratar e treinar também pode ser parte do que faz uma enfermeira chefe! Ou seja, ela pode analisar currículos, dar opiniões para quem vai selecionar, e até escolher por conta própria quem entra ou não na equipe. 

4. Administrar e gerir: o cuidado com documentos e pessoas

Pode não ser a sua rotina dos sonhos, mas a enfermeira chefe também cuida de atividades administrativas e de gestão. No primeiro caso, ela pode organizar escalas de trabalho, realizar pagamentos e solicitar manutenções em estruturas e equipamentos.

Já no caso da gestão, mais do que uma líder no dia a dia, ela pode ser autorizada a:

  • comandar grupos grandes de enfermeiros menos experientes;
  • criar formas de facilitar a rotina para cada profissional;
  • implantar medidas para garantir um atendimento de qualidade e sem erros.

5. Comunicar: uma função humanizada e delicada na rotina

Você já sabe que comunicação faz parte de várias profissões, né? Por isso, é sempre bom desenvolver essa habilidade. Mas no caso da enfermagem, ela precisa ser humanizada e delicada. 

Isso porque além de transmitir instruções e conversar com a diretoria do hospital ou clínica, o maior desafio é falar com pacientes e familiares, para quem informações e até ordens precisam ser dadas. Nesse caso, também é preciso bastante paciência para gerir possíveis conflitos

6. Preparar e auxiliar: apoio total aos pacientes

Todos os dias, a enfermeira chefe também dá apoio aos pacientes, especialmente se participa de atividades mais complexas, como cirurgias. Nesse caso, ela é responsável por preparar os pacientes psicologicamente e fisicamente, além de prestar auxílio  no procedimento.

A Anhanguera te ajuda a chegar lá!

Decidir por essa carreira não é só você pensar em quanto ganha um enfermeiro. Afinal, a profissão é bem mais que isso. Pois, além de saber o que faz uma enfermeira chefe, você também precisa desenvolver certas habilidades, como liderança e empatia, e aprender a lidar com situações de emergência.

Por isso, também é preciso se preparar com um bom curso, como na Anhanguera; onde além de profissionais capacitados, você vai encontrar toda a estrutura adequada para se formar, encontrar bons estágios e também excelentes oportunidades de emprego!

Inscreva-se no vestibular de Enfermagem e comece a se preparar para a sua profissão!

Referências:

Enfermeiro Chefe – O que faz, Salário, Carreira | Catho

O que faz um enfermeiro? (guiadacarreira.com.br)

Enfermeiro-chefe: saiba o que faz e como se tornar um (pitagoras.com.br)

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados