O que faz um Técnico de Nutrição e Dietética? Confira 5 funções!

Nutrição

Entre as atribuições de um nutricionista está a prescrição de dietas para pessoas saudáveis ou com algum tipo de doença. Mas e o que faz um técnico de Nutrição e Dietética? Você sabe? 

Esse profissional estuda a nível médio e tem responsabilidades importantes dentro de hospitais, restaurantes, unidades de alimentação e nutrição, entre outros ambientes. 

Se você se interessa por essa área, não pode deixar de conferir as 5 funções do técnico de Nutrição e Dietética!

Bora lá?

1. Elaborar cardápios

Embora a prescrição de dietas seja uma atividade privativa do nutricionista, ou seja, somente esse profissional pode realizar cardápios individuais, o técnico de Nutrição e Dietética está apto a montar menus coletivos.

Assim, ele pode montar o cardápio de restaurantes, lanchonetes e outros estabelecimentos que comercializem alimentos. Nesse caso, ele considera a melhor combinação de alimentos tanto em sabores e textura quanto em nutrientes.

2. Inspecionar a qualidade

Toda a produção de alimentos feita em estabelecimentos de alimentação ou indústria deve ser fiscalizada para garantir que esteja adequada para consumo humano. Nesse contexto, o técnico de Nutrição e Dietética deve se certificar que todas as normas higiênico-sanitárias e boas práticas de manipulação estão sendo cumpridas.

Para tanto o profissional:

  • acompanha o recebimento dos insumos, verificando a qualidade dos alimentos, a temperatura de transporte e a armazenagem;
  • monitora a limpeza do ambiente e dos utensílios;
  • afere a temperatura de cocção e de serviço dos alimentos;
  • elabora relatórios sobre a qualidade da produção de alimentos.

3. Auxiliar no preparo de refeições

Além de conferir a qualidade dos alimentos, o técnico em Nutrição e Dietética ajuda no preparo das refeições. Isso mesmo! O profissional orienta os colaboradores a melhor maneira de preparar os alimentos, como o corte dos legumes ou a forma de cocção da carne.

O técnico também é responsável por elaborar preparações visando o mínimo de desperdício e o máximo de aproveitamento dos alimentos.

4. Colaborar com a educação nutricional

A educação nutricional é fundamental para que todos saibam como se alimentar corretamente, visando os benefícios dos nutrientes e a prevenção de doenças.

O técnico de Nutrição e Dietética também pode contribuir com iniciativas para ensinar as pessoas a se alimentarem adequadamente. Assim, ele pode ministrar palestras e atividades em escolas, empresas e outras instituições.

5. Trabalhar com produtores de alimentos

Para que os alimentos in natura, como legumes, verduras, ovos e leite cheguem com qualidade até os mercados, restaurantes, padarias e outros estabelecimentos, é necessária uma série de cuidados.

Nesse momento, o técnico de Nutrição e Dietética pode atuar orientando os produtores rurais sobre as melhores práticas de manipulação para que os produtos mantenham a qualidade durante o transporte.

Gostou da área de Nutrição? Venha iniciar a sua carreira agora mesmo!

YouTube video

Como você viu, o curso técnico de Nutrição e Dietética tem nível médio. Por isso, se o seu sonho é fazer uma faculdade, o ideal é cursar bacharelado em Nutrição, que prepara o profissional para atuar não somente nessas atribuições, mas em muitas outras.

Além disso, é possível ter um salário maior, já que vagas de nível superior tendem a apresentar melhores remunerações. Bom, né?

Então, se você se interessou por estudar Nutrição, pode contar com a Anhanguera! O curso apresenta uma infraestrutura superbacana, que ajuda a aprender as atividades práticas da profissão. Além disso, os professores são feras! Assim, você garante o melhor ensino!

Neste post, foi possível aprender que faz um técnico de Nutrição e Dietética e 5 funções desse profissional. Você também viu como atuar na área, mas fazendo um curso superior em Nutrição. Se essa é a carreira da sua vida, não deixe de começá-la agora mesmo!

E aí, que tal fazer o vestibular online da Anhanguera? Faça a sua inscrição e venha fazer parte da nossa próxima turma de Nutrição!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.