O que faz um Protético? Conheça 5 funções desse profissional!

Odontologia

Quando você faz um curso de Odontologia é normal ficar em dúvida sobre qual área dentro dessa profissão seguir. Isso ocorre devido ao grande leque de opções que um profissional formado tem à disposição logo que sai da faculdade.

Vale destacar que, nos últimos anos, têm crescido a demanda por Protéticos, isto é, o profissional que atua na confecção de próteses, aparelhos e moldes em seu laboratório.

Neste post, vamos te contar, em detalhes, o que faz um Protético e como a Anhanguera pode te auxiliar nessa formação tão procurada. Veja a seguir 5 das principais funções desse especialista:

Prótese total ou parcial removível

Essa é uma das principais atribuições desse profissional. Ele atua na confecção de estruturas móveis que imitam cor, tamanho e formato dos dentes do paciente. Essa prótese serve como uma alternativa para pacientes que sofreram com a perda dos dentes. 

Além disso, o Protético confecciona próteses fixas, que preenchem a arcada dentária por meio de um implante na raiz. Esse tipo de prótese tem como vantagem uma melhor estética e condição de mastigação. Mas, além de próteses, você sabe o que faz um Protético? 

Implantes 

A área de Implantes é uma das principais disciplinas que se estuda em Odontologia. Isso porque, além da estética, os implantes auxiliam na melhora da mastigação e da qualidade de vida do paciente. O Protético trabalha na confecção desses implantes, que servem para apoiar próteses dentárias no osso maxilar ou mandibular.

Aparelhos Ortodônticos

Além de trabalhar com próteses, o Protético também atua na produção de aparelhos ortodônticos. Esse trabalho é importante para corrigir e alinhar os dentes e evitar problemas ortodônticos que podem incomodar no futuro, tais como doenças gengivais, cáries, problemas de oclusão, entre outros. 

Facetas de porcelana

Outra função de um Protético é ajudar a melhorar a estética da arcada dentária. A elaboração e a implantação de facetas de porcelana é importante para melhorar a autoestima do paciente. 

Seu funcionamento é bem simples, essas finas próteses são moldadas e fixadas na parte externa dos dentes. Elas são coladas ao esmalte dentário natural, cobrindo a parte visível da arcada dentária a fim de deixar os dentes com um aspecto mais bonito e bem cuidado.

Moldes para tratamentos diversos

Além de todas as atribuições mencionadas, o Protético também pode confeccionar moldes para diversos tratamentos dentários, tais como placas de bruxismo ou facetas de resina.

De o primeiro passo para ser Protético!

YouTube video

Agora que você já sabe tudo o que faz um Protético, está esperando o que para começar a se especializar nessa área? Sempre pensando em ajudar o aluno, a Anhanguera oferece várias bolsas de estudos para facilitar o acesso de todos ao ensino superior.

Além do mais, o sistema de ensino da Anhanguera prepara você para o mercado de trabalho, unindo teoria à prática e complementando a sua formação a fim de ajudar você a desenvolver todas as habilidades de um profissional de sucesso. 

Se interessou pelo trabalho do Protético? Então não perca tempo e inscreva-se no vestibular da Anhanguera para ingressar nesse mercado tão promissor!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.