O que faz um Programador? Conheça 7 funções desse profissional!

Quanto ganha um profissional de TI

Está pensando em começar uma Faculdade de Tecnologia da Informação, mas não compreende direito o que faz um Programador? Mantenha a calma, nós vamos te ajudar!

Sabemos como são as dúvidas de começar um curso superior e, para ajudar você a se preparar para o futuro, desenvolvemos este texto para explicar as 7 principais funções dessa profissão!

O que faz um Programador?

O mercado de trabalho está cada vez mais amplo e com carreiras muito específicas. Durante o processo de escolha de um curso superior é possível descobrir possibilidades diversas de trabalho que podem se encaixar perfeitamente ao perfil de quem procura.

Nesse contexto, um programador é um tipo de profissional que atua na área da Tecnologia da Informação e Informática. Assim, ele é responsável por desenvolver sistemas simples ou mais complexos por meio de linguagens de programação, sendo responsável por testar essas aplicações para verificar se estão funcionando corretamente.

Saiba mais sobre o que faz um profissional de TI!

Caso você ainda esteja se perguntando: o que faz um Programador? Saiba que ele é o profissional mais capacitado para lidar com os códigos da programação, que são desenvolvidos por linguagens específicas.

Nesse sentido, é ele quem desenvolve sites, apps de celular e redes sociais, além de poder oferecer soluções digitais para o mercado comercial e industrial, ao construir sistemas internos para diversos tipos de uso.

Quais são as 7 principais funções de um Programador?

Agora que você já sabe o que faz um programador, descubra as 7 principais funções desse profissional!

1.  Programa em Ruby

Ruby é uma linguagem de programação muito utilizada, principalmente entre as startups, em função da facilidade do seu aprendizado. Ela apresenta uma estrutura interna, ou framework, conhecido como Ruby on Rails que melhora o desempenho do programador, exatamente porque foi criada para prover funções mais genéricas.

Essa característica possibilita aumentar a velocidade em que o programador desenvolve a aplicação, sem deixar a desejar pela qualidade.

2. Desenvolve em Python

Python é uma das linguagens de programação mais populares e utilizadas entre os programadores. Seus códigos possibilitam executar diversas funcionalidades, sem gastar muitas linhas, caso comparado com outros tipos de linguagem.

Exatamente por ser mais popular, a comunidade de profissionais que atuam com Python é enorme, permitindo o contato entre diversos programadores que dão um suporte rápido para problemas comuns.

3. Cria aplicações web com HTML e CSS

O HTML é uma dos melhores amigos do programadores de desenvolvem a interface gráfica que interage com o usuário, sendo a porta de entrada para diversos profissionais da área, mesmo não sendo exatamente uma linguagem de programação. Essa é uma linguagem de marcação que serve para explicar para o navegador o que ele deve mostrar na tela e qual a ordem do que será exibido.

Já o CSS é um tipo de folha de estilo aplicada ao HTML, que diz ao navegador que as funções inseridas no código devem ser executadas de maneira mais agradável. Nesse contexto, o HTML seria a parte “bruta da construção”, como “paredes” e “vigas”, sendo que o CSS é o “acabamento”, como “pintura” e “piso”.

Quer saber quanto ganha um desenvolvedor web? Leia mais no blog!

4. Elabora códigos com JavaScript

JavaScript é uma linguagem que faz a comunicação da interface que interage com o cliente, diferente do Java, que é voltada para a infraestrutura interna do programa. Essa linguagem atua ativamente com o HTML e o CSS, por meio da configuração do comportamento da página web.

Por exemplo, a aplicação onde o usuário clica no botão de enviar e aparece um círculo rodando para depois ser exibida a mensagem de “enviado” é desenvolvida pelo JavaScript.

5. Faz o Front-end das aplicações

O Front-end é toda a parte de uma aplicação que interage com o usuário, por meio de sites, softwares e aplicativos. Isso quer dizer que o programador fica responsável por essa parte que envolve tudo o que o cliente consegue visualizar no sistema e interagir para um determinado propósito. 

Como citado anteriormente, o programador utiliza as linguagens HTML, CSS e JavaScript para esse fim.

6. Faz o Back-end das aplicações

O Back-end é a primeira etapa criada em uma aplicação e envolve toda a estrutura interna dos sistemas. Assim, o programador utiliza diversas tecnologias para desenvolver esse tipo de estrutura, como as linguagens já citadas de Python, PHP e Java.

Aprenda mais sobre o que faz um desenvolvedor Back-end no blog!

7. Desenvolve aplicações Desktop

A programação para desktop é aquela onde o profissional de TI desenvolve produtos que funcionam apenas offline. Isso significa que essas aplicações não necessitam de acesso da rede de internet para se comunicar com os outros aspectos do desenvolvimento.

A principal vantagem desse formato é a segurança da aplicação, pois a maior parte dos vírus e hackers utilizam a web para infectar os computadores, sendo que para fazer o mesmo com uma aplicação desktop é muito mais difícil .

Por outro lado, esse tipo de aplicação é, até certo ponto, limitante, pois torna necessário carregar o computador onde o software desktop está instalado, caso precise se deslocar do ambiente de trabalho.

Como está o mercado para os programadores?

Saiba que a pandemia acelerou a transformação digital das empresas, sendo que, no Brasil, houve um grande crescimento das plataformas digitais. Diversas empresas de tecnologia cresceram consideravelmente, visto que o acesso aumentou muito em função do distanciamento social. 

Outro detalhe é que diversos programadores mudam até mesmo de país devido a grande oferta de trabalho também no exterior.

A Anhanguera te ajuda a chegar lá!

Você acabou de aprender o que faz um Programador e está pronto para começar a investir no seu futuro. 

Caso você esteja procurando por uma Faculdade e ainda não decidiu qual escolher, recomendamos que conheça a Anhanguera. Somos uma instituição de excelência no mercado e oferecemos vários diferenciais aos nossos alunos. Por exemplo, você terá acesso ao Canal Conecta, que é o maior portal de empregos do país!

Agora que você sabe o que faz um Programador, inscreva-se no Vestibular Anhanguera e comece a sua jornada rumo ao futuro!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 86

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados