O que faz um Periodontista? Veja 5 funções desse especialista!

fies odontologia

Saber o que o periodontista faz é uma das dúvidas mais comuns de estudantes que estão considerando trabalhar com especialidades na área de odontologia.

A periodontia é uma especialização na qual o profissional se dedica a estudar procedimentos, tratamentos e ações preventivas para a saúde dos tecidos periodontais (ou seja, aquelas que ajudam na sustentação dos dentes, como ossos e gengivas).

Conheça as 5 funções mais comuns desse especialista e tire suas dúvidas!

1. Ações preventivas

Uma das principais funções do periodontista são as ações de profilaxia para os cuidados com gengiva e ossos. Isso evita que, no futuro, o paciente tenha complicações que prejudiquem sua saúde.

Algumas ações preventivas importantes são limpezas de tártaro próximo à gengiva, raspagens de gengiva, entre outras possibilidades.

2. Periodontia médica

O que o periodontista faz nessa área é trazer os cuidados em relação a outros problemas de saúde que podem ser agravados por doenças periodontais (ou problemas nas estruturas orais que podem ser potencializadas por elas).

Eles trabalham nos cuidados complementares de quadros de saúde tais como diabetes, Alzheimer, AVC, aterosclerose, entre outros.

3. Cuidados estéticos

Algo que um periodontista faz e poucas pessoas conhecem são os cuidados estéticos. Afinal, alterações em gengivas e estrutura óssea podem afetar a beleza de um sorriso.

O profissional, por exemplo, pode cuidar da questão do sorriso gengival, ajudando a reduzir a presença de exposição da gengiva, que pode recobrir os dentes ao sorrir. Ele pode realizar, portanto, as chamadas cirurgias plásticas periodontais.

4. Tratamento multidisciplinar

O periodontista atua, muitas vezes, em conjunto com dentistas em outros cargos, como ortodontia, implantodontia e estética. Por isso, na grade curricular de odontologia, os estudantes aprendem sobre outras áreas, para entender as demandas dos colegas.

Por exemplo, um tratamento ortodôntico realizado, em alguns casos, precisa ser realizado em conjunto com este profissional. O que o periodontista faz, neste momento, é cuidar das estruturas de sustentação para que elas possam ajudar no tratamento de alinhamento dos dentes. 

Se a pessoa possui perda óssea, ela precisa tanto do acompanhamento quanto da liberação do periodontista para o tratamento ortodôntico.

5. Tratamentos de problemas específicos da região

Outra função que o periodontista faz é, claro, cuidar de problemas de saúde específicos que afetam a região dos ossos da mandíbula e gengivas.

Eles atuam no tratamento de questões como perda óssea, realização de enxerto gengival ou ósseo, gengivite e periodontite, entre outros.

Comece sua trajetória profissional na Anhanguera!

Para descobrir o que mais um periodontista faz e conhecer outras áreas da odontologia, faça a sua formação de ensino superior na Anhanguera. Você pode contar com programas de bolsas de estudo e financiamentos estudantis.

Com isso, você pode começar a transformação em sua vida e começar a graduação em odontologia com um corpo docente de excelência e toda a infraestrutura para se tornar um ótimo profissional.

Não perca a oportunidade de fazer o curso dos sonhos e fique atento aos prazos, hein?

Comece já a transformação na sua carreira! Faça sua inscrição no vestibular da Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 33

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados