Você sabe o que faz um fisioterapeuta osteopata? Esse é um profissional que atua no diagnóstico e tratamento de quadros de dor no corpo.
Mas sabia que ele atua de uma forma diferente do fisioterapeuta tradicional? Isso porque o osteopata, no caso, considera o corpo como um todo e quer trabalhar a causa da dor que está sendo sentida.
Quer saber mais sobre o assunto? Conheça 5 funções deste profissional!
1. Alívio de dores
Um primeiro ponto sobre o que faz um fisioterapeuta osteopata é o alívio das dores. Ao identificar as causas que levam ao quadro, é possível tratá-las e, assim, ajudar a minimizar o impacto sobre o corpo.
Por exemplo, se o desenvolvimento de um quadro de bursite foi causado por questões ergonômicas, o fisioterapeuta ajudará a pessoa a encontrar as mudanças necessárias para seu ambiente de trabalho, bem como fortalecer a região para evitar que o quadro se agrave ao longo do tempo.
2. Melhoria da mobilidade
Outro ponto que o fisioterapeuta osteopata faz é ajudar na melhoria da mobilidade. Um dos principais motivos pelos quais temos muitas dores em algumas regiões (principalmente quadril, joelho, ombros e punho) é o fato de ficarmos parados muito tempo na mesma posição.
Com isso, as articulações tendem a se enrijecerem e, com isso, as dores começam a aparecer. O profissional faz todo o trabalho para ativar essas regiões, dentro das limitações do paciente, e cuidar dessas questões.
3. Recuperação após traumas
Como fisioterapeuta, ele também pode atuar na recuperação de traumas e não só nos cuidados com mobilidade, sabia? Por exemplo, o osteopata pode ajudar na recuperação de problemas funcionais respiratórios que estejam demandando atenção naquele momento.
4. Buscar origem do problema
A osteopatia enxerga o corpo como um sistema, ou seja, que ossos, músculos e órgãos estão interrelacionados, ou seja, problemas em um desses pontos afeta o corpo como um todo.
O que um fisioterapeuta osteopata faz é, justamente, buscar esse ponto que pode causar as dores e problemas de saúde e cuidar dele atentamente.
5. Cuidar de enfermidades diversas
Normalmente não vemos os fisioterapeutas clássicos cuidando de doenças como enxaqueca, não é mesmo? No caso do osteopata, ele pode sim cuidar disso.
Isso porque as técnicas da osteopatia permitem tratar de quadros como torcicolos, tensões, estresses crônicos, disfunções têmporo-mandibulares (DTM), que podem ser gatilhos para quadros de enxaqueca.
Transforme sua vida com o curso certo de fisioterapia!
Agora que você sabe o que faz um fisioterapeuta osteopata (uma das áreas da fisioterapia mais promissoras no momento e com uma boa remuneração), é o momento de descobrir como se tornar um: faça uma faculdade de fisioterapia na Anhanguera.
Aqui você terá a melhor formação, com as melhores disciplinas e que ajudarão em sua formação e proporcionarão o conhecimento necessário para que você atue da melhor forma como profissional.
Você pode contar tanto com uma de nossas bolsas de estudos ou com o financiamento estudantil!
Comece agora a investir em você mesmo! Faça sua inscrição agora no vestibular da Anhanguera!
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 93
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?