O que faz um Fisioterapeuta do Trabalho? Descubra 5 atividades desse cargo!

melhores faculdades de Fisioterapia

Ninguém gosta — ou muitas vezes nem consegue — de trabalhar com dor. Por isso, o bem-estar dos colaboradores se tornou uma preocupação para as empresas. E cuidar da saúde é o que faz um fisioterapeuta do trabalho.

Se o seu sonho é cursar fisioterapia, que tal pensar em uma área que cresce a cada dia? Confira com a gente mais sobre esta especialidade e descubra cinco atividades essenciais do cargo.

O que faz um Fisioterapeuta do Trabalho?

Para saber o que faz um fisioterapeuta do trabalho, vamos falar o que é a fisioterapia em si. Ela é a área da saúde responsável por estudar, diagnosticar, prevenir e tratar problemas cinéticos funcionais da pessoa. Este termo é a identificação de queixas dos pacientes para recuperar suas funcionalidades.

Neste sentido, a fisioterapia do trabalho é uma especialidade que trata e previne doenças relacionadas às atividades laborais. De acordo com uma pesquisa da B2P, consultora de gestão de funcionários, as lesões foram as principais causas de afastamento de trabalho em 2021, seguido por doenças osteomuscular.

Isso mostra como é importante a fisioterapia do trabalho na prevenção e no tratamento de colaboradores com dores. O profissional é responsável por manter a saúde do trabalhador em dia. Com isso, diminui os afastamentos e melhora a produtividade.

O curso de fisioterapia é sempre muito procurado, com valores que variam entre instituições. Confira a seguir cinco atividades desse cargo!

1. Previne desconforto nas atividades laborais

Seja carregando peso ou sentado por horas na frente do computador, a atividade laboral pode trazer desconfortos musculares e esqueléticos. O fisioterapeuta do trabalho previne estes incômodos com orientações de ergonomia e técnicas como exercícios, massagens e outros meios.

2. Desenvolve a ginástica laboral

Na questão do exercício, este profissional é responsável dentro da empresa por desenvolver a ginástica laboral. Ela ajuda a prevenir lesões, dores e desconfortos que o trabalhador terá ao exercer suas funções.

A ginástica é feita com exercícios de curta duração e que envolvem alongamentos e fortalecimento, tanto das pernas e braços, como da coluna.

3. Realiza atividades terapêuticas

Porém, mesmo com a prevenção, os problemas laborais podem surgir. É uma atividade do fisioterapeuta do trabalho fazer atividades terapêuticas em funcionários que apresentam problemas musculares ou esqueléticos.

Isso envolve sessões de massagens e técnicas de fisioterapia, com aparelhos específicos da área. Assim, ele alivia a dor e recupera a mobilidade do colaborador!

Aliás, este trabalho pode ser feito por um fisioterapeuta dentro da empresa ou terceirizado. Assim, o valor de quanto ganha um profissional varia bastante.

4. Exames admissionais e demissionais

Nas questões administrativas, o profissional tem como atividade cuidar dos exames admissionais e demissionais da empresa. Esta questão ajuda a evitar vários problemas legais, como ações trabalhistas.

Isso quer dizer que o fisioterapeuta avalia se o colaborador que é contratado tem problemas de saúde ou se adquiriu durante sua permanência na empresa.

5- Propor atividades contra acidentes de trabalho

O fisioterapeuta desta especialidade também cuida da ergonomia no ambiente de trabalho. Ele estuda a relação entre os equipamentos e o funcionário, desde aspectos ambientais, como organizacionais. Então, ele avalia a qualidade do ar, ruído, temperatura.

Outro ponto é o número de pausas, mobiliário, máquinas. Isso evita problemas como LER, Dort (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), entre outros distúrbios.

Quer saber mais? Confira algumas matérias de Fisioterapia!

YouTube video

Agora é com você!

Gostou de conhecer o que faz um fisioterapeuta do trabalho? Vai em busca desta carreira? Então, procure uma faculdade com credibilidade e tradição no mercado.

A Anhanguera te prepara para o mercado de trabalho em um ambiente virtual, de um jeito dinâmico e com a grade curricular atualizada! Inscreva-se no vestibular de fisioterapia da Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.