O que faz um escritório de contabilidade? Conheça 5 rotinas desse negócio!

contabilidade

Se você adora cálculos, tem um ótimo senso de organização e impostos e burocracia não te assustam, a sua carreira pode ser perfeita na área de Ciências Contábeis. Mas antes de entrar de cabeça nos números, para ajudar pessoas e empresas com suas obrigações fiscais, você tem que saber o que faz um escritório de Contabilidade

Neste post, confira 5 das rotinas mais comuns para um escritório da área!

1. Abertura e encerramento de empresas

Um dos trabalhos mais procurados entre os que um escritório de contabilidade faz, abrir empresas é um processo complexo. Afinal, esse serviço envolve definir o melhor regime tributário para o cliente, suas atividades e outros detalhes obrigatórios para seu funcionamento legal.

Por isso, quem faz faculdade de Contabilidade e vai para essa área precisa ser bem detalhista, ter atenção e saber explicar para o cliente suas obrigações; mantendo-o informado. Da mesma forma, é preciso o mesmo cuidado na hora de fechar a empresa, para que nenhuma pendência fique para trás.

2. Folha de pagamento

Tanto para empresas de grande porte quanto para o Mei que tem um funcionário, as obrigações da folha de pagamento devem ser cumpridas com regularidade e cuidado. Por isso, como profissional de Contabilidade, você pode ajudar esses clientes realizando diversas funções, como:

  • atualizar os dados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados;
  • emitir guia de impostos, como o INSS, e contracheques;
  • pagar taxas de sindicatos;
  • reembolsar funcionários;
  • contabilizar bônus, comissões e férias.

Confira como funciona o curso de Ciências Contábeis EAD!

3. Impostos e Obrigações acessórias

Outro ponto importante do que faz um escritório de contabilidade é a apuração dos impostos. Isso é extremamente relevante, pois mantém a empresa regularizada dentro de sua categoria. Sendo assim, além de fazer pagamentos e registrá-los, também é preciso acompanhar as mudanças e novos tributos que possam surgir.

Além disso, é nessa área que também entram as obrigações acessórias. Ou seja, declarações que o profissional de contabilidade deve emitir e entregar aos órgãos responsáveis.

4. Assessoria

Depois de anos na faculdade, uma das rotinas mais complexas que você vai ter no escritório de contabilidade é a assessoria. Isso porque ela exige que os profissionais estejam atualizados em relação às leis, entendam bem seus clientes e tenham certa visão de negócios.

Por exemplo, na assessoria de planejamento tributário, você ajuda as empresas a pagar menos impostos, mantendo-se dentro da lei. Já na assessoria relacionada à gestão, você vai auxiliar administradores com dados, para melhores tomadas de decisão.

5. Contas a pagar e a receber

No setor de contas a pagar e a receber, o contador trabalha com ativos e passivos. Ou seja, cada entrada que a empresa tiver, além de seu patrimônio, será um ativo. 

Já cada pagamento que realizar, um passivo. Dessa forma, fazer seu registro correto ajuda a manter o equilíbrio e garante a saúde financeira da empresa.

Quer ver na prática o que faz um escritório de contabilidade? Venha para a Anhanguera!

Você viu que um escritório de contabilidade faz muita coisa. Isso porque, mais do que lidar com números, os profissionais dessa área podem ajudar empresários no crescimento de sua empresa. Mas para conseguir cumprir todas essas funções, você precisa de uma boa formação, como a da Anhanguera. 

Afinal, com apoio personalizado, sistema de ensino dinâmico e avaliação continuada que você tem com a gente, é mais fácil se formar bem e alcançar as melhores vagas nos escritórios de contabilidade!

Inscreva-se no vestibular da Anhanguera e comece a sua carreira!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados