O que faz um Endodontista? Conheça 5 funções desse especialista!

o que é odontologia hospitalar

Se você curte a área da Odontologia e quer se especializar e atuar com os cuidados da parte interna dos dentes, precisa saber o que faz um endodontista. Ele exerce um papel fundamental, já que está apto para diagnosticar e tratar lesões pulpares, que costumam causar muitos problemas e dores na cavidade bucal.

Além de eliminar o desconforto, o profissional trata os traumatismos dentários e realiza procedimentos que evitam necroses e tratamentos mais extensos. Continue a leitura para conhecer as principais funções do endodontista!

1. Realiza tratamentos que conservam a polpa dentária

Entre os tratamentos que um endodontista pode realizar estão aqueles que visam conservar a polpa dentária, como pulpotomia e capeamento pulpar indireto e direto.

A pulpotomia, por exemplo, tenta manter a vitalidade da raiz da polpa. Nesse caso, o endodontista pode realizar o tratamento em crianças e adultos.

2. Faz tratamento de canal

Se tem dúvidas sobre o que faz um endodontista, saiba que uma das funções mais importantes do profissional é realizar o tratamento de canal. A técnica consiste na abertura para a remoção da polpa dentária, com preenchimento por um cone flexível e, por fim, uma obturação.

Para isso, o endodontista realiza uma consulta prévia com o paciente para verificar a situação da arcada dentária e, depois, inicia o tratamento que consiste na preparação, limpeza e preenchimento da região para vedar o canal.

3. Realiza cirurgia endodôntica

Outra função desempenhada pelo endodontista é realizar a cirurgia endodôntica, uma opção para o tratamento de canal. Esse tratamento é indicado para casos de falhas anteriores no tratamento endodôntico, em perfurações acidentais na raiz e em lesões que não foram tratadas com as técnicas tradicionais.

4. Realiza o tratamento de traumatismos dentários

O traumatismo dentário é um problema frequente em crianças e adolescentes, que causa bastante preocupação aos pais. As lesões traumáticas dentárias incluem desde uma simples fratura do esmalte até a perda definitiva do elemento dentário.

Nesse caso, o endodontista tem papel essencial no tratamento de traumatismo dentário tanto para conservar a vitalidade da polpa quanto para realizar o tratamento endodôntico dos dentes que foram necrosados.

5. Auxilia na prevenção de infecções nos dentes

Outra função muito importante do endodontista é prevenir o surgimento de infecções e outros casos graves que podem causar necrose nos dentes

Com isso, ele é responsável por avaliar a estrutura dentária e apresentar as melhores soluções ao paciente, levando em conta cada situação.

De o primeiro passo na carreira na Anhanguera!

Percebeu como o endodontista desempenha várias funções importantes em sua rotina de trabalho? Para se preparar para atuar no mercado de trabalho, é fundamental investir na formação superior, concorda?

Então, que tal estudar Odontologia em uma instituição de ensino renomada, conceituada e preparada para oferecer um ensino diferenciado aos alunos? Aqui na Anhanguera, temos um corpo docente experiente nas áreas da Odontologia, podendo auxiliar você em cada fase de sua formação acadêmica.

Além disso, temos outros diferenciais exclusivos. Veja:

YouTube video

Agora é com você!

Agora que já sabe o que faz um endodontista, não perca mais tempo. Venha para a Anhanguera e seja um destaque nessa área de atuação!

Gostou do post e quer fazer o curso de Odontologia na Anhanguera? Então, inscreva-se em nosso vestibular online!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.