O que faz um DevOps? Veja 5 atribuições desse especialista!

Faculdade de Gestão da Tecnologia da Informação

Está pensando em cursar Tecnologia da Informação, mas não sabe nada sobre o que faz um DevOps? Não se preocupe, nós sabemos como é estar um pouco perdido sobre a primeira graduação!

Foi exatamente por compreender as suas necessidades que desenvolvemos este texto para explicar a você quais são as 5 principais atribuições desse especialista!

O que faz um DevOps?

O conceito geral de DevOps compreende todas as práticas que aceleram e automatizam certos aspectos dos processos de desenvolvimento, teste e fornecimento de softwares, sites e aplicações, o que permite entregar continuamente atualizações de segurança.

Basicamente, esse tipo de prática simplifica o desenvolvimento dos sistemas e integra o trabalho entre as equipes responsáveis por desenvolver os aplicativos, além das de operações de TI e engenharia de segurança. Isso implica na atuação conjunta dessas áreas de maneira coordenada para fornecerem produtos da melhor qualidade possível e mais confiáveis.

Na realidade, DevOps é uma certa cultura de Integração Contínua e Implantação Contínua, que faz parte do ciclo de vida das aplicações. Esse tipo de abordagem permite integrar e implementar o código de programação de maneira ágil, otimizando a frequência e a qualidade dos serviços entregues, além de suas atualizações constantes.

Leia mais sobre o que faz um profissional de TI!

Quais são as 5 principais atribuições desse especialista?

Você já sabe o que faz um DevOps, então, confira abaixo as 5 principais funções desse profissional!

Você sabia que aplicações Mobile se ajustam a qualquer interface, seja smartphones ou computadores? Antes de conhecer as atribuições do DevOps, dê uma olhada em qual é o salário de um Desenvolvedor Mobile!

1. Planeja o projeto

O DevOps é responsável por planejar a aplicação, organizar as obrigações de cada um, agendar reuniões da equipe e configurar os aplicativos de gerenciamento do projeto. 

Durante o planejamento, ele cria uma lista de pendências e acompanha os erros do desenvolvimento, gerenciando todo o processo.

2. Desenvolve a aplicação

Desenvolver a aplicação envolve escrever o código, testar as versões, revisar o que foi feito e integrar os scripts. 

Para que isso seja realizado, o DevOps utiliza ferramentas altamente produtivas para automatizar etapas manuais e realizar testes com o aplicativo.

3. Distribui a aplicação

Fornecer a aplicação significa implantar o software, site, ou aplicativo, em ambientes de produção de maneira segura. Isso significa que a aplicação deverá ser implantada e configurada com sua infraestrutura básica voltada para esse ambientes. 

Durante esse processo, é possível observar se a aplicação tem potencial para a entrega ao público e se ela possui agilidade e segurança.

4. Opera a aplicação

O serviço de operar a aplicação envolve estabilizar, monitorar e consertar problemas das aplicações em plataforma de produção, que geralmente ficam hospedadas em nuvens públicas ou híbridas. 

Essa etapa garante a confiabilidade do produto ao mesmo tempo que reforça a sua segurança.

5. Colabora e alinha as equipes

O DevOps também atua pela colaboração entre as equipes de desenvolvimentos e operações de Tecnologia da Informação, para que elas compartilhem os mesmo processo e deem prioridade a certos pontos que requerem mais atenção. 

Além disso, esse especialista é responsável por alinhar as equipes de acordo com os objetivos propostos.

Você acabou de aprender o que faz um DevOps e está pronto para começar a se preparar para esse mercado de trabalho. Aprenda mais sobre a área de TI no blog, sabendo quanto ganha um Desenvolvedor Web.

O que se espera de um profissional de Tecnologia no mercado de trabalho? Confira.

Comece a carreira em tecnologia a partir da Anhanguera!

Está procurando por um curso superior em Tecnologia da Informação, mas ainda não sabe qual faculdade escolher? Sabemos que esse é um passo importante na sua vida e por isso recomendamos que você escolha uma instituição de destaque como a Anhanguera.

Nós temos diversos diferenciais para oferecer, como o nosso sistema de ensino, que te prepara para o mercado de trabalho em um ambiente virtual de aprendizagem interativo!

Não perca tempo e matricule-se no vestibular Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados