O que faz um Desenvolvedor Front End? Veja as 5 funções principais!

A tecnologia digital faz parte do nosso dia a dia, e muitas pessoas nem se dão conta de toda a engenhosidade por trás de alguns de seus componentes. A aparência de um site, aplicativo ou plataforma, por exemplo, exige a atuação de um profissional especializado. Aliás, você sabe o que faz um Desenvolvedor Front End?

Entender o que é front end e back end é muito importante para quem pretende estudar gestão da tecnologia da informação. Nesse contexto, aprender sobre o trabalho do Desenvolvedor Front End é essencial.

Acompanhe e entenda melhor o que ele faz e como você pode seguir essa carreira.

1. Construção de interfaces

Em programação, front end diz respeito a tudo que é visível pelo usuário, como os menus, interfaces e outros elementos gráficos. Já o back end é a parte da programação que não é vista, como cálculos complexos, protocolos de segurança, sistemas de informação, etc.

O Desenvolvedor Front End é aquele que se dedica ao que está “na superfície”, no layout de um site ou no design de um aplicativo.

A primeira atribuição desse profissional, como mencionamos, é a construção da interface do software sendo desenvolvido. Não na parte artística, mas principalmente quanto à técnica, no desenvolvimento do código que dá origem a todos esses elementos visuais.

Bons desenvolvedores utilizam essas ferramentas já levando em conta boas práticas de interface, além de tornar o código mais fácil de ler e editar no futuro. Dessa forma, qualquer atualização de design fica mais fácil de aplicar.

2. Implementação do design

É importante esclarecer que o trabalho desse desenvolvedor não é o mesmo de um designer. Enquanto o designer elabora o esquema de cores e pensa na experiência do usuário, o Desenvolvedor Front End fará o trabalho de implementação desse design.

Você também pode estudar elementos de UI e UX para se aprimorar nessa carreira ligada à ciência da computação, mas o foco está em como o código se traduz em todos os elementos visuais. Por exemplo, ao passar o mouse ou clicar em um ícone, surge um menu secundário.

3. Correção de erros visuais

Boa parte dos problemas visuais encontrados em softwares e sites são resultado de algum erro no código, como um valor incorreto de uma variável ou um erro de digitação. Coisas assim podem levar a imagens que não carregam, menos fora de enquadramento ou ícones que não funcionam.

O Desenvolvedor Front End também tem a tarefa de identificar e corrigir esses erros ao longo do desenvolvimento. Muitos deles podem ocorrer após o desenvolvimento, devido a atualizações em sistemas operacionais, navegadores ou outras mudanças no próprio código usado.

4. Monitorar a experiência do usuário

Para saber se o design utilizado no site ou software foi efetivo, é fundamental monitorar as atividades do usuário final. 

Coletar dados sobre as principais partes da UI que dificultam a navegação ajuda a identificar quais são as melhorias necessárias em futuras versões.

5. Captação e implementação de feedback

Mesmo que o produto final tenha sido entregue, ainda deve haver bastante espaço para modificações e melhorias.

Para isso, o Desenvolvedor Front End deve buscar feedback dos usuários, tentando entender mais claramente como estão as experiências a fim de propor novas etapas no desenvolvimento, se for o caso.

Entenda a fundo o que faz um Desenvolvedor Front End e se prepare para a sua carreira!

YouTube video

Assim como em muitas áreas da ciência da computação, um bom Desenvolvedor Front End tem uma mente ativa e disposição para solucionar problemas. E o primeiro passo para encontrar essas soluções é fazer a sua formação na área.

Não perca mais tempo! Inscreva-se no Vestibular da Anhanguera agora mesmo e conte com a nossa ajuda para alcançar suas metas!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.