O que faz um Coordenador de RH? Conheça 5 funções desse cargo!

Profissionais de recursos humanos no escritório

Saber o que faz um coordenador de RH ajuda você a definir se essa realmente é uma atividade que você gostaria de exercer no dia a dia. Afinal, isso vai fazer parte da rotina, principalmente, em um cargo de liderança, cuidando de outros profissionais de forma direta e indireta.

Trabalhar com gestão de RH envolve cuidar do capital humano da empresa, desde recrutamento, seleção, treinamento, gerenciamento de clima organizacional, entre outros pontos. E a liderança articula todos esses pontos no dia a dia.

Ficou curioso para saber o que faz um coordenador de RH? Confira 5 funções atribuídas a essa profissão!

1. Recrutamento e seleção

Um ponto que o coordenador de RH faz é cuidar da etapa de recrutamento e seleção das empresas. Como liderança, portanto, ele é responsável por definir quais são os critérios de contratação e seleção.

Com isso, mesmo que ele delegue os cuidados com o processo para outros colaboradores, ele deverá gerenciar as etapas, tirar dúvida dos profissionais, verificar se há falhas e chancelar o processo ao final, garantindo que tudo aconteceu dentro do esperado.

Esse ponto é tão importante que faz parte, inclusive, da grade do curso de gestão em recursos humanos!

2. Desenvolvimento de planos de benefícios e de carreira

Outro ponto que um coordenador de RH faz no dia a dia é ser o responsável tanto pela redação quanto pela revisão e alteração do desenvolvimento de planos de carreira e de benefícios.

Como liderança do setor, ele é o responsável por analisar quais questões podem ser necessárias para tornar a empresa mais atrativa para os candidatos e manter os profissionais engajados no dia a dia.

3. Coordenação dos profissionais de RH

Outra atividade que a gestão de recursos humanos faz é a gestão dos demais profissionais do setor. Isso porque, dependendo da estrutura da empresa, ele possui maior facilidade para ter um maior número de funcionários, que cuidarão de outras questões mais específicas.

Neste caso, o coordenador de RH é o responsável por liderar e coordenar essas pessoas no dia a dia, ajudando que elas possam realizar suas atividades e desafogando a figura deste profissional.

4. Treinamento de profissionais

Ele também é responsável por realizar o treinamento dos profissionais em diversos momentos: desde a admissão, para garantir maior alinhamento com as questões internas da empresa a até treinamentos periódicos, para reforçar e atualizar questões importantes.

Ele poderá considerar realizar cursos em plataformas, que serão disponibilizados quando necessário, ou convidar especialistas para realizar os processos.

5. Gestão de clima organizacional

O coordenador de RH precisa estar atento, também, para os indicadores da empresa e realizar a gestão de clima organizacional. Este ponto pode ser um dos responsáveis por aumento de indicadores negativos, como os índices de turnover.

A partir do momento em que ele detecta problemas, deve atuar diretamente para minimizar as questões e tornar o ambiente de trabalho mais seguro para todos.

Comece agora sua trajetória de sucesso na Anhanguera!

Agora que você sabe o que um coordenador de RH faz, é o momento de descobrir como entrar nessa área. A Anhanguera é a instituição certa para você que deseja garantir um futuro de sucesso! E o custo da faculdade cabe no seu bolso – inclusive, com nosso programa de bolsas ou com a possibilidade de financiamento estudantil.

Aqui temos o melhor curso para proporcionar a formação de excelência que você merece. Com isso, você consegue chegar a um cargo de liderança rapidamente, além de conquistar as melhores vagas do mercado.

Comece agora a investir em você mesmo! Faça sua inscrição agora no vestibular da Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.3 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados