O que faz um Coordenador Comercial? Descubra 5 responsabilidades do cargo!

Gestão Comercial

Você sabe o que faz um coordenador comercial? Esse profissional é responsável por coordenar o departamento de vendas de uma empresa. Dessa maneira, o seu cargo é fundamental para o funcionamento da organização.

Por esse motivo, os profissionais da área de Gestão Comercial costumam receber boas propostas de salário. Se você curte vendas e tem intenção de trabalhar nesse setor, deve saber quais são as funções desse cargo.

Quer saber mais? Basta continuar a leitura para descobrir 5 responsabilidades do coordenador comercial.

Bora?

1. Estar por dentro dos dados comerciais da empresa

Um coordenador comercial deve estar bem informado sobre todos os dados referentes ao setor comercial da empresa, como números de vendas e performance dos vendedores.

Geralmente, em organizações de maior porte, é comum que essas informações sejam automatizadas por softwares de computador. Nesse caso, o profissional deve saber operar o programa, entendendo todas as funções.

2. Elaborar e apresentar relatórios

Além de saber sobre o desempenho do departamento de vendas, o coordenador comercial deve repassar essas informações para os seus superiores, como gestores e sócios da empresa.

Assim, ele deve elaborar e apresentar relatórios sobre as vendas, expondo suas análises, conclusões e sugestões para melhorias do setor comercial.

3. Coordenar os vendedores

O coordenador de vendas também tem a função de lidar diretamente com os vendedores, orientando esses colaboradores a fim de aumentar a produtividade do setor e, consequentemente, o faturamento da empresa.

Para tanto, ele aconselha sobre a melhor abordagem de vendas, esclarece dúvidas, estabelece metas e ajuda na resolução de problemas que esses funcionários eventualmente podem ter.

4. Acompanhar a equipe comercial

Outra função importante do coordenador comercial é acompanhar a equipe de vendas. Afinal, de nada adianta coordenar o time, sem monitorá-lo para entender se as estratégias estão sendo aplicadas e gerando resultados, não é mesmo?

Assim, o profissional verifica o andamento das atividades comerciais, confere a assiduidade e pontualidade dos vendedores e analisa se o time está cumprindo as metas estabelecidas.

5. Monitorar o pós-venda

Por fim, outra responsabilidade do coordenador comercial é o monitoramento do pós-venda, ou seja, de tudo o que acontece depois que uma compra é realizada pelo cliente. 

Dessa maneira, o profissional verifica se os produtos ou serviços são entregues como o desejado, se os colaboradores fazem um bom atendimento após o fechamento do negócio, entre outras atividades.

Quer ser um coordenador de vendas? Entenda como a Anhanguera pode te ajudar!

Para ser um coordenador de vendas, você pode fazer o tecnólogo em Gestão Comercial. Nesse curso, é possível ter os conhecimentos necessários para exercer a profissão. 

No entanto, para se destacar no mercado é preciso estudar em uma instituição conceituada, como a Anhanguera. Desse modo, você garante uma base de conhecimentos robusta que vai te ajudar a decolar na sua carreira

Neste post, você entendeu o que faz um coordenador de vendas e descobriu 5 responsabilidades desse cargo. Se vender é a sua praia, não deixe de considerar o curso de Gestão Comercial!

O seu desejo de ter uma carreira está mais próximo do que imagina! Inscreva-se no vestibular online Anhanguera e dê o primeiro passo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados