O que faz um Analista de Ecommerce? Confira 4 funções desse cargo!

Marketing Digital

Nos últimos anos, o comércio virtual tornou- se parte da vida de muitas pessoas. Se antes havia receio em fazer compras online ou os meios eram muito restritos, hoje é bem fácil comprar algo pela internet e buscar em uma loja, pegar pessoalmente ou pedir uma entrega. 

Com isso, também cresceu o número de profissionais envolvidos nesse processo. Por exemplo, você já sabe o que faz um Analista de Ecommerce?

Essa função tem ganhado bastante destaque, tanto pela sua maior demanda no mercado quanto pelo aumento no seu nível de especialização. Adquirir uma boa formação, principalmente uma faculdade de marketing, faz toda a diferença no seu desempenho profissional.

Quer descobrir se essa é a melhor carreira para você? Então, confira aqui as principais funções de um Analista de Ecommerce.

1. Organização de produtos para venda online

Uma das primeiras tarefas desse profissional é fazer o planejamento e organização dos produtos que serão parte do Ecommerce. Isso inclui entender suas principais características, monitorar sua quantidade e o número de pedidos esperados. 

Planejar bem um estoque reduz o desperdício de recursos e aumenta a rentabilidade a longo prazo.

2. Elaboração e implementação de campanhas

Em todas as áreas do marketing, o principal trabalho é estudar o mercado e desenvolver estratégias para obter o maior retorno em relação ao investimento nas empresas, seja na forma de mais vendas ou melhor reputação diante do público. 

Na maioria dos casos, isso envolve a elaboração de campanhas para aumentar a visibilidade da empresa ou de um produto específico. E para que os resultados sejam consistentes, é importante contar com uma boa formação.

3. Manutenção do relacionamento com clientes

Mesmo que o público esteja acostumado a comprar online, ainda é comum ter algumas dúvidas sobre os produtos ou dificuldades com o processamento. Parte do trabalho de Analista de Ecommerce é receber esse feedback, avaliá-lo e definir se e como ele será incorporado na empresa para aumentar a satisfação do público.

Também é um dos responsáveis pelo relacionamento com o cliente. Isso envolve responder a essas dúvidas e produzir um Ecommerce mais bem alinhado com as necessidades do público. Nisso, vemos um grande valor da faculdade de marketing que contribui com amplitude da formação para melhor atuar em lojas virtuais.

4. Acompanhamento do processo de venda e entrega dos produtos

No dia a dia do Ecommerce, há um grande número de pedidos a serem processados. Cada produto precisa ser selecionado, empacotado e devidamente entregue ao cliente final. E esse trajeto precisa ser bem planejado para minimizar custos e riscos.

O Analista de Ecommerce também deve monitorar esses produtos, identificando possíveis melhorias no processo de venda e distribuição, além de facilitar o acesso dos clientes às mercadorias que procuram. Isso tudo pode envolver tanto estratégias e campanhas para educar o cliente quanto mudanças internas na sua logística.

Venha fazer a sua formação na Anhanguera!

Depois de entender o que faz um Analista de Ecommerce, o que achou dessa carreira? Ao se formar em marketing, você pode atuar em diversos cargos e segmentos, mas há grande demanda para profissionais especializados em Ecommerce.

Já tomou sua decisão? Então inscreva-se no vestibular Anhanguera agora mesmo e venha estudar marketing conosco!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados