O que faz um Administrador de Redes? Conheça 5 funções desse cargo!

faculdade de ti preço

Devido a transformação digital, muitas empresas começaram a apostar em métodos mais seguros em relação a coleta e armazenamento de informações. Sobretudo agora que está em vigor a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Neste caso, é muito importante saber o que faz um Administrador de Redes.

Atualmente, ele exerce um papel muito importante nesse objetivo. Ao passo que ele trabalha tanto em órgãos públicos quanto empresas privadas no gerenciamento das redes de um estabelecimento. Dito isso, é essencial que ele promova a otimização dos processos e contribua da produtividade de todos. 

Conheça suas principais funções nos tópicos a seguir:

1. Acompanhar a análise de desempenho da internet corporativa

Inegavelmente, este é um dos pontos fundamentais na rotina de um administrador de Redes. Afinal, ele deve agir de maneira preventiva e evitar que problemas com a rede corporativa aconteçam. 

Caso contrário, a falta de conexão pode parar o fluxo de trabalho e prejudicar os prazos de entrega. Em busca dela ser estável e segura, o profissional deve identificar vulnerabilidades e ser criterioso na relatórios de tráfego para resolver os gargalos que possibilitam as interrupções de rede.

2. Criar um sistema de monitoramento das redes

Por sua vez, uma rede dispõe de vários servidores e é necessário ter o apoio de uma ferramenta de monitoramento para acompanhar o bom desempenho dos computadores. E, consequentemente, manter a qualidade da prestação dos serviços.

Além disso, essa tecnologia também ajuda a identificar chances de invasões de hackers aos sistemas da corporação ou o acesso de usuários não autorizados. Principalmente em locais que concentram uma grande quantidade de dados sensíveis dos clientes.

Por falar nisso, você sabia que um Desenvolvedor Mobile também ajuda na avaliação do desempenho de um recurso na empresa? Conheça 5 funções do desenvolvedor de apps!

3. Gerenciar uma equipe que foca na manutenção de sites

Inegavelmente, é necessário que esse profissional promova as boas práticas da manutenção de sites e colabore diariamente com soluções constantes para a evolução da tecnologia. Entretanto, é necessário contar com o incentivo da equipe em busca de tais objetivos.

Para tanto, é interessante que todos tenham conhecimento de ferramentas de hardware e software em busca de identificar de maneira mais rápida as ameaças existentes. 

Atualmente é importante aplicar noções de User Interface (UI) e User Experience (UX). Além de outros conhecimentos que também fazem parte da rotina do desenvolvedor web. Você sabe quanto ganha um desenvolvedor web? Descubra aqui!

4. Propor soluções em criptografia para a segurança de dados

Atualmente não podemos falar de segurança de redes sem falar de criptografia. Afinal, muitas empresas famosas usam essa tecnologia em busca de tornar seus processos sigilosos

Dessa forma, um Administrador de Redes utiliza esse recurso como forma de gerar vantagens a longo prazo no estabelecimento.

Por exemplo, a proteção de dados de navegação, informações de e-mail, bem como dados que estão armazenados nas nuvens. Sem dúvidas, é um segmento muito promissor e de extrema importância nos dias de hoje. 

Existem outras carreiras muito procuradas na área de TI. Já ouviu falar em desenvolvedor back-end? Descubra as principais funções dele!

5. Manter a boa configuração dos serviços de LAN e WI-Fi

Outra função importante do administrador de redes é fazer com que os servidores estejam altamente conectados. Dessa forma, ele precisa se certificar que a infraestrutura do local facilita o acesso a internet.

Ao passo que há materiais e objetos que atrapalham a conexão. Aliado a isso, os usuários também precisam manter boas práticas para evitar vazamentos ou roubo de dados. Por exemplo, incentivar a escolha de senhas fortes ao acessar a conta. 

YouTube video

Inicie sua carreira na área de tecnologia!

Agora que você já conhece o que faz um Administrador de Redes, chegou o momento de dar um passo mais concreto na busca pelo seu objetivo. 

Para isso, aposte em uma faculdade que ofereça as ferramentas que você precisa para ser um profissional de destaque no mercado.

Aqui na Anhanguera você poderá iniciar seu sonho. Somos uma faculdade reconhecida pelo MEC e temos várias modalidades de ensino. Por isso não perca tempo e se inscreva no nosso vestibular online.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.