O que é supply chain management? Entenda essa área!

logística empresarial

Mesmo que você não saiba o que é supply chain management, provavelmente, já participou de algumas das etapas desse sistema.

O termo, cuja tradução significa cadeia de suprimento, está relacionado a vários caminhos e processos pelos quais os produtos percorrem, desde quando são apenas matérias-primas e insumos, até seu despacho aos consumidores finais.

O supply chain nasceu da necessidade de alinhar as várias áreas de uma corporação para entregar valor aos consumidores finais. Logo, atua na gestão do fluxo de valor de modo adaptado às diferentes demandas e necessidades de cada tipo de indústria.

Se quer saber o que é supply chain management e como funciona essa área, continue a leitura!

O que é supply chain management e como funciona?

O SCM ou supply chain management é um conjunto de processos e atividades de gerenciamento de serviços, bens, fluxos, dados operacionais e financeiros entre agentes da cadeia produtiva e consumidores finais para agregar valor e obter vantagens competitivas.

Com a aceleração da revolução 4.0, da transformação digital e de um mercado bastante competitivo, a complexidade da cadeia de suprimentos ficou saturada, o que a tornou propensa a perdas e erros. Por isso, a otimização constante, o planejamento estratégico e o gerenciamento inteligente são fundamentais.

De modo geral, o supply chain management é importante para garantir a integração entre cada elo da cadeia e o bom fluxo de processos. A solução tecnológica oferece suporte de ponta a ponta a esse tipo de gestão, auxiliando a realizar previsões, gerando dados relevantes etc.

Uma das principais inovações que o SCM traz para as empresas é o foco no desempenho integral da cadeia produtiva, não apenas nos lucros e na área de vendas, por exemplo. No entanto, ao contar com processos-chave otimizados, há a redução de custos e agilidade, o que contribui para a oferta de um melhor preço e produto.

Quais as áreas abrangidas pelo supply chain management?

Agora, você vai conhecer algumas áreas que compõem o supply chain management. Dá só uma olhada!

Compras

O processo de compras pode ser entendido como um aspecto estratégico da gestão de negócios, compreendendo os seguintes componentes:

  • prazo de entrega;
  • qualidade do fornecedor;
  • custo das matérias-primas.

Planejamento

Da matéria-prima aos clientes finais, existem diversos processos de negócios que costumam envolver redes de empresas e parceiros incumbidas de diferentes atividades da cadeia. Nesse caso, algumas boas práticas do SCM é o planejamento estratégico.

Para isso, ele deve incluir:

  • descarte;
  • devolução de mercadorias;
  • transporte de produtos;
  • projeção de vendas e de demanda;
  • processo de distribuição;
  • canais de distribuição.

Produção

Área essencial no supply chain, O SCM preza por um controle maior sobre a produção e um entendimento aprofundado, com o objetivo de ter um estoque adequado e reduzir desperdícios.

Eventualmente, a gestão pode optar por vários modelos produtivos.

Distribuição

O campo da distribuição é uma das mais importantes e desafiadoras. É aqui que acontece a entrega dos serviços ou dos produtos até os clientes. Ela abrange as seguintes atividades:

  • transporte e entrega de mercadorias;
  • processamento de pedidos;
  • controle de armazenamento;
  • redes de distribuição.

Quais as vantagens de uma boa gestão de supply chain?

Confira, a seguir, os principais benefícios de uma boa gestão da cadeia de suprimentos!

Redução de custos operacionais

Um dos objetivos na logística é a redução de custos. Afinal, é uma área complexa e com operações de valores elevados, mas necessários. Ou seja, nem sempre é possível cortar gastos, mas é importante saber geri-los e estudar alternativas mais inteligentes para otimizá-los constantemente.

É possível avaliar a mudança do tipo de modal de transporte das entregas ou diminuir uma etapa para aumentar a eficiência das entregas. Uma opção é terceirizar alguns processos ou etapas logísticas, em vez de concentrar as decisões de gestão em um único setor organizacional.

Aumento das receitas

Se a empresa consegue reduzir o custo das operações e, ao mesmo tempo, otimizar o processo de supply chain, a tendência também é aumentar as receitas. Portanto, é fundamental entender o que é supply chain e a sua importância dentro do negócio.

Afinal, a gestão da cadeia de suprimentos precisa ter uma visão 360 graus, e não apenas de operação e de controle. Logo, é fundamental estudar maneiras, adquirir recursos ou adequar estruturas para tornar os processos mais eficientes.

Satisfação dos clientes

Perder a confiança e a credibilidade dos clientes pode ser um verdadeiro desastre para uma corporação. Não é à toa que, cada vez mais, as empresas buscam se aproximar e fidelizar os consumidores.

Contudo, não adianta buscar estratégias para cativar os clientes, se o atendimento apresentar atrasos e falhas, concorda?

O supply chain é essencial nesse processo, e precisa ser visto como um diferencial para conquistar os consumidores, já que permite atender às necessidades básicas (integridade do produto, preços justos e prazos), além de possibilitar atividades extras, como pós-venda, atendimento personalizado etc.

Como a graduação ajuda quem deseja atuar com supply chain management?

Se você se interessou pela área de supply chain management e deseja trabalhar nesse campo de atuação, precisa investir na formação superior. Na Anhanguera, você poderá fazer o curso de Logística EAD, semipresencial e presencial.

YouTube video

Nesse caso, você escolhe a opção que melhor se encaixa em sua rotina — maravilha, não é mesmo? Além disso, por ser um Tecnólogo, a duração é de apenas dois anos e, durante esse tempo, você entrará em contato com disciplinas de Logística atualizadas e que preparam o futuro profissional para o mercado de trabalho.

O valor da faculdade de Logística também é bem acessível e cabe no seu bolso. Após essa formação de excelência, você poderá optar por fazer uma pós-graduação em Supply Chain para aprofundar ainda mais os conhecimentos na área!

Invista no seu futuro!

Agora que já sabe o que é supply chain management, saiba que essa área é muito importante para garantir o bom fluxo de processos dentro de uma organização. Para entender tudo sobre o assunto, faça uma graduação na área e saia preparado para o mercado de trabalho!

Gostou do conteúdo e quer fazer o curso de Logística na Anhanguera? Então, inscreva-se em nosso vestibular online!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.