Há muitas coisas que influenciam o desempenho de uma empresa, não apenas seu produto ou serviço. Um dos aspectos mais importantes hoje é o Branding, uma área que demanda profissionais cada vez mais especializados. Mas você sabe o que é Branding? Pode parecer algo muito abstrato à primeira vista, mas não é nada complicado.
Na realidade, esse é um bom momento para aprender mais sobre Branding, pois é uma área com mais espaço para novos profissionais especializados. Se você tiver a formação certa, pode se destacar bastante no setor. Basta entender como ele funciona e buscar o conhecimento de que precisa.
Acompanhe e saiba melhor o que é Branding e como você pode entrar nessa área.
- 1 O que é Branding e como ele colabora para as empresas?
- 2 Constrói a identidade da marca
- 3 Destacar a empresa dos concorrentes
- 4 Ajuda na elaboração de campanhas e estratégias
- 5 Promove a confiança dos clientes
- 6 Como trabalhar com Branding?
- 7 Quais são os tipos de profissional de Branding?
- 8 Digital Branding
- 9 Estrategista de marca
- 10 Gerente de marca / Brand Manager
- 11 Social Branding
- 12 Conte com a Anhanguera e alcance suas metas!
O que é Branding e como ele colabora para as empresas?
O trabalho de Branding é tudo que a empresa faz para influenciar a forma como ela é vista pelo público. Mas, ao contrário do que pode parecer à primeira vista, essa não é uma área como o marketing digital. Ela vem antes de todos os processos de divulgação, servindo como base para sua elaboração.
Vejamos, a seguir, alguns exemplos da importância de um bom Branding nas empresas.
Constrói a identidade da marca
Para que uma empresa se destaque no mercado, é fundamental que ela seja facilmente reconhecível por onde quer que passe. Seja em sua imagem, sua linguagem ou na descrição de seus produtos.
Com uma identidade de marca bem-definida, mais fácil será elaborar os demais aspectos do Branding. Não apenas no que diz respeito à sua imagem pública, mas também aos seus valores e como eles orientam a relação com o público.
Destacar a empresa dos concorrentes
Outro aspecto importante dessa identidade é destacar a sua marca em meio à concorrência. Se os clientes confundem o seu produto, site ou campanha com o de outro negócio, pode ser que você perca algumas vendas sem nem perceber.
Um bom profissional de Branding leva em conta não só os objetivos da companhia, mas também o contexto no qual ela está inserida.
Ajuda na elaboração de campanhas e estratégias
Com um bom trabalho de Branding, fica mais fácil elaborar estratégias de marketing que sejam alinhadas aos objetivos da companhia, que reforçam sua marca e atraem mais clientes.
O profissional da área vai acompanhar a criação e implementação de campanhas, garantindo que sejam consistentes com os valores e a imagem estabelecidos na identidade da empresa. A longo prazo, isso traz inúmeros benefícios para o negócio como um todo.
Promove a confiança dos clientes
O melhor termômetro para a qualidade do trabalho de Branding é o nível de confiança do cliente. Se você focar no público-alvo certo e cultivar a identidade ideal para atraí-lo, um resultado disso é que esses clientes também vão ter mais confiança no seu produto, atendimento e marca como um todo.
Sem dúvida, isso contribui para a fidelização da clientela, que é o mais importante no trabalho de marketing. Afinal, manter os clientes próximos à sua marca gera mais negócios com menos investimentos, o que é uma grande vantagem para as organizações.
Como trabalhar com Branding?
Para se tornar um profissional de Branding, é preciso fazer uma faculdade de marketing. O curso fornece toda a base necessária para entender como o profissional de Branding atua no mercado e como cumprir o seu papel. Desde melhores estratégias de comunicação até técnicas para observar e entender o comportamento do público.
Não é suficiente fazer apenas um curso rápido sobre marketing, pois o trabalho do profissional de Branding é muito mais aprofundado. Por isso, também é recomendado buscar uma especialização na área, além de continuar se atualizando em relação a ferramentas e táticas que geram melhores taxas de conversão.
Algumas características, como proatividade, flexibilidade e criatividade, são sempre bem-vindas. Porém, um aspecto muito importante é ter uma mente analítica. O trabalho de Branding envolve estudar várias estatísticas e dados sobre o público, ligar os pontos e usar esse conhecimento para desenvolver seu plano de ação.
Quais são os tipos de profissional de Branding?
O Branding é uma área de atuação mais especializada dentro do marketing, mas apresenta bastante variedade. Há muitos aspectos nos quais você pode focar ao estabelecer a identidade de uma empresa e diferentes funções que você pode assumir.
Confira aqui algumas das principais delas.
Digital Branding
Nos últimos anos, a internet se tornou o foco principal das ações de marketing. Naturalmente, isso contribuiu para uma maior demanda e o melhor salário em marketing digital.
O profissional de digital branding é o responsável por administrar essa parte específica da marca, definindo como será sua identidade e estratégia de captação de clientes online. Deve definir quais técnicas serão usadas, assim como quais canais são mais relevantes para seu público-alvo.
Estrategista de marca
Esse é o profissional responsável por elaborar os planos de ação de Branding. Por meio de uma pesquisa de mercado mais aprofundada, ele encontra os canais que apresentam maior alcance com o público-alvo certo, além das técnicas de comunicação que geram maiores taxas de conversão.
Seu trabalho se estende para dentro da própria empresa, na construção de sua identidade e valores. Para que a estratégia seja efetiva, é fundamental que a equipe toda se envolva.
Gerente de marca / Brand Manager
Como o nome já deixa a entender, esse é o profissional central do Branding na empresa. Durante a elaboração de qualquer campanha ou construção de uma estratégia, o gerente de marca deve avaliar o plano e garantir que esteja alinhado com todo o trabalho de Branding já realizado.
Assim, será possível manter a consistência ao longo do caminho estratégico. Naturalmente, também é um bom ponto de referência para o trabalho realizado pelos demais profissionais de Branding na equipe.
Social Branding
Nesse segmento específico, o profissional trabalha com a identidade da empresa nas redes sociais. O trabalho é bem próximo do Digital Branding, mas é focado nesses canais específicos e na interação mais direta com o público.
É uma função muito importante, pois a forma como a empresa se comunica em suas campanhas deve ser adaptada para se adequar aos padrões das redes sociais.
Conte com a Anhanguera e alcance suas metas!
Depois de entender o que é Branding, já fica claro o seu impacto nas empresas. Por isso, há bastante espaço para profissionais especializados seguirem carreira nesse segmento. Se você tem interesse nesse caminho, busque a faculdade de marketing!
Não perca tempo! Inscreva-se no vestibular Anhanguera agora mesmo e conte conosco para ajudar no seu crescimento!
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 32
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?