Novembro azul pet: seu cão também precisa de cuidados

estudante de medicina veterinária

Especialista alerta sobre prevenção ao câncer de próstata em animais de estimação

Novembro é conhecido como o mês de conscientização sobre o câncer de próstata, conhecido como Novembro Azul. Os cuidados estendem-se à animais de estimação que também podem ser afetados pela doença, principalmente cães machos, idosos e que não passaram pela cirurgia de castração. A incidência do câncer de próstata em cães é, na maioria dos casos, benigna, sendo que em gatos as ocorrências são menos frequentes.

O Coordenador do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Anhanguera de São Bernardo (SP), Frederico Vaz, alerta para a identificação de sintomas.

“O primeiro sinal é o aumento significativo da próstata e a dificuldade de urinar e defecar. A presença de sangue na urina também é um sintoma”, diz.

O diagnóstico é feito de forma parecida que em humanos, pelo exame de toque retal, raio-x e ultrassom. Para tratar é feita a castração, ou seja, a retirada dos testículos do animal. A cirurgia é feita em casos benignos da doença. Para ocorrência malignas, é realizada a remoção da próstata, além da castração. “Em casos mais graves, o veterinário responsável irá observar se o animal apresentou metástase, ou o desenvolvimento de novos tumores pelo corpo. O melhor tratamento dependerá dos resultados dos exames e diagnóstico feitos pelo profissional”, completa Vaz.

O Coordenador da Faculdade de Medicina Veterinária reitera que a castração é a melhor forma de prevenir a doença.

“É importante que o procedimento cirúrgico seja feito com o pet jovem, para impedir a produção em excesso de hormônios. Isto faz com que a próstata não se desenvolva e cresça além do normal, contribuindo para a formação de tumores”, conclui.

A Faculdade Anhanguera presta atendimento a animais de pequeno e grande porte, em São Bernardo do Campo (SP), das 8h às 22h, de segunda à sexta-feira.

O HOVET – Hospital Veterinário da Anhanguera está localizado na Av. Dr. Rudge Ramos, 1.701 – Rudge Ramos. As consultas são realizadas por meio de agendamento pelo telefone (11) 4362-9064, por e-mail hvetabc@gmail.com, ou presencialmente.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.