Nota de corte Arquitetura: quantos pontos preciso para passar?

A faculdade de Arquitetura é uma das mais concorridas do ensino superior. Isso porque a formação no ramo possibilita atuar em vários segmentos e ingressar em bons cargos no mercado. Contudo, uma preocupação frequente entre acadêmicos prestes a iniciar o curso superior é a nota de corte de Arquitetura.

Afinal, em muitos casos, é preciso não só ser aprovado no vestibular, mas também alcançar uma boa nota para ter acesso a programas de bolsas de estudos. Neste post, vamos apresentar a nota de corte de Arquitetura e como se preparar para tirar uma boa pontuação na prova do Enem. Confira! 😃

O que é nota de corte?

O primeiro passo para conhecer a nota de corte de Arquitetura é ficar por dentro dos detalhes sobre o funcionamento do processo seletivo para aprovação. De modo geral, a nota de corte é o limite mínimo de pontos que o candidato precisa alcançar no processo seletivo para conquistar uma vaga no curso pretendido ou uma oportunidade em programas estudantis.

Assim, é uma importante média, principalmente ao aluno que não tem condição de arcar com os investimentos das mensalidades. Vamos exemplificar? Imagine que, para Arquitetura, existam 50 vagas disponíveis e que o 50.º colocado obteve uma nota de 650. Essa será a nota de corte. 👍

É importante ressaltar que a nota de corte também é definida segundo a concorrência do curso. Afinal, quanto maior a quantidade de candidatos, haverá mais pessoas preparadas concorrendo pela vaga. E, no caso da Arquitetura, isso é bastante evidente!

Boa parte dos incentivos do Governo leva em conta a nota de corte a partir do desempenho dos estudantes no Enem. Para verificar a média, são considerados os seguintes fatores:

  • modalidade de concorrência;
  • quantidade de concorrentes inscritos para o curso;
  • número de vagas disponíveis na faculdade em que você quer estudar.

Logo, a nota de corte de Arquitetura pode mudar a cada ano. De todo modo, é necessário ter conhecimento das notas exigidas em anos anteriores para saber o desempenho necessário e se preparar desde cedo às provas.

Arquitetura é uma faculdade concorrida?

A graduação em Arquitetura e Urbanismo está na lista das mais concorridas em várias faculdades do Brasil. Por isso, não é de se estranhar que a nota de corte seja uma das mais altas nos processos seletivos. 😲

Por isso, é fundamental mergulhar nos assuntos mais cobrados do Enem para se dar bem nesse exame e, por consequência, conquistar a tão sonhada vaga no curso de Arquitetura!

Qual costuma ser a nota mínima do Enem para Arquitetura?

Como vimos, a nota de corte é definida como o desempenho obtido pelo último concorrente entre a quantidade de vagas disponíveis. Por exemplo, se existem 50 oportunidades para a faculdade de Arquitetura, ela será a pontuação do 50.º candidato.

Os outros candidatos serão colocados na lista de espera. Portanto, se algum dos 50 primeiros desistir de realizar a matrícula, será feita uma segunda chamada para convocar o estudante seguinte.

Agora, vamos conhecer a nota de corte do Enem para o curso de Arquitetura.

Esse exame é um teste de vestibular que ocorre de modo simultâneo em todo o país. Todos os anos, aproximadamente 5 milhões de pessoas realizam essa prova, composta de 180 questões sobre os conteúdos do ensino médio e uma redação.

O exame é dividido em dois dias, e sua pontuação depende de vários fatores, graças ao TRI (Teoria de Resposta ao Item). Essa ferramenta consegue até prever se os candidatos chutaram alguma questão difícil.

No Sisu, a nota de corte de Arquitetura costuma ser bastante elevada, girando em torno de 700 a 750 pontos, podendo até mesmo ultrapassar essa marca, dependendo do ano. Já para o Prouni, a pontuação costuma ser mais baixa, não ultrapassando os 650 pontos.

Assim como o Prouni, a concorrência do FIES para Arquitetura é bem menor do que de outras formas de ingresso. Nesse caso, a pontuação fica em torno de 600 pontos. 😉

Como encontrar boas faculdades que aceitam o Enem?

Agora que já está por dentro da nota de corte de Arquitetura, vale ressaltar um ponto essencial: como encontrar boas instituições de ensino que aceitam o Enem? A primeira etapa consiste em pesquisar bastante e focar os diferenciais que a faculdade oferece aos alunos.

Alguns pontos que precisam ser levados em conta são:

  • uso de metodologias de ensino inovadoras;
  • preocupação com tecnologia e inovação;
  • foco nos estágios em Arquitetura e em aulas práticas;
  • diferenciais competitivos;
  • corpo docente experiente.

Com esse checklist, não tem erro! Você encontrará uma instituição preocupada com os alunos e com o futuro profissional de cada um deles. E tenha certeza de que a Anhanguera é uma delas!

YouTube video

Um grande destaque da nossa instituição de ensino é que você pode cursar Arquitetura na modalidade semipresencial. Assim, é possível conciliar os estudos com outras atividades diárias, tanto do âmbito profissional quanto do pessoal! 🤩

Como se preparar para tirar uma boa nota?

Para finalizar, nada melhor do que conhecer ótimas dicas para conseguir tirar uma boa nota no Enem, não é mesmo? A primeira recomendação consiste em ter um bom cronograma de estudos, já que uma rotina definida auxilia a evitar a procrastinação, fazendo com que o aprendizado seja mais produtivo.

Após isso, lembre-se de ter o apoio de bons materiais. Estudando em um cursinho ou em casa, é essencial contar com o suporte de professores qualificados para o momento em que for estudar sozinho.

Por fim, não deixe de fazer simulados e provas antigas. Esse tipo de ação faz com que você se familiarize com a prova do Enem, que é um teste muito particular e com vários detalhes. Logo, na hora da prova, você ficará mais seguro e tranquilo!

Agora é com você!

Agora que já sabe qual a nota de corte de Arquitetura, lembre-se de escolher uma instituição de ensino que aceite esse exame como forma de ingresso. Na Anhanguera, você ainda pode concorrer a uma bolsa de estudos de até 100%, facilitando a sua permanência no ensino superior!

Gostou do post e quer estudar em uma excelente faculdade? Então, inscreva-se no vestibular online da Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.