Nanoeletrônica: conheça essa tendência em Engenharia Elétrica

Nanoeletrônica

Quando o assunto é a possibilidade de áreas de atuação, a Engenharia é uma das carreiras que se destacam. São muitas alternativas de segmentos nos quais se especializar — Elétrica, Mecânica, de Produção, Civil… — e, até mesmo dentro deles, é possível encontrar ainda mais opções.

Um bom exemplo disso é a Engenharia Elétrica, uma das mais promissoras para o mercado de trabalho. O profissional que atua na área pode se especializar em diferentes ramos e obter ainda melhores oportunidades de emprego, como é o caso da Nanoeletrônica.

Já ouviu falar sobre isso?🤔 Independentemente de qual seja a sua resposta, continue a leitura para descobrir mais detalhes sobre a Nanoeletrônica e entender qual é a sua relevância para a Engenharia atual!

O que é nanoeletrônica?

Nanoeletrônica é um ramo da eletrônica que se concentra na utilização de materiais e estruturas com dimensões nanométricas (na ordem de 1 a 100 nanômetros) para criar dispositivos eletrônicos e sistemas integrados.

Essa área de pesquisa tem como objetivo melhorar o desempenho, a eficiência energética e a miniaturização dos dispositivos eletrônicos. A ideia é fornecer baterias mais duráveis e com menor consumo de energia. 😉

Ela está presente no dia a dia de várias maneiras, principalmente em dispositivos e tecnologias que usamos com frequência. Exemplo é o desenvolvimento de telas mais finas, flexíveis e com maior resolução, como as telas OLED e QLED, presentes em TVs, smartphones e outros dispositivos.📱

A nanoeletrônica também possibilitou o desenvolvimento de memórias com maior densidade de armazenamento e menor consumo de energia, como as memórias flash e RAM. Isso permitiu que os dispositivos eletrônicos armazenassem mais dados em espaços menores e com maior eficiência.

Por que se tornou uma tendência em Engenharia Elétrica?

É praticamente impossível separar a Nanoeletrônica da Engenharia Elétrica. Afinal, como vimos, essa tecnologia está diretamente associada à eletricidade e ao consumo inteligente desse recurso.

A razão pela qual essa é uma forte tendência é, sem dúvidas, a busca cada vez mais frequente por baterias que não só durem mais, como também sejam mais eficientes.

Sem falar na possibilidade de criação de processadores mais rápidos, sistemas de comunicação mais eficientes, sensores mais sensíveis e dispositivos de armazenamento de energia com maior capacidade.

Ou seja: essas soluções criadas pela Nanoeletrônica, além de terem uma durabilidade maior, demandam menos energia para que os aparelhos funcionem. E, claro, também consomem menos.

Sendo assim, temos uma tecnologia vantajosa não só para os lares de “pessoas comuns”, mas também para empresas e indústrias.🔝

O que esperar do futuro desse mercado considerando esse cenário?

É um mercado bastante promissor, com a possibilidade de realizações variadas no campo da Engenharia Elétrica. Algumas das possíveis aplicações da Nanotecnologia são:

  • energia elétrica;
  • processadores;
  • baterias;
  • dispositivos para comunicação;
  • dispositivos de armazenamento;
  • memórias;
  • chips, microchips e nanochips, entre outros.

Assim, podemos ver que esse também é um campo que está diretamente associado à tecnologia. Sendo assim, há muito espaço para o crescimento do setor e para o desenvolvimento de várias outras tecnologias associadas, otimizando cada vez mais os recursos originados por ela.

Por isso, fique de olho na Nanoeletrônica! Ela é uma vertente jovem da Engenharia Elétrica e que tem tudo para dar o que falar nos próximos anos.🚀

Agora é com você!

Como podemos ver, a Nanoeletrônica é uma tendência que chegou para ficar! Então, é importante manter um olho aberto nessa e em outras tendências da área, a fim de descolar as melhores oportunidades no mercado de trabalho em Engenharia.

Ficou interessado, mas ainda não está fazendo o curso de Engenharia Elétrica? Sem problemas. Faça agora mesmo a sua inscrição para o vestibular Anhanguera e dê o primeiro passo rumo a um futuro de muito sucesso!👨🏾‍🎓

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados