Como desenvolver o mindset de crescimento?

Como desenvolver o mindset de crescimento?

Para se destacar no mercado de trabalho é essencial desenvolver as suas soft skills, ou habilidades interpessoais. Uma delas, muito importante, é o mindset de crescimento, ou mentalidade de crescimento.

Esse conceito surgiu pela primeira vez após uma pesquisa científica realizada pela PhD Carol Dweck. Nesse estudo, realizado com crianças, foi identificado que o ser humano detém mindset de crescimento e fixo, ou seja, dois tipos.

Neste artigo, vamos explicar o que é mindset de crescimento e apresentaremos também exemplos para você por em prática e se destacar no mercado. 🚀Aproveite a leitura!

O que é o mindset de crescimento?

Mindset de crescimento é um comportamento mental que reflete na maneira como encaramos e reagimos a determinadas situações do dia a dia. Ele está relacionado à curiosidade para aprender algo e à reação positiva diante de contextos problemáticos ou desafiadores.😎

De maneira bem simplificada, o mindset de crescimento é aquela postura que foca na solução em vez de problemas. Além disso, usa os erros como oportunidades de aprendizado para fazer melhor depois.

Ou seja, é um comportamento que não fica preso no passado e que traz uma diretriz de protagonista para cada pessoa.

Mindset de crescimento e fixo

Toda pessoa é dotada de mindset de crescimento e fixo. A diferença entre eles está nos extremos: são conceitos opostos. O mindset fixo, dependendo do contexto, atua como um sabotador, limitando a nossa capacidade de ação e de direcionamento para o aperfeiçoamento contínuo das nossas habilidades.📚

O mindset fixo é aquele no qual o indivíduo tende a permanecer no que chamamos de “zona de conforto”, mesmo que ela não seja, de fato, confortável. Sabe aquelas pessoas que têm muito medo do erro e por isso não se aventuram em nada? Conhece também aquelas que acreditam que nascemos com dons e que o que acontece é imutável?

Esses são exemplos práticos de crenças limitantes relacionadas ao mindset fixo.

Qual a importância da mentalidade de crescimento?

Ao contrário do que possa parecer, toda pessoa tem tanto o mindset de crescimento como o fixo. É claro que, conforme o desenvolvimento das habilidades interpessoais, a proporção em que cada um aparece é diferente. 

Em algumas situações, você pode adotar uma postura menos arrojada, como é o que acontece, por exemplo, em investimentos. E está tudo bem. No entanto, é preciso entender os conceitos e trabalhá-los no dia a dia para não se arriscar demais ou de menos. 😉

Assim, a mentalidade de crescimento pode ser aprimorada para que você aproveite melhor as oportunidades de sucesso.

Exemplos de mindset de crescimento

A seguir, listamos alguns exemplos para você começar a colocar em prática e desenvolver o seu mindset de crescimento:

Como desenvolver mindset crescimento?

Para se destacar no mercado de trabalho, é essencial desenvolver o seu mindset de crescimento. Aqui, o melhor caminho é buscar o aprimoramento das suas habilidades interpessoais.

Juntas, elas compõem um comportamento convergente ao fortalecimento do seu mindset de crescimento.

Cursos livres e profissionalizantes Anhanguera

Mais do que saber o que é mindset de crescimento, é preciso contar com conteúdos de qualidade para se preparar e ser destaque no mercado de trabalho. 👩🏽‍💼

Com os cursos livres e profissionalizantes da Anhanguera, você trabalha o equilíbrio entre mindset de crescimento e fixo com conteúdos de alto padrão e que vão te ajudar a ser destaque em processos seletivos. 😎

Comece a colocar em ação os exemplos de mindset de crescimento! Conheça os nossos cursos livres e também o Anhanguera AEDU Flash, uma plataforma robusta para você que tem compromisso todo mês em alavancar a sua carreira!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados