Quais são as matérias de exatas? Como estudá-las?

Você sabe quais são as matérias de Exatas? Essa área do conhecimento é muito cobrada nas provas dos vestibulares, inclusive no Enem, que conta com uma parte dedicada exclusivamente a ela. Por isso, é fundamental conhecer as disciplinas que a compõem, além de algumas opções de cursos de graduação desse ramo, caso elas sejam suas disciplinas preferidas.

No caso da faculdade, as matérias se tornarão ainda mais aprofundadas e direcionadas àprática profissional. Logo, é bom levar em consideração essas disciplinas antes de escolher cursar uma graduação de Exatas. Ficou interessado e quer saber quais são as matérias de Exatas? Então, continue a leitura! ?

O que significa matérias de Exatas?

Matérias de Exatas são aquelas que apresentam expressões matemáticas, medições e cálculos para solucionar problemas. Além da facilidade com números, é importante que quem tem aptidão com esse ramo tenha concentração, pensamento estratégico, raciocínio lógico e capacidade de solucionar problemas.

O interesse pela tecnologia também faz parte, levando em conta que várias carreiras de Exatas estão relacionadas ao desenvolvimento tecnológico.

Agora, veja quais são as matérias que fazem parte dessa área do conhecimento!

Matemática

A Matemática é o campo do conhecimento que envolve os estudos do cálculo, da estatística, da trigonometria e da álgebra, em busca da sistematização das variações, estrutura, espaços, medidas e quantidades.

Essa matéria consiste na busca por padrões, que são utilizados para formular hipóteses. Para isso, ela se baseia em postulados, ou seja, afirmações tomadas como um fato. ?

Física

A Física tem o objetivo de justificar, prever e descrever, por meio de leis, os fenômenos que ocorrem com a matéria no decorrer do tempo e do espaço. Para estudar os diversos fenômenos, essa disciplina usa o método científico, já que as hipóteses devem ser corroboradas por experimentos.

Química

Já a Química é responsável por estudar a matéria, sua constituição, propriedades, transformações e a energia envolvida nesses processos. A disciplina tem um grande impacto sobre a tecnologia e a sociedade, já que seus estudos desempenham um papel essencial no desenvolvimento de vários ramos das ciências. ?

Qual é a diferença entre Exatas e Humanas?

As Ciências Humanas são responsáveis pelo estudo social. O termo “humanas” é usado porque essas ciências estudam os seres humanos como indivíduos e como sociedade e, para isso, utilizam análises gráficas de aspectos políticos, econômicos, históricos e sociais dos grupos.

Assim, essa área é focada na análise de questões abstratas, bem como reflexões sobre sociedade, linguagem e história. Nesse caso, é fundamental saber interpretar fatos e gostar de ler, além de ter a aptidão de observar o mundo de vários pontos de vista.

Já as Ciências Exatas são voltadas para as expressões matemáticas, medições e cálculos. O foco se dá na resolução de problemas usando a matemática e fornecendo resultados precisos e lógicos.

Esse campo exige raciocínio lógico e habilidades com números. Quem trabalha e estuda no ramo lida com a necessidade de resolver problemas de maneira rápida, usando medições e cálculos. ?

Como estudar as matérias de Exatas?

É muito comum ter dificuldade em disciplinas como Física, Matemática e Química, não é mesmo? Para vencer esse desafio, nada melhor do que saber como estudar as matérias de Exatas. Veja algumas dicas de ouro abaixo! ?

Faça bastante exercício

Uma boa dica é fazer muitos exercícios depois de estudar os conteúdos de Exatas. Pense no aprendizado dessa área como o desenvolvimento de uma nova aptidão: quanto mais você treina as técnicas, melhor fica em executá-las.

Peça ajuda dos seus amigos de classe

É muito importante não ter receio em pedir ajuda para quem conseguiu entender os conteúdos. Montar um grupo de estudos com os amigos de classe é uma excelente opção para que todos possam superar os seus desafios.

Encaixe os conhecimentos no dia a dia

Além de fazer exercícios, ler livros didáticos e assistir às aulas, também é bom relacionar os conteúdos estudados com os acontecimentos do cotidiano. Quer ver um exemplo?

Pense na matéria de Cinemática. Ao atravessar a rua, você poderá observar se a distância do automóvel até a faixa de pedestre e a velocidade em que está percorrendo são suficientes para concluir o trajeto.

Sem perceber, vários conceitos foram aplicados nesse exemplo, como Movimento Uniformemente Variado.

Quais cursos de graduação são da área de Exatas?

Se você tem o sonho de seguir carreira na área de Exatas, temos uma ótima notícia: existem vários cursos superiores que fazem parte desse campo e que apresentam excelentes oportunidades de emprego. Veja alguns exemplos!

Ciências Contábeis

Apesar de ser uma graduação originalmente do ramo de Humanas, os profissionais de Ciências Contábeis são fundamentais para o funcionamento das empresas de vários campos na área financeira.

Isso os aproximam das Exatas, já que organizam os dados financeiros, ajudando no processo de tomada de decisão e fazendo com que a corporação mantenha suas atividades em dia.

Engenharia Civil

A Engenharia Civil é um curso que possibilita aos profissionais trilharem diversos caminhos. Além de trabalhar em obras de edificação, como prédios e casas, também existe a oportunidade para os engenheiros em áreas como cálculo estrutural, geotecnia, estradas, saneamento, etc.

Em cada uma dessas especialidades, você poderá fiscalizar obras, elaborar orçamentos e desenvolver projetos. ?

Ciência da Computação

Esse curso é a melhor opção para quem ama tudo que envolve tecnologia e ciência. Ao escolher essa graduação, é possível projetar soluções criativas e analisar problemas que envolvam sistemas computacionais.

Os profissionais trabalham fazendo especificação, avaliação e desenvolvendo sistemas e ferramentas computacionais. O campo de atuação para quem se forma nessa profissão é bem vasto e segue com possibilidade crescente em áreas como implantação de novas tecnologias, telecomunicações, auditorias, gestão de informática em empresas, entre outras. ?

Agora é com você!

Agora que já sabe o que são as matérias de Exatas, saiba que existem vários cursos de graduação que fazem parte dessa área. Por isso, analise o seu perfil e as suas preferências para escolher a melhor profissão. Depois, lembre-se de estudar em uma faculdade conceituada: a Anhanguera!

Gostou do post e quer fazer algum curso de Exatas na Anhanguera? Então, inscreva-se em nosso vestibular online e saia na frente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados