Pesquisar

Marketing de influência: o que é, estratégias e melhores práticas

Marketing de influência é a estratégia de contratar pessoas influentes para divulgação de uma marca, de um produto ou serviço, sendo que essa pessoa pode até mesmo ser um animal (com perfil agenciado por humanos) ou personagens.

Trata-se de uma ferramenta de marketing e branding que se popularizou com a internet. Hoje, qualquer empresa pode utilizar o marketing de influência – até porque existem influenciadores de todos os tamanhos, nichos e preços de trabalho.

Opções

No entanto, influencer marketing não é uma fórmula mágica de marketing digital e mídia social. É preciso ter estratégia, controle sobre a criação de conteúdo, saber quais parcerias digitais fazem sentido para sua segmentação de público, entre outros critérios super importantes.

Aprenda mais sobre essa estratégia de marketing em colaboração com influenciadores abaixo.

O que é marketing de influência?

mulher gravando conteúdos de gastronomia

Marketing de influência é um modelo de publicidade com influenciadores. Você contrata uma personalidade das redes sociais para que ela divulgue sua empresa sob uma estratégia prévia de publicidade. Dessa forma, é possível conseguir maior engajamento e alcance de público.

Cabe dizer que uma estratégia de marketing de influenciadores não usa apenas perfis de pessoas em uma plataforma digital. Há quem administre perfis de animais, personagens fictícios ou que poste sobre assuntos específicos sem relacionar sua personalidade. Essas personalidades também operam na lógica de influenciador digital e podem trazer engajamento para sua marca.

Alguns exemplos da estratégia de marketing de influência estão nas edições do Big Brother Brasil. Os perfis dos concorrentes do programa – geridos por fãs e pessoas contratadas e depois assumidos pelos próprios brothers – viram, quase que automaticamente, oportunidades de marketing de conteúdo com o uso de influência.

Veja um exemplo de marketing de conteúdo usando uma participante do programa

A lista de possíveis contratados para campanhas de marketing são vários. Youtubers, podcasters, Instagrammers, entre outros. Você precisa escolher bem o influenciador para conseguir o ROI (Retorno sobre investimento) desejado.

Qual o objetivo específico do marketing de influência?

O objetivo específico do marketing de influência é utilizar o alcance, engajamento e outros recursos de um influenciador a favor da sua marca. Trata-se de uma das tendências de marketing mais em alta com a internet e é ótima para a gestão de marca e sua presença online.

Acontece que esses influenciadores possuem uma certa influência, conquistada por carisma ou autoridade, sobre um certo público. Seus seguidores confiam nas suas palavras ou simplesmente compram o que eles propagam como forma de apoiar o influenciador favorito. 

Se você é responsável pelo marketing de uma editora de livros, por exemplo, contratar um influenciador de literatura trará alcance para seus produtos. O mesmo acontece para outros nichos.

Quando surgiu o marketing de influência?

O marketing de influência, ainda que esteja mais forte e popular graças à internet, existe há muito mais tempo. Alguns estudiosos dizem que o primeiro caso de influence marketing foi no século XIX, quando Nancy Green, ex-escravizada, se tornou estampa da embalagem de massa para panquecas da marca Aunt Jemima.

Imagem: NBC News

No século XX, o Coelho Osvaldo (personagem da Disney) foi um dos primeiros personagens fictícios influencers. É possível entender, com isso, que desde que se usa pessoas com influência no marketing de algo, o marketing de influência existe.

O impacto do marketing de influência nas vendas das empresas

Segundo o estudo “O post é pago, e daí”, do Instituto QualiBest de Pesquisa de Mercado, 60% das pessoas já seguem algum influenciador digital. 25% dessas pessoas consideram a influência desses perfis como principal fonte para a decisão de uma compra. 

Foram 2 mil entrevistados e 1.100 deles disseram que gostam quando os influenciadores indicam marcas e 66% já tomou uma decisão de compra apenas por conta dessa indicação.

Dessa forma, o investimento do marketing de influência traz muitos resultados para uma empresa. E ele pode ser vinculado a uma estratégia de marketing de afiliados, que se tratam de pessoas que operam de forma mais comercial nas suas vendas e ganham comissões com base nos resultados.

Viralizei, e agora? Baixe o e-book e descubra como reter e fidelizar seguidores!

Estratégia de marketing digital: como escolher influenciadores para sua marca?

Escolher o influenciador correto depende de muito estudo sobre o seu público-alvo, nicho e comportamento dessas pessoas como consumidores. Depois, você precisa pesquisar por influenciadores que conversam com essas pessoas e a forma com que sua marca precisa ser comunicada.

Também entenda que o influenciador pode ter sua criatividade e estratégias, mas o planejamento e gestão da campanha tem que ficar nas mãos do seu time de marketing. Só você sabe o que seus clientes querem e precisam.

Para conhecer as opções de influenciadores, você pode usar uma plataforma de marketing de influência. Elas ajudam a identificar perfis em potencial, oferecer ferramentas de análise e ainda auxiliar na aliança desse tipo de estratégia com outras, como a de SEO (otimização para mecanismos de busca). 

A partir disso, você tem o seguinte checklist:

  • Valores: os valores e as ideias que o seu influenciador defende estão alinhados com a sua marca? É dessa forma que se garante a autenticidade e conexão com o público;
  • Estudo de público: conheça os seguidores do influenciador para saber se são de fato quem comprarão de você e como esse recorte de mercado responde a este ou aquele tipo de campanha de marketing;
  • Engajamento: o influenciador escolhido deve ter um bom nível de interação com os seguidores, pois a resposta deles serve como termômetro para projeção de resultados da sua campanha;
  • Consistência e qualidade: valide o histórico de posts do influenciador para ver se faz sentido com a proposta da sua marca, inclusive nos quesitos de frequência de postagem e qualidade de conteúdo;
  • Reputação: descubra a reputação do influencer nas redes sociais e entre outras marcas que o contrataram anteriormente.

Afinal, o número de seguidores de um influenciador não define os resultados que você atingirá na sua campanha através dele. Como mostra a pesquisa do Instituto QualiBest de Pesquisa de Mercado:

“Tamanho de audiência não garante credibilidade“. 

Por fim, você pode criar seu próprio influenciador. Eleger um colaborador como embaixador da marca permite também ter certo alcance, a depender da estratégia. Se sua marca vende bolos, colocar um dos confeiteiros chefs para ser influencer de doces trará o resultado de marketing de influência.

Ah, e você pode literalmente criar seu próprio influenciador, como fez a Magazine Luiza ao criar uma personagem fictícia que conversa e interage com o público, a Lu do Magalu.

Tendências atuais no marketing de influência

As tendências para o marketing de influenciadores, como em qualquer área do marketing, podem mudar mês a mês. O mundo está cada vez mais dinâmico e amanhã ou depois pode sair uma inovação tecnológica ou um fato social que muda o comportamento de consumo das pessoas.

Dito isso, podemos ter projeções gerais do marketing de influência para os próximos anos e, para isso, vamos trazer as informações oferecidas pelo Influencer Marketing Hub, plataforma líder de informações e notícias do mundo do marketing de influência.

Influenciadores virtuais e IA

Personagens fictícios, mascotes, robôs e personas desenvolvidas e geridas por IA devem aumentar nos próximos anos, com marcas criando seres personalizados que representem bem seus produtos e serviços, trazendo mais identidade para suas empresas.

Conteúdo de Vídeo Interativo

O marketing de influência está caminhando para o uso de ferramentas como realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR), que permitem a geração de conteúdos mais interativos e imersivos para o seu público. Campanhas em 3D ou até mesmo 4D podem ser a virada de chave.

Sustentabilidade e responsabilidade social

A cobrança do público por responsabilidade ecológica e social está aumentando. É por isso que escolher influenciadores e apostar em campanhas dentro das diretrizes ESG são pontos de alta relevância. Procure aqueles cujos valores éticos estejam aliados aos seus.

Microinfluenciadores e nichos específicos 

Optar por microinfluenciadores pode ser uma ótima jogada. Essas pessoas que possuem alcance menor em volume, apresentam um alcance maior em resultados por conta do público específico e provavelmente melhor qualificado.

Você confere a pesquisa completa e em inglês neste link.

Como medir resultados em campanhas de influência?

A análise de métricas e resultados de uma campanha de marketing de influência depende das estratégias realizadas e objetivos buscados. Há diferentes ferramentas de análise para cada caso e que você pode usar.

Por exemplo, se o seu objetivo é Brand Awareness (Reconhecimento de Marca), uma forma de medir resultados é através do Social Listening. O Social Listening é o trabalho de gerir, acompanhar e avaliar as comunicações da sua marca e sobre ela nas mídias sociais. Isso é, se sua marca e sua campanha estão sendo citadas, se estão falando bem ou mal,que pessoas você atingiu e qual a nova imagem do público geral sobre seu produto ou serviço.

homem sentado com computador mexendo nas redes

No caso de objetivos de conversão de vendas, é possível analisar os resultados a partir de rastreamento de tráfego. Através de links indexados em ferramentas como Google Analytics e Microsoft Clarity, você consegue saber de onde está vindo seu público, que caminho está percorrendo no seu site e o impacto de cada fonte de tráfego (ou seja, links de influenciadores) sobre as suas vendas.

Dito isso, podemos resumir dizendo que a forma de medir resultados em campanhas de influenciadores de marketing depende de um estudo geral dos objetivos da sua empresa com cada ação.

Comece já sua carreira de sucesso na Anhanguera!

É possível trabalhar com marketing de influência no Brasil. Segundo a pesquisa realizada pela INFLR, adtech especializada em marketing de influência, 75% dos jovens revelam ter vontade de ser influenciadores. O mercado está aquecido e você ainda tem tempo de embarcar nesse trem.

A melhor notícia é que com o avanço do influencer marketing, também avançaram as portas de entrada para essa profissão. Há instituições de ensino respeitáveis no Brasil que estão comprando a missão de ajudar você a entrar nessa carreira.

Através da formação “Criadores de Conteúdo” da Anhanguera em parceria com a Cely, martech de influência, você terá acesso a tópicos como:

  • Introdução à Creator Economy;
  • Desvendando o Poder do Conteúdo: Como Criar Conteúdo Autêntico e de Qualidade;
  • Criação: Construindo sua Persona e Conteúdo;
  • UGC: a Porta Inicial para Monetizar Criando Conteúdo;
  • Domínio das Plataformas;
  • Construção de Marca; Introdução à Inteligência Artifical para Criadores;
  • Mercado de Marcas: Parcerias de Sucesso;
  • Oratória para Influenciadores;
  • E muitos outros!

Tenha acesso a cursos promovidos por especialistas que já possuem muita experiência no mercado – aulas de creator para creator. São conteúdos baseados em evidências, apresentados em uma abordagem completa e integrada, através de aulas que ofercem uma visão abrangente da Economia Criativa e do Marketing de Influência.

Você contará com a tutoria de uma das empresas pioneiras no marketing de influência no Brasil a criar seus primeiros posts e a monetizar cada vez mais depois. Esteja à frente da concorrência da influência digital e faça o curso agora mesmo.

O curso é completamente EAD e as disciplinas à distância darão mais flexibilidade para que você estude, produza e pratique sua presença nas redes sociais. Inscreva-se agora!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Banner "Pod Universitário" o novo podcast da Anhanguera.