10 livros de gestão financeira para entender melhor a área

livros de gestão financeira

10 livros de gestão financeira para entender melhor a áreaAo estudar Gestão Financeira, você vai se deparar com literaturas sobre estratégia, princípios da área, gestão de crises, matemática, empreendedorismo e finanças.

O curso de gestão financeira prepara os alunos para atuarem em diferentes setores do mercado. No decorrer da graduação, o estudante tem acesso a livros de gestão financeira e materiais que ajudam na compreensão dos principais conceitos por meio do estudo das teorias construídas pelos principais expoentes da área.

Se você é estudante de gestão financeira ou pretende começar um curso, seja ele presencial ou online, precisa conhecer os principais livros da área. Pensando nisso, desenvolvemos este artigo especial com dicas incríveis de leitura. Ficou curioso? Continue a leitura e confira!

1. Gigantes da estratégia — Michael A. Cusumano, David B. Yoffie

Escrito por Michael A. Cusumano e David B. Yoffie, esse é um livro acessível e que dialoga tranquilamente com pessoas que não têm experiência ou conhecimento aprofundado em gestão financeira.

Na obra, você vai aprender sobre estratégia de negócio com base na vivência de figuras como Bill Gates, Steve Jobs e Andy Grove. Os maiores nomes da tecnologia nos últimos anos foram responsáveis por transformar a informática, as telecomunicações e mudar a maneira como vivemos nos dias atuais.

Gigantes da estratégia é uma obra que examina o trabalho das três maiores empresas de tecnologia do mundo, abordando suas estratégias, práticas de gestão e empreendedorismo em alta tecnologia.

Leitura indispensável para estudantes que buscam insights sobre como empreender no mundo da tecnologia e o impacto que uma gestão eficaz pode trazer não só para uma empresa, mas para o futuro de muitas gerações.

2. Princípios de Administração Financeira — Lawrence Gitman

Considerado um clássico da administração financeira, a obra de Lawrence Gitman é indispensável para quem está fazendo ou pretende começar um curso de gestão financeira.

O livro aborda conceitos básicos e técnicas, trata de rotina de trabalho dos profissionais de gestão e aborda explicações sobre investimentos, taxas e indicadores financeiros.

3. O Ponto da Virada — Malcolm Gladwell

O Ponto de Virada é um livro sobre a rapidez das mudanças. Hoje, as coisas mudam cada vez mais rápido e as empresas e gestores precisam estar preparados para isso.

Se você observar o que acontece ao seu redor, fica fácil notar como produtos e serviços viram tendências rapidamente e, na mesma velocidade, podem ser esquecidos.

Essas mudanças estão ligadas a variáveis como cultura, economia e política. No livro, Malcolm Gladwell ajuda a entender esse fenômeno, trazendo dicas de como saber lidar com ele positivamente na rotina de uma empresa.

4.  Finanças Corporativas e Valor — Alexandre Assaf

Livro indispensável para quem busca aprofundar o seu conhecimento sobre finanças corporativas. Apesar de não ser um livro tão atual — foi publicado em 2012 — ele continua sendo uma fonte confiável de acesso a informações sobre finanças corporativas.

Na obra, o autor analisa a teoria das finanças comportamentais, aquisições, gestão baseada em valores, além de fazer análise sobre capital, oferta de crédito e taxa de juros.

5. A Estratégia do Oceano Azul — W Chan Kim

Como encontrar a melhor estratégia para um negócio em um cenário cada vez mais dinâmico, competitivo e desafiador? Líder de vendas em muitos países, os autores de “oceano azul” abordam a ideia de que os gestores precisam saber enxergar as melhores oportunidades para conseguir alavancar seus negócios.

O “oceano azul” é tratado justamente como esse nicho que não está sendo aproveitado, que tem pouca concorrência e um grande potencial de desenvolvimento. Na obra, aprenda como encontrá-lo e descubra porque ele pode ser o ponto de virada na transformação de uma empresa.

6. Inteligência Financeira na Empresa — John Case, Karen Berman e Joe Knight

Outro livro imprescindível, “Inteligência Financeira na Empresa” é uma obra que trata de conceitos básicos de gestão financeira com uma abordagem de fácil compreensão e exemplos reais.

Entenda os conceitos de medição financeira, cálculo de índices, capital de giro, dados técnicos, caixa, lucro, e diversos outros.

7. Finanças e Estratégias de Negócios para Empreendedores — Steven Rogers

Steven Rogers escreve principalmente para quem deseja empreender. Porém, se você é estudante de gestão financeira, independentemente da carreira que pretende seguir após a conclusão do curso, precisa ler a obra “Finança Estratégia de Negócios para Empreendedores”.

Nele, você vai entender o que é necessário para abrir uma empresa e vai aprender a fazer análise de perfil financeiro. Leitura super recomendada!

8. Saia da crise — W. Edwards Deming

W. Edwards Deming, considerado “guru da qualidade”, escreveu este livro com o objetivo de apresentar ao grande público os seus 14 pontos de administração.

A obra é um clássico da administração e leitura recomendada para quem estuda gestão financeira. O autor destaca que a falta de planejamento para o futuro gera perda de mercado e menor oferta de empregos.

Deming se tornou clássico graças à sua teoria de que o planejamento estratégico é peça fundamental para garantir uma gestão financeira eficaz. Você não vai perder essa experiência de leitura, certo?

9. O gestor eficaz — Peter Drucker

Um clássico da gestão financeira e que provavelmente você conhece, “O Gestor Eficaz” destaca as três características fundamentais de um gestor:

  • praticidade;
  • rigor intelectual;
  • conhecimento profundo das tendências administrativas.

O autor é considerado um precursor de grandes práticas, conceitos e ideias hoje consolidadas na gestão financeira. O seu livro mostra a importância de pensar uma gestão com simplicidade e eficácia.

O livro indicado é um sucesso de vendas, de fácil leitura e totalmente acessível. Sem dúvida, é o guia definitivo para o profissional que deseja se tornar um grande gestor.

10. Matemática Financeira – Edição Universitária — Alexandre Assaf Neto

Por fim, não podemos deixar de mencionar a obra de Alexandre Assaf Neto. O autor de “Matemática Financeira” desenvolveu essa obra com o objetivo de atender programas de ensino de cursos superiores que têm a Matemática Financeira em sua grade curricular.

Além da teoria, o livro é repleto de exercícios que ajudam na fixação dos conteúdos. Indicado em cursos como o de Gestão Financeira, Administração, Ciências Contábeis, Economia, Engenharia de Produção, Engenharia Econômica, ele também é usado em treinamentos e cursos de MBA.

YouTube video

Como você viu, há uma infinidade de livros e teorias abordadas durante o curso de gestão financeira. Se você tem interesse no tema e gostaria de se tornar um profissional habilitado para atuar na área, vale a pena começar a leitura dos títulos sugeridos.

Ao escolher o curso, não esqueça de optar por instituições sérias e comprometidas com o processo de aprendizagem. Na Anhanguera, você tem acesso aos melhores professores e suporte completo durante todas as fases da sua formação profissional.

Gostou de conhecer dicas de livros de gestão financeira? Aproveite para começar a escrever uma história profissional de sucesso. Inscreva-se no vestibular de Gestão Financeira na Anhanguera.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.