8 livros de gastronomia que você vai conhecer na faculdade

Você definiu que o curso de Gastronomia é a sua cara? Pois saiba que o ensino superior é um excelente caminho para ter contato com as principais técnicas culinárias e construir um perfil diferenciado. Na graduação, além dos conteúdos das aulas, os alunos recebem indicações de diversos livros de Gastronomia.

É importante explorar o maior número de obras apresentadas pelos professores e, claro, estar sempre de olho nas tendências que geram novas publicações da área. Esse olhar curioso trará ótimas referências para você exercer um bom trabalho, desde a fase de estudos até o momento da primeira atuação. Que tal aproveitar que está por aqui para conferir alguns dos melhores títulos com a gente? 😉

1. Chef Profissional

Considerado uma verdadeira bíblia dos profissionais da cozinha, esse material explora a forma como as pessoas preparam e comem os alimentos. Também levanta discussões sobre vários assuntos importantes no dia a dia de um chef, como nutrição, equipamentos, segurança alimentar e ingredientes.

Está entre os livros de Gastronomia que reúnem inúmeras receitas — aqui, são mais de 640 — e variações de preparos. Há categorias para todo tipo de prato que você possa imaginar, a exemplo de sopas, carnes, molhos, grãos, vegetais, bolos e itens típicos de café da manhã. Uma ótima forma de entender um pouco mais do que se estuda em Gastronomia

2. Gestão de Negócios de Alimentação: casos e soluções

O conhecimento obtido na faculdade permite seguir diversos caminhos. Como você deve imaginar, abrir uma empresa está entre os planos de muitos estudantes que buscam uma graduação ou formações complementares. Nesse sentido, os livros que abordam métodos, planejamento e estratégias são excelentes aliados.

Gestão de Negócios de Alimentação traz um panorama sobre as questões que precisam ser trabalhadas no momento de estruturar estabelecimentos voltados ao ramo gastronômico. Nele, o leitor tem contato com a história de dois especialistas que já enfrentaram esse processo, trazendo dicas valiosas para quem deseja seguir o mesmo rumo.

A produção, de autoria de Erli Keiko Nishio e Alexandre Martins Alves, também é rica em imagens. Isso facilita a compreensão de quem está iniciando os estudos na área de Gastronomia. 😃

3. Fundamentos de Gastronomia

De autoria de Helio Eleutério, é um dos livros de Gastronomia indicados para compreender os principais princípios dessa área do conhecimento: tipos de cardápios, comportamento cultural e social, abordagem do cliente, evolução de restaurantes, etiqueta à mesa, evolução tecnológica e globalização são apenas alguns dos tópicos disponíveis.

A última parte de Fundamentos de Gastronomia traz informações sobre controle, custos e armazenagem dos produtos utilizados no preparo de receitas. Um ponto alto está nos exercícios que possibilitam a aplicação dos saberes obtidos ao longo da leitura, trazendo uma noção maior do nível de aproveitamento.

4. 200 Técnicas Culinárias Essenciais

O livro foi produzido por Clara Paul e Eric Treuille e serve como um guia ilustrado com todos os passos necessários para se tornar um mestre de cozinha. É um rico complemento às atividades propostas em sala de aula, já que mostra muitas das técnicas exploradas em uma faculdade de Gastronomia.👍

Você vai ver, por exemplo, dicas para uso de fogões, fornos e outros equipamentos, além de orientações para montagem de pratos. Se tiver dúvidas na hora de produzir receitas tradicionais, basta dar uma conferida nos tópicos e absorver o máximo de dados sobre corte de ingredientes, misturas, tempo de cozimento e apresentação.

5. Gastronomia do Brasil e no mundo

É um dos livros de Gastronomia mais voltados à história dos hábitos alimentares. Guta Chaves e Dolores Freixa são as especialistas por trás da obra que resgata os costumes de diferentes grupos sociais, do Ocidente ao Oriente, para entender quais fatores estão envolvidos no ato de comer.

O material aborda temas de folclore, festas, cultos religiosos e até danças. Inclusive, saiba que há um trecho exclusivo sobre o Brasil. A menção ao país aparece quando as autoras falam sobre a alimentação dos antepassados indígenas, as heranças africana e portuguesa, e influências recentes.

6. O Grande Livros dos Ingredientes

Esse título produzido por vários autores funciona como uma verdadeira aula de Gastronomia por conter dados detalhados sobre inúmeros tipos de alimentos. Trata-se de uma espécie de enciclopédia aprofundada, na qual você encontra fotos — mais de 2.500 — e descrições de ingredientes presentes em diversas partes do mundo.🌎

Há desde produtos comuns até aqueles considerados raros e exóticos. Assim, é possível expandir o olhar sobre os insumos e os temperos disponíveis para praticar a cozinha profissional. A obra ainda traz dicas para escolher, conservar e servir cada alimento, bem como técnicas de preparo de centenas de receitas.

7. Le Cordon Bleu: todas as técnicas culinárias

É um dos mais famosos livros de Gastronomia por reunir mais de 800 segredos sobre preparação e técnicas de cozinha. Os passos dos procedimentos são ilustrados e repletos de dicas dos chefs que fazem parte da reconhecida escola — da qual você já deve ter ouvido falar em diferentes meios de comunicação.

Desenvolvido por Jeni Wright e Eric Treuille, o título ensina artimanhas de grandes experts para que o leitor consiga bons resultados em seus trabalhos na cozinha. Não é à toa que está entre as sugestões comumente indicadas pelo corpo docente da faculdade. Os temas variam bastante, desde clássicos franceses até tradições culinárias do Oriente.

8. Facas e cortes

Esse livro foi produzido com a colaboração de três chefs: Marcus Wareing, Charlie Trotter e Shaun Hill. Ele é essencial para os estudantes que não têm familiaridade com um dos instrumentos mais utilizados no preparo de alimentos. Nele, você descobre como usar facas para cortar, picar, trinchar, fatiar e filetar diversos ingredientes.💪

A técnica ideal faz toda a diferença na hora de manipular os produtos com faca. Se utilizar o jeito certo, o cozinheiro consegue desempenhar tarefas com mais segurança, realçar o sabor de suas receitas e, ainda, valorizar as características do prato para que ninguém coloque defeito.

Comece os seus estudos conosco!

YouTube video

Se os resumos dos livros de Gastronomia chamaram a sua atenção, aproveite para dar o próximo passo e começar o curso da área na Anhanguera. Temos condições facilitadoras para o ingresso e a permanência de todos os nossos alunos, já que oferecemos descontos e bolsas junto a um corpo docente qualificado e moderno sistema de ensino.

Não quer mais perder tempo para fazer o vestibular? Acesse o nosso portal e faça a inscrição 100% online!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.