9 livros de Engenharia Civil que vão te acompanhar na faculdade

livros de engenharia civil

As referências bibliográficas são parte importante do curso de Engenharia Civil. Afinal, nem só de parte prática vive o futuro engenheiro, certo? Para desenvolver conhecimentos e habilidades para atuar na concepção, na projeção e na construção de infraestruturas é importante também ter um background teórico.

Nesse sentido, os livros de Engenharia Civil que vão acompanhar o aluno durante a faculdade são grandes aliados. Com o apoio dessas obras, você aprenderá a compreender e a enxergar os espaços urbanos e os ambientes naturais de forma inteligente.

Além disso, terá acesso a todos os conceitos necessários para seu desenvolvimento como engenheiro civil. Confira 9 dos principais livros de Engenharia Civil que vão acompanhar o seu percurso na faculdade!

1. Coleção Fundamentos de Física

Se você quer saber tudo sobre Engenharia Civil, obras que não podem ficar de fora do seu radar são as da Coleção Fundamentos de Física. Os clássicos escritos por David Halliday, Robert Resnick e Jearl Walker se propõem a apresentar a Física de forma objetiva, com a união de teoria e prática.

A coleção é composta por 4 volumes. O primeiro aborda Mecânica; o segundo, Gravitação, Ondas e Termodinâmica; o terceiro livro, Eletromagnetismo e o quarto, Óptica e Física Moderna.

Ao longo dos quatro volumes, você terá acesso a 250 novos problemas, 50 perguntas inéditas e novos exemplos, características que tornam esse clássico de quase seis décadas um material atualizado.

Aqui na Anhanguera, a Física tem destaque na grade curricular de Engenharia Civil, com a disciplina Física Geral e Experimental — Energia, além de Física Geral e Experimental — e Mecânica. Com certeza essa coleção será um grande apoio no seu aprendizado.

2. Precisa-se de Engenheiro

Um dos livros para faculdade de Engenharia Civil que é mais voltado para o mercado, “Precisa-se de Engenheiro” é sob medida para quem quer saber o quanto antes o que pode fazer para se diferenciar.

Ao longo das páginas, o professor e engenheiro José Murilo Moura dos Reis responde às perguntas de alunos e de profissionais que acabaram de concluir a faculdade em Engenharia Civil.

O autor mostra, de forma prática, como construir uma carreira sólida na área que, apesar de oferecer boas oportunidades, com salário médio de R$ 7.332,35*, também é competitiva.

Um ponto importante para se firmar como engenheiro civil é buscar estar sempre atualizado com o que acontece no mercado. Nesse sentido, os alunos Anhanguera já saem na frente, com acesso exclusivo à Aula Destaque.

Com esse benefício, um dos diferenciais Anhanguera, você terá direito a aulas online, gratuitas, com grandes profissionais do mercado em áreas como Gestão, Saúde e Direito. Com isso, estará ainda mais preparado para os desafios na sua carreira como engenheiro civil.

3. Como Preparar Orçamentos de Obras

Na lista dos melhores livros de Engenharia Civil não pode faltar “Como Preparar Orçamentos de Obras”, de Aldo Dórea Mattos. Na obra, o autor apresenta conceitos e informações para que você possa calcular corretamente os custos da construção.

Ao calcular custos e fazer um bom orçamento desde a concepção da obra, você tem a tomada de decisões facilitada e consegue, inclusive, saber se determinado projeto é realmente viável. Com isso, o livro é indispensável para quem quer aprimorar seus projetos em Engenharia Civil.

4. Prática das Pequenas Construções

O curso de Engenharia Civil aqui na Anhanguera é oferecido nas modalidades de ensino presencial e semipresencial, que se trata da modalidade a distância, com atividades presenciais. Com isso, a ideia é oferecer flexibilidade para o estudante buscar a modalidade que mais se adequa à sua rotina.

Uma rotina flexível permite também que você invista tempo no estudo de áreas da Engenharia Civil que são mais relevantes para você. Quem se interessa, por exemplo, por pequenas construções, deve investir na leitura deste livro de Alberto de Campos Borges.

Teste Vocacional Rápido

Lançado em 1957, o livro teve atualizações desde então com novas edições. Sua essência, no entanto, se mantém, e a obra continua como referência não só para engenheiros como para encarregados e mestres de obras. Com linguagem objetiva, o autor aborda os assuntos na ordem em que cada etapa de uma obra é executada, o que torna o material fonte de consulta valiosa.

5. Ética para Engenheiros

Entre as dicas de Engenharia Civil para iniciantes na área está o estudo da ética, tema relevante independentemente da área em que deseja atuar na carreira. Um bom ponto de partida é esta obra escrita por Arménio Rego e Jorge Braga. Ao longo das páginas, é possível saber mais sobre o sentido de responsabilidade ética requerido dos engenheiros no exercício da carreira.

Com diversos casos práticos e códigos de ética de várias especialidades e países, o livro conta ainda com a sugestão de livros, revistas e sites para quem quiser se aprofundar mais sobre o tema.

6. Estruturas Isostáticas

A obra de Maria Cascão Ferreira de Almeida é considerada indispensável não só para engenheiros civis como, também, para engenheiros navais e arquitetos, entre outros profissionais.

Com linguagem didática, a autora aborda o conceito de estruturas e as noções básicas da estática. Passa, ainda, por temas como linhas de influência. Um diferencial é a lista de exercícios, que facilita o entendimento dos conceitos e a familiarização com os cálculos.

7. Planejamento e Controle de Obras

Uma das principais ferramentas de gerenciamento, o planejamento e o controle de obras são essenciais para saber como priorizar ações, saber o estágio da obra e acompanhar o andamento dos serviços.

Por isso, o livro “Planejamento e Controle de Obras”, de Aldo Dórea Mattos, é importante aquisição para todo estudante de Engenharia Civil. Com a obra, você terá acesso a um roteiro para planejar obras e aprenderá como estabelecer prazos, custos e, também, recursos de acordo com a metodologia PERT/CPM.

8. Materiais de Construção

Escrita por L. A. Falcão Bauer, a obra é composta por dois volumes. Há 40 anos no mercado, sua 6.ª edição traz novas técnicas, tecnologias e normatização em Engenharia Civil e Arquitetura.

Depois de terminar a leitura, você será capaz de entender, entre outros pontos, sobre durabilidade, custo e acabamento de uma obra relacionados à qualidade dos materiais de construção adquiridos.

9. Indicadores de Sustentabilidade em Engenharia

Com a leitura deste livro, você aprenderá como desenvolver indicadores de sustentabilidade em Engenharia. Ao longo das páginas, ficará mais fácil entender as consequências de empreendimentos de Engenharia, assim como conhecer o que fundamenta a avaliação multicritério.

Saber mais sobre aspectos de sustentabilidade é essencial para se destacar como engenheiro civil, por isso a leitura dessa obra de Pedro Fantinatti, André Ferrão e Antonio Zuffo é indispensável.

Agora é com você!

Conhecer os livros de Engenharia Civil que vão acompanhá-lo na faculdade permite que você já se adiante e comece a leitura de assuntos que interessam mais. É importante ter em mente que não é preciso comprar todos. Muitos estão disponíveis em bibliotecas para consulta.

Além de conhecer algumas obras de referência, outro passo importante para quem deseja se tornar um engenheiro civil de sucesso é conferir a ementa das disciplinas do curso. Assim, você já pode planejar melhor os seus estudos.

Se você não quer esperar mais e já está pronto para se tornar um engenheiro civil, inscreva-se agora mesmo no vestibular Anhanguera para começar a sua carreira.

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content