Nos últimos anos, a demanda por profissionais de Estética Facial aumentou consideravelmente. Prova disso é o crescimento de 360% no número de procedimentos estéticos no país, segundo pesquisa da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
As áreas de atuação deste profissional de estética são diversas, incluindo as próprias clínicas de estética, spas e salões de beleza. Porém, para atuar neste segmento, é indispensável ter algum tipo de capacitação em Estética Facial.
São diversas as opções, mas, geralmente, a grade curricular de um curso de Estética Facial inclui disciplinas como anatomia da pele, principais doenças, tratamentos estéticos e técnicas de massagem.
Já a duração de uma formação em Estética Facial varia entre 6 e 24 meses, dependendo da instituição e do formato oferecido. Além do conteúdo técnico, o Esteticista Facial precisa ter outras habilidades, como saber lidar com pessoas e autogestão. Afinal, este profissional tem a possibilidade de trabalhar em vários locais, sendo, portanto, necessário um perfil organizado e proativo.
Continue a leitura para saber mais sobre como funcionam os cursos técnicos de Estética. Boa leitura!
Qual a duração de um curso de Estética Facial?
A duração do curso de Estética Facial varia conforme à instituição de ensino, modalidade e nível:
- Cursos Livres: mais curtos, podem ter entre 20 a 200 horas e focam em sub-áreas da Estética ou em disciplinas específicas;
- Cursos profissionalizantes: com cargas horárias entre 150 e 500 horas e mais abrangentes, esses cursos oferecem conhecimentos mais aprofundados em áreas da estética, como a facial;
- Cursos de Graduação: de nível superior, é possível encontrar a graduação em Estética, Cosmetologia ou áreas relacionadas. A duração é maior e o conteúdo programático se estende à estética como um todo. Ao finalizar a formação, o aluno recebe um diploma de tecnólogo (não existe a opção de bacharelado);
- Cursos de Pós-graduação: aqui a duração também variável, com carga horária entre 12 e 24 meses e são formações para pessoas que já possuem alguma graduação na área de saúde ou afins, mas desejam realizar uma especialização em estética.
É possível encontrar todas essas opções nas modalidades presencial, semipresencial ou EAD. Nas duas primeiras, a presença física do aluno em sala de aula é obrigatória. Portanto, ao optar por esses formatos, é preciso ter disponibilidade para cumprir a carga horária.
Já o EAD proporciona mais flexibilidade, sendo uma excelente opção para pessoas que têm pouco tempo e uma rotina mais intensa.
Escolher um ou outro vai depender dos objetivos e momento profissional do aluno. Para quem deseja se especializar mais rápido na área de Estética Facial e tem pouco tempo disponível, um curso profissionalizante ou livre são boas alternativas.
>> Veja também: Quais os principais procedimentos na área de Estética Facial?
Conheça a grade curricular do curso de Estética Facial da Anhanguera!
O curso de Estética Facial da Faculdade Anhanguera é reconhecido pelo MEC e obteve nota máxima. Trata-se de uma formação voltada para iniciantes e profissionais experientes que desejam se atualizar. Conheça os módulos:
1º Módulo
O primeiro módulo do curso de Estética Facial aborda a avaliação detalhada da pele e suas diversas camadas, como epiderme, derme e hipoderme. Estuda-se a morfofisiologia e histologia dos tecidos e dos anexos da pele, bem como quais exames devem ser realizados para avaliação do tecido cutâneo. Temperatura, o tônus e a espessura do tecido cutâneo são alguns deles.
Os alunos aprendem a identificar e classificar diferentes fisiopatologias da pele, como ceratose, milium, siringoma e xantelasma, dentre outras. Outros conteúdos envolvem técnicas de análise visual com lupa e lâmpada de Wood, além da classificação da pele segundo Fitzpatrick e hidratação cutânea.
O módulo também abrange a anamnese facial, coleta de dados e avaliação das condições da pele. A preparação do ambiente e da cabine para intervenções estéticas, recepção e acomodação do cliente são práticas importantes desta formação. Por fim, são estudadas as teorias do envelhecimento, fatores intrínsecos e extrínsecos, radicais livres e as manifestações clínicas do envelhecimento cutâneo.
2º Módulo
Já o segundo módulo do curso de Estética Facial da Anhanguera aborda os tratamentos para hipercromias, discromias e acromias, com ênfase em ativos despigmentantes e peelings enzimáticos. Os alunos aprendem sobre ionização para clareamento da pele e suas precauções, além da diferença entre cosméticos e cosmecêuticos.
O uso de Leds na Estética Facial é também explorado – os alunos aprendem os principais cuidados, indicações e tipos. Estudam-se fototipos cutâneos, tipos de rugas e a fisiopatologia da acne.
Técnicas e protocolos específicos para o tratamento da acne e outras condições cutâneas estão presentes neste módulo.
3º Módulo
Aqui, o foco está na massagem clássica facial, sua história, evolução, benefícios, indicações, contra indicações e efeitos fisiológicos deste procedimento nos sistemas corporais.
São estudadas as diferentes técnicas de massagem facial, incluindo deslizamento, pressões circulares, amaciamento e pinçamento. A relação da massagem com outras técnicas manuais e as disfunções estéticas faciais também são abordadas.
O módulo cobre a preparação do profissional, postura ergonômica e ética durante a prática. Demonstrações práticas e atendimentos com diversas técnicas de massagem facial são apresentados para capacitar os alunos de forma completa.
4º Módulo
Para ser um Esteticista Facial, tão importante quanto ter uma certificação em Estética, é desenvolver algumas soft skills.
Por isso, o quarto módulo é um bônus que apresenta as habilidades necessárias para o desenvolvimento deste profissional. São exploradas as bases para a autogestão, ajudando os alunos a gerenciar suas carreiras e rotinas de forma eficaz.
Os alunos aprendem a exercitar o sentir e o pensar, promovendo um equilíbrio emocional e mental. O módulo explora uma psicologia voltada para o pleno potencial humano, incentivando o crescimento pessoal e profissional.
Por que escolher a Anhanguera para alavancar sua carreira?
A Faculdade Anhanguera possui mais de 25 anos de atuação e oferece formações em todos os níveis: cursos livres, profissionalizantes, bacharelados, tecnólogos e especializações. Ao todo, são mais de 15 mil professores, entre especialistas, mestres e doutores, formando um corpo docente altamente capacitado.
A instituição conta com mais de 360 cursos com conceito positivo no MEC, sendo 150 deles estrelados no Guia do Estudante. Com opções flexíveis e preços acessíveis, a Faculdade Anhanguera está presente em mais de 22 estados e possui mais de 370 unidades.
Então, conte com a Faculdade Anhanguera para estudar Estética Facial!
O curso livre em Estética Facial capacita os alunos para conquistarem boas oportunidades na área. Na modalidade EAD, estude quando e onde puder, no seu tempo e por um preço que cabe no seu bolso. Clique aqui para saber tudo sobre essa formação!
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?