Gestão Estratégica de Recursos Humanos: o que é e como funciona?

Você já ouviu falar em Gestão Estratégica de Recursos Humanos? Esse conhecimento vem sendo cada vez mais valorizado pelas corporações, e contar com um profissional que domine suas ferramentas faz toda diferença na competitividade do negócio. Então, está na hora de saber um pouco mais sobre a área.

O curso de Gestão Estratégica de Recursos Humanos é o primeiro passo para se preparar para atuar em um mercado que exige cada vez mais diferenciação, posicionamento e… Estratégia! 😎Pessoas são o capital mais importante de uma organização e saber gerenciá-las da maneira correta é indispensável. Quer saber mais sobre esse assunto? Então, fique de olho e não perca nenhum detalhe!

Como funciona a gestão estratégica de RH?

A gestão estratégica de RH é uma perspectiva sobre o modo de administrar um negócio. Seu foco principal está nas pessoas, na qualidade da sua relação com o trabalho e em condições que propiciem segurança e produtividade dentro da empresa.

De modo geral, a gestão estratégica de RH entende que as pessoas são o ativo mais valioso de uma empresa. Suas habilidades, competências e atitudes são, na verdade, o que torna o negócio único e diferenciado. Portanto, é preciso fazer uma boa gestão desses recursos para evitar danos como a perda de colaboradores e a insatisfação das equipes.

Esse tipo de gestão também tem um posicionamento muito mais proativo no que diz respeito à melhoria contínua do ambiente e das relações de trabalho. Em resumo, significa dizer que não é preciso esperar para que um problema aconteça para que ele seja solucionado.

Na cabeça de um gestor estratégico de RH, reina o questionamento: o que pode ser feito aqui para que os colaboradores se sintam ainda mais satisfeitos, seguros e produtivos?

YouTube video

O que resulta dessa pergunta são posicionamentos muito avançados em termos de gestão de pessoas. É o caso de empresas que estão sempre promovendo o crescimento das suas equipes, oferecem ambientes descontraídos, dão autonomia aos times e assim por diante.

Quais são as 4 funções de um RH estratégico?

Existe uma afirmação popular que diz “não faz sentido contratar pessoas inteligentes e dizer a elas o que fazer. Você as contrata para que elas o digam o que deve ser feito”. Essa é uma premissa constante da Gestão Estratégica de Recursos Humanos, que dá liberdade e autonomia aos colaboradores, confiando em suas competências.

É claro que, para isso, é importante ter uma estrutura interna que ajude a manter organização e controle sobre as equipes. Essa estrutura é formulada a partir das 4 funções de um RH estratégico. Veja cada uma delas a seguir e tome nota! ✍️

1. Visão estratégica

A primeira função de um RH estratégico é dominar a missão, a visão e os valores da empresa. É parte importante da função desse setor transmitir essas mensagens em todas as suas ações, por isso, é fundamental ter um alinhamento aí.

Também é relevante ter uma boa compreensão sobre a cultura da empresa, qual é o modelo e as metas do negócio, quais são os principais desafios enfrentados pelos setores e assim por diante. É preciso olhar tanto para o que funciona muito bem na empresa quanto para o que não vai tão bem assim.

O RH é o meio de campo entre os interesses do negócio e os interesses dos colaboradores. Por isso, essa visão “aqui” e “lá” é tão importante. É assim que um profissional de RH estratégico consegue propor melhorias e apresentar resultados positivos.

2. Análise de dados

A segunda função que torna o RH mais estratégico é saber fazer um bom uso de dados. Cada vez mais as empresas estão conectadas, gerando dados o tempo todo. Acompanhar esses indicadores de perto é fundamental para criar interferências mais pontuais e inteligentes. 🔝

Em alguns casos, é possível automatizar a coleta e o tratamento dos dados, ficando sob sua responsabilidade o mero acompanhamento dos dashboards e a análise dos resultados. Isso pode gerar insights valiosos para o trabalho diário, impulsionando a produtividade dos times e adotando intervenções inteligentes.

3. Liderança

A liderança também é uma função indispensável de um RH estratégico. Como você viu, é muito importante que os colaboradores tenham autonomia e liberdade para colocar seus conhecimentos em prática. Mas tudo isso regido por uma excelente e inspiradora liderança. 🚀

É fundamental que os líderes sejam aptos a alinhar cada movimento aos objetivos do negócio e que, ao mesmo tempo, mantenha-se disponível para ajudar os liderados com o que precisarem. Um posicionamento acertado nesse sentido aumenta o engajamento das equipes e, ainda por cima, eleva a motivação com a empresa.

4. Tecnologia

Se a análise de dados é importante para um RH estratégico, o uso de tecnologia também é. As ferramentas de integração digital são fundamentais para poupar diversos esforços, manter as pessoas informadas e aumentar a acuracidade geral dos dados do negócio.

Por isso, não pense na tecnologia só como uma maneira de automatizar tarefas repetitivas, afinal, ela vai bem além disso. Use essa ferramenta à disposição para qualificar decisões, aumentar o alinhamento com as metas e gerar soluções realmente relevantes.

Como se capacitar para atuar nessa área?

Quem quer ser um líder em Gestão Estratégica de Recursos Humanos precisa estar preparado para trabalhar algumas habilidades pessoais de forma constante. Por isso, tenha em mente que você precisará de:

  • experiência corporativa — um líder precisa ter vivência na empresa e com equipes, principalmente para entender e tratar com diferentes perfis de liderados;
  • proatividade — como líder estratégico de RH, você precisa ser o fator acelerador de mudanças nesse ambiente;
  • alinhamento à cultura — também será de sua incumbência fazer a gestão da cultura organizacional, criando uma imagem sólida para o negócio;
  • capacidade analítica — saber lidar com dados e com pessoas é fundamental. Esses serão norteadores para as suas decisões.

Pronto para atuar em RH? Tudo começa na Anhanguera!

É claro que isso tudo é construído com experiência prática e conhecimentos teóricos. E o curso de Gestão de Recursos Humanos é um passo fundamental! Ele vai proporcionar ferramentas práticas e ajudar a trabalhar suas habilidades pessoais. 🤩

Está preparado para dar um impulso na sua carreira? Então, inscreva-se no vestibular de Gestão de RH na Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.