Gestão de Eventos: o que é e como atuar na área?

gestão de eventos

No geral, as pessoas que prestigiam um evento não se dão conta de todos os pormenores envolvidos na organização daquele acontecimento. Porém, outros se interessam justamente por essa etapa dos bastidores — a Gestão de Eventos.

Essa atividade envolve várias tarefas e também está muito relacionada com um bom planejamento e análise de eventos. Além de satisfazer o contratante, ainda é preciso proporcionar a melhor experiência aos participantes. Quer saber mais sobre a área e carreira? Então, vamos conferir! 🚀

O que é Gestão de Eventos?

Gestão de Eventos é a atividade responsável por organizar e planejar todas as ações necessárias para que um evento aconteça. Isso inclui desde a contratação de serviços, a locação de equipamentos, a divulgação do evento e muito mais.

Também é importante estar atento ao fato que, ao contrário do que estávamos acostumados, hoje os eventos acontecem em diferentes formatos. Além de presenciais, muitos deles são completamente online ou ainda em formato híbrido — parte presencial, parte online. 💻

Para que tudo aconteça da melhor maneira, é o gestor de eventos quem deve se preocupar com:

  • definição dos objetivos do evento;
  • escolha do melhor local e da melhor data;
  • serviços necessários para o evento;
  • realização da gestão de prazos;
  • controle financeiro; 🔢
  • divulgação e vendas;
  • análise dos resultados do evento.

O que é preciso para atuar na área de Gestão de Eventos?

Você deve presumir que cuidar de todos esses detalhes não é tão simples. Além de ter vários contatos e ser bem relacionado com eles, ainda é fundamental ter o conhecimento técnico sobre as melhores ferramentas e estratégias para fazer um evento acontecer com maestria.

gestão de eventos

Por isso, quem quer trabalhar com a Gestão de Eventos deve investir em uma qualificação na área. Nesse sentido, a melhor recomendação é buscar um curso superior e, depois, especializações que vão diferenciar o seu posicionamento no mercado.

Também é interessante apresentar características e habilidades pessoais fundamentais no dia a dia da profissão. A capacidade de liderança é uma delas, já que o gestor vai precisar coordenar as equipes rumo a um objetivo em comum.

É sua a incumbência de orquestrar os prestadores de serviços terceirizados, as agências contratadas e até mesmo os freelancers. Portanto, ter boa organização e a capacidade de liderar de forma motivadora é importantíssimo. ✌🏽

Também existem diversos cursos livres que podem ajudar a desenvolver capacidades pontuais:

  • comunicação eficaz;
  • liderança;
  • networking;
  • relacionamento interpessoal;
  • inteligência emocional;
  • gestão de vendas;
  • gestão de fornecedores;
  • marketing;
  • entre outros.

Quais são as vantagens e como está o mercado?

O mercado de Gestão de Eventos é diversificado e apresenta grande demanda. Além daqueles eventos tradicionais que acontecem durante o ano todo — casamentos, aniversários, formaturas —, ainda existem as sazonalidades e os nichos específicos.

Há quem prefira se especializar na Gestão de Eventos públicos, por exemplo. Outros, preferem organizar eventos de grande porte, como shows, competições, apresentações coletivas e assim por diante. A verdade é que sempre existe demanda, você só precisa escolher um nicho e se tornar muito bom nele. 😎

Quem preferir pode criar a própria casa de eventos, bem delimitada quanto ao público que quer atender. Um exemplo muito comum são as casas de evento infantil, que elaboram festas de aniversário, batizados, chás de revelação e eventos em geral para esse público. 🎂🍼

A especialização em Gestão de Eventos também é uma ótima oportunidade para quem já atua dentro de uma grande companhia e quer se responsabilizar por um setor interno de eventos. Dessa forma, torna-se uma maneira de evoluir na empresa sem precisar abrir mão de uma carreira com carteira assinada, por exemplo.

A tendência é que os eventos aconteçam cada vez de maneira mais nichada, o que abre um grande leque de possibilidades de atuação. Se cada profissional da área se dedicar a ser um excelente gestor de eventos dentro do seu nicho, o mercado comportará demanda para todos.

Qual a faculdade ideal para quem quer atuar no segmento?

É verdade que o gestor de eventos pode ser um profissional que está migrando de outras áreas de atuação, como Comunicação Social ou mesmo Administração. Mas há quem opte por começar sua jornada profissional diretamente pelo curso.

Nesse caso, você pode recorrer à graduação como Tecnólogo em Gestão de Eventos. Nesse curso superior, você vai aprender o “beabá” de como montar o evento, desde o planejamento até a captação das informações sobre o seu desempenho, depois do fim. Além disso, terá a oportunidade de aprender cerimônias, normas e gestão de carreira.

Aprenderá igualmente fundamentos de informática, marketing, psicologia e outras áreas que interferem nos resultados obtidos. Isso tudo, é claro, somado a diversas horas de prática, que proporcionarão uma noção maior do mercado de trabalho real desse profissional.

Já quem tem diploma de outro curso superior pode experimentar a migração por meio de cursos livres em gestão de eventos e em áreas complementares.

gestão de eventos

Porém, é bem mais vantajoso considerar um diploma de segunda graduação — afinal, o Tecnólogo em Gestão de Eventos é um curso superior mais rápido, de 2 anos (4 semestres). Dependendo da sua primeira graduação, é possível aproveitar disciplinas já cursadas e concluir a faculdade em menos tempo.🔝

Se quer ser um excelente gestor de eventos, está na hora de começar a pensar no futuro da sua profissão. O primeiro passo é investir na formação superior, 👩‍🎓que vai proporcionar todo o conhecimento básico para começar a atuar na área. Depois, direcione seus aprendizados de acordo com o nicho escolhido, sempre investindo no seu aperfeiçoamento e no desenvolvimento de novas habilidades.

Faça Gestão de Eventos na Anhanguera!

Não se esqueça de se manter de olho nas tendências da área. Dominar diferentes ferramentas tecnológicas, por exemplo, é muito importante — ainda mais devido à tendência de eventos online e híbridos. Da mesma maneira, é fundamental participar de palestras e de workshops que abordem essas principais tendências. Tudo isso você consegue durante a formação aqui da Anhanguera! 😎

E se quiser ir além, mantenha-se sempre na postura de um bom aprendiz. Observe os detalhes dos eventos dos quais você participa e capte ideia e insights úteis.

Gostou do conteúdo sobre Gestão de Eventos? Quer começar na área? O primeiro passo é este aqui: inscreva-se no vestibular online da Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.