Pesquisar

O que faz um gerente de Comércio Exterior e como se tornar um?

Tornar-se um gerente de comércio exterior (Comex) é um objetivo comum a vários profissionais que atuam com negócios internacionais. No entanto, é um cargo que demanda uma boa bagagem de experiência trabalhando com importação e exportação, além de habilidade de liderança — tanto com equipes brasileiras quanto com times internacionais.

Para entender melhor sobre essa ocupação e como melhorar suas chances de chegar nela, continue lendo e veja o conteúdo completo que preparamos!

O que é um gerente de comércio exterior?

É um profissional que planeja, supervisiona e coordena atividades de comércio exterior em uma empresa. Ele pode liderar uma equipe com assistentes, analistas, coordenador etc. de comércio internacional ou de importação e exportação. Costuma atuar diretamente em negociações com clientes e em parcerias, reportando-se para o diretor comercial da empresa.

Também fazem parte do seu escopo de atividades a aprovação de cotações de fretes em diferentes modais, o aceite de novos colaboradores que comporão sua equipe e a distribuição de atribuições a seus liderados. Portanto, trata-se de um profissional com muitas responsabilidades.

Ele precisa gerenciar processos a fim de assegurar que prazos negociados com clientes nacionais e internacionais sejam cumpridos. Dependendo da empresa em que atua, precisará gerenciar colaboradores de diferentes nacionalidades, o que demanda certo conhecimento de culturas diferentes.

Além disso, costuma ser alguém que conhece diferentes idiomas e temum perfil multidisciplinar. Isso significa que precisa saber política internacional, economia, legislação aduaneira local e dos países com os quais faz negócio, entre outros assuntos. Logo, precisa estar em constante atualização e em contato com novidades, especialmente dos países com os quais a sua empresa faz comércio.

Quais são as suas principais funções dentro de uma empresa?

Ele é encarregado de gerir a equipe de comércio exterior e os processos de importação e exportação, em conformidade com as estratégias e a política da organização.

De maneira específica, veja, adiante, algumas de suas atribuições principais!

Gerenciar os processos de importação e exportação

Processos de comércio exterior carregam particularidades que poucas outras organizações têm, como a necessidade de adequar parte do funcionamento da empresa e as suas estratégias a mais de uma legislação. Isso porque ao comprar, vender ou intermediar negócios a companhia precisa respeitar normas, regulamentos e leis de diferentes países — o que requer observar tratados, parcerias e acordos comerciais.

Caso contrário, poderá ter problemas no envio ou no recebimento de mercadorias, as quais podem ser retidas e até perdidas (como no caso de perecíveis). Dessa forma, é o gerente um dos principais responsáveis por verificar se os procedimentos da empresa estão em conformidade com normas mercantis, fiscais e alfandegárias de cada país.

Além disso, precisa lidar com dinâmicas de logística internacional, como escolha de modais de transporte, gestão de armazenagem e sistemas integrados, despesas de transporte etc.

Analisar cenários e tendências

As conjunturas socioeconômicas, geopolíticas e culturais dos países podem impactar os negócios realizados com empresas e outras entidades localizadas neles. Por isso, o gerente de comércio exterior precisa ficar atento a esses aspectos, bem como a tendências que podem favorecer ou prejudicar as operações da organização em que ele atua.

A partir disso, poderá traçar cenários ou analisar as perspectivas apresentadas, fornecendo apoio tático e gerencial à diretoria para que os rumos da empresa sejam definidos. Por exemplo, se a situação social e jurídica de um país fornecedor de um insumo se deteriora, pode ser preciso buscar outra nação e encerrar operações no primeiro.

Na área de agropecuária, um surto de alguma enfermidade em animais ou plantas pode levar ao cancelamento de pedidos internacionais. Isso demandará ações de contenção de crises e de reorganização das operações em andamento.

Desenvolver estratégias de negócios

O gerente de comércio exterior também atua na elaboração de estratégias de negócios para conseguir novos fornecedores, conquistar clientes e adentrar mercados.

Por isso, é importante ter boa capacidade de negociação para conseguir construir e manter conexões com indivíduos de regiões distintas do planeta, enquanto divulga e promove serviços e produtos. Basicamente, ele atua como representante da empresa em que trabalha.

Por que esse cargo é tão desejado?

Podemos começar pela remuneração para esse cargo, que é bem atrativa. Atualmente, o salário médio de um gerente de comércio exterior é de R$ 12.000,00*, segundo o portal Glassdoor. Some-se a isso eventuais benefícios e extras dados pela empresa.

Além disso, o cargo possibilita muitas vivências no exterior, a depender da empresa, do seu porte e dos países com que faz negócio. Assim, pode-se demandar deslocamentos internacionais do gestor de comércio exterior para visitar clientes, encontrar fornecedores e fechar acordos.

O que é preciso para ocupar o cargo de gerente de Comex?

Existem competências importantes para o gestor de comércio exterior, como a habilidade de liderança considerando eventuais divergências culturais de seus liderados.

Também é preciso ser multidisciplinar, saber vários idiomas e ter boa comunicação. Ainda é necessário contar com certa experiência lidando com processos de importação e exportação e conhecer adequadamente a legislação brasileira e a de outros países.

Se você deseja ser um gestor de Comex, lembre-se de que precisará adquirir esses conhecimentos e competências. Nesse caso, você poderá começar essa jornada com uma faculdade de Comércio Exterior.

Aliás, em termos de formação, um gerente de comércio exterior pode ser alguém com curso superior de Comércio Exterior. No entanto, ele também pode vir das áreas de Administração, Economia ou Logística.

Dependendo do caso, esse profissional pode ter feito uma faculdade não tão relacionada à gestão empresarial, porém depois ter cursado alguma especialização em Comex, inclusive, um MBA. Por exemplo, um engenheiro que se tornou gestor de comércio exterior em uma indústria química ou de siderurgia que exporta seus produtos.

Que tal começar sua carreira em Comex?

A faculdade de Comércio Exterior da Anhanguera vai te ajudar a iniciar a carreira na área de Comex, colaborando com a capacitação necessária para você se tornar um gestor no futuro. E se já atua nesse campo, as chances de se tornar um gerente de comércio exterior serão, com certeza, ampliadas!

Ficou interessado nesse curso? Aproveite e inscreva-se em nosso vestibular online!

*Sujeito a mudanças.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Banner "Pod Universitário" o novo podcast da Anhanguera.