Descubra as 4 principais funções do historiador!

Área de atuação em História

Ainda não sabe qual é a função do historiador? Neste artigo tiramos as suas dúvidas e mostramos as principais áreas de atuação desse importante profissional. 

Se você está de olho no curso de História, este post também vai te ajudar a decidir qual é a melhor opção para sua carreira acadêmica. Vamos lá? 

1. Ensinar em escolas

Ser professor é a função do historiador mais tradicional no mercado. Com a formação em História você pode ensinar em escolas, desde o ensino fundamental, até o ensino médio. Se você adora lidar com jovens e adolescentes, essa é uma ótima oportunidade! 

Os professores de História tem como objetivo ensinar conceitos interdisciplinares, além de trazer à reflexão eventos do passado, assim como relacionar esses eventos com situações do presente. Mas olha lá! Não se trata apenas de conhecer datas históricas, o professor de História também tem forte papel social, pois ajuda na formação crítica de seus alunos. 

Então, se você curte debates, possui uma boa oratória e gosta de investigar a sociedade, aposte nesta carreira! ? Para atuar como professor você precisa optar pela licenciatura, cuja duração média da faculdade de História é 4 anos. Além disso, com o mestrado você também pode lecionar em universidades. ?‍? 

2. Atuar em centros históricos e culturais

Como você já deve ter pensado, trabalhar em museus é uma área de atuação muito comum dos historiadores. Isso porque o profissional bacharel em História, além de dominar o manuseio de artefatos históricos, possui diversos conhecimentos sobre cultura, arte, Filosofia e Sociologia. 

Da mesma forma, o historiador está apto a trabalhar em exposições culturais, como galerias de artes. Assim como também em acervos históricos, que colecionam documentos, fotografias, livros, artesanatos e vários outros objetos. 

É comum também que o historiador trabalhe em bibliotecas, sendo responsável pela organização e classificação de livros e arquivos digitais. 

O profissional de História pode atuar tanto em instituições públicas quanto privadas. Além disso, este profissional também pode exercer a função de curador. Dessa forma, ele atua como curador de museus de obras de artes, conservando as suas coleções. Já pensou em ser um defensor da cultura nacional e mundial? Que top, não? ?♥

3. Ser conteudista de material didático

Embora não seja tão comentado, o formando em História tem diversas oportunidades na criação de conteúdos didáticos. Além das salas de aula, o profissional licenciado em História pode trabalhar em editoras de livros didáticos, sendo responsável por escrever conteúdos educacionais. 

Para isso, é importante que o profissional conheça bem os eventos históricos, domine a escrita, conheça os métodos pedagógicos e as bases da PNLD. Dessa forma, o historiador pode produzir livros para distribuição em escolas públicas e privadas. E se você gosta de revisar e editar textos, pode atuar também como editor e preparador de livros. ?

Além disso, com o crescimento dos cursos à distância, você também pode trabalhar criando materiais digitais para o EAD. Para isso, existem diversas universidades com oportunidades de trabalho.

4. Fazer pesquisas científicas

Outra área de atuação em História é no ramo acadêmico. Nesta área, o historiador tem a função de fazer pesquisas científicas em universidades. Ademais, você pode atuar em centros de pesquisa públicos ou privados. 

Esta é uma área muito procurada por diversos formandos em História. Por meio do doutorado, você também consegue obter salários bem vantajosos nas universidades. 

Quer exercer a função de historiador?

YouTube video

E aí, agora que você já sabe qual é a função do historiador e as suas diversas possibilidades de atuação, que tal meter a cara nos livros? ??

Para ser um excelente estudioso da área, você precisa escolher a faculdade certa! A Faculdade de História da Anhanguera é credenciada pelo MEC e possui docentes especializados e com muita vivência acadêmica. 

Além disso, você pode optar pelo formato presencial ou EAD, podendo estudar sem sair de casa. 

A Anhanguera também oferece diversas bolsas de estudo, como Bolsa Transferência, Bolsa Primeiro Semestre e Bolsa Incentivo. Desse jeito, fica fácil estudar, né? ?

Aproveite essa chance e inscreva-se para o vestibular da Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.