Área de atuação em História: veja 4 opções que você não cogitou

Área de atuação em História

A escolha de uma graduação pode ser um grande desafio. No entanto, há quem saiba a profissão que deseja seguir desde cedo. Algumas pessoas gostam tanto de aprender sobre a sociedade e seu passado que resolvem fazer o curso de História!

Essa profissão é muito ampla e cheia de conhecimentos. Além de o aluno poder optar pelo Bacharelado ou Licenciatura, durante a faculdade ele conhece as principais áreas de atuação em História para entender qual a melhor opção para sua carreira.

E aí, ficou interessado e quer saber o que faz um historiador? Então, continue a leitura!

Historiografia corporativa

Uma atuação do historiador pouco conhecida é de historiografia corporativa. Pense em uma campanha publicitária que aborde um conhecimento histórico. Sem a orientação adequada, muita coisa pode sair errada. A mesma ideia vale para o desenvolvimento de coleções, produtos e intervenções.

Assim, os profissionais são responsáveis por proporcionar uma maior responsabilidade social para as marcas. É possível atuar tanto em tempo integral ou como uma atividade complementar de outro emprego.

Consultor de produções culturais

Minisséries históricas, filmes de época e livros que retratam sobre a antiguidade. Tudo isso serve para entreter as pessoas. Contudo, é essencial que a narrativa esteja de acordo com o período em que se passa, certo?

Então, como garantir a precisão e a veracidade das informações? Com o auxílio de um historiador! O consultor de produções culturais é um dos principais empregos para quem é formado em História, e o profissional realiza a consultoria de músicas, peças, livros e filmes.

Com o que foi aprendido durante o curso, ele valida os dados e oferece orientações para que as produções apresentem informações coerentes.

Analista de meios de comunicação

Uma das profissões alternativas para quem se forma em História é o de analista de meios de comunicação. Nesse caso, o historiador atua como colunista ou comentarista para diversos meios de comunicação. No momento de debater sobre uma parte da história, você será o responsável por isso.

A mesma ideia vale para o desenvolvimento de artigos com análises sobre o cenário atual. Com tantas fakes news, os profissionais que esclarecem os temas relevantes encontram muito espaço, principalmente em revistas, jornais, impressos, TV e rádio.

Gestão de coleções e documentos

Uma das novas profissões que o historiador pode se aventurar é atuando com a gestão de coleções e documentos. Nesse caso, o profissional deve entender como museus que apresentam recursos como som e imagem mantêm a organização das exposições.

Em ambientes como esse ou em órgãos públicos, essa atuação é fundamental. Embora exista a função de arquivista, em muitos casos o historiador é contratado para ajudar no processo. O formado na área também pode cuidar de coleções particulares e públicas, fazendo com que as peças ganhem um valor maior agregado.

Como vimos, o curso de História oferece aos profissionais encontrarem diversas áreas de atuação. Para se dar bem no mercado de trabalho e conquistar as melhores oportunidades, é essencial investir na formação. Assim, escolha uma faculdade que ofereça vantagens exclusivas, impactando diretamente no sucesso profissional.

A Anhanguera é uma das instituições mais reconhecidas e uma das faculdades com maior empregabilidade, que proporciona um ensino de qualidade aos seus alunos. Veja os nossos diferenciais:

  • Trilhas de Carreira, conteúdos extracurriculares que ajudam o estudante a desenvolver habilidades;
  • corpo docente especialista no assunto e atuante no mercado;
  • infraestrutura de qualidade, com salas de aula multimídia e laboratórios de ponta;
  • formas de ingresso facilitadas.

Agora é com você!

Agora que já conhece as áreas de atuação em História, saiba que é importante estudar em uma boa faculdade para desenvolver as habilidades que o mercado exige. Por isso, não deixe de considerar uma instituição de ensino que valoriza os conhecimentos dos alunos!

Gostou de conhecer as áreas da História e quer estudar em uma ótima faculdade? Então, inscreva-se no vestibular online da Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.