Curso de Serviço Social: Saiba tudo sobre a faculdade

Mulher ouvindo idoso e anotando informações em caderno

Responsável pela garantia dos direitos dos cidadãos, o assistente social é o profissional que conclui a graduação em Serviço Social. E diante tantas desigualdades existentes no Brasil, essa profissão tem um vasto mercado de atuação.

Para você que tem interesse em saber mais sobre essa faculdade, elaboramos esse post com orientações que irão te ajudar a entender os principais ensinamentos e possibilidades de carreira em Serviço Social. 

Boa leitura.

Como é o curso de Serviço Social?

O curso de Serviço Social é do campo das Ciências Humanas, uma área que se preocupa com a coletividade e a integração das pessoas na sociedade.

Com duração de quatro anos, esse Bacharelado é oferecido nas modalidades presencial, semipresencial e EAD.

O profissional formado em Serviço Social, atua no combate às desigualdades da sociedade e na solução para melhorar as condições de vida de crianças, adolescentes e adultos em situação vulnerável.

Ele é responsável por garantir que os direitos básicos sejam acessíveis para a população. Afinal, segundo o próprio Art. 5º da Constituição Federal do Brasil:

Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.

Sabemos que na prática não é bem assim, mas para os profissionais que querem ajudar a mudar essa realidade, é no curso de Serviço Social que ele encontrará condições para se tornar um profissional capacitado e pronto para atuar nos problemas sociais.

Assistente social ouvindo adolescente em sala
O profissional de Serviço Social atua em várias áreas, por exemplo, com adolescentes

Quais os tipos de Graduação em Serviço Social?

A graduação em Serviço Social é oferecida pelas instituições de ensino no tipo Bacharelado.

Bacharelado em Serviço Social

O Bacharelado em Serviço Social tem 8 semestres de duração e é composto por 2 ciclos de formação.

Básico: disciplinas generalistas como Antropologia, Filosofia e Sociologia.

Específico: disciplinas de caráter específico e técnico como Fundamentos das Políticas Sociais, Ciência Política e Instrumentalidade em Serviço Social.

Licenciatura em Serviço Social

Para Serviço Social não existe um curso de licenciatura. Para os profissionais que desejam dar aula, as opções mais indicadas são buscar uma pós-graduação para especialização e uma formação pedagógica.

Tecnólogo em Serviço Social

Atualmente não existe Tecnólogo em Serviço Social. Nesse formato, os cursos possuem uma grade curricular mais específica e direcionada a preparar rapidamente o profissional para ingressar no mercado de trabalho.

Por isso, nos cursos tecnológicos, não encontramos matérias generalistas, e sim aulas mais práticas focadas na área de atuação à qual o curso pertence. E para graduações como o curso de Serviço Social, a grade curricular é repleta de disciplinas teóricas, o que exige maior tempo de estudo.

Professor dando aula para jovens
No bacharelado, o aluno tem disciplinas como Antropologia

O curso de Serviço Social é bom?

O curso de Serviço Social tem como finalidade desenvolver profissionais aptos a identificar as demandas da sociedade relacionadas a direitos humanos e políticas públicas, elaborar programas e políticas sociais e orientar a população na busca de seus direitos.

O curso de Serviço Social foi regulamentado no Brasil em 1957, em um momento de ebulição do processo de industrialização, onde havia a necessidade de destinar auxílio aos trabalhadores, desempregados e outras pessoas da sociedade.

Atualmente, com as mudanças nas dinâmicas do mercado de trabalho, os assistentes sociais estão bem focados na busca pela garantia de direitos e qualidade de vida dos cidadãos. É um serviço que auxilia na valorização humana e nas interações sociais.

O curso de Serviço Social é aprovado no MEC?

A graduação em Serviço Social é, sim, aprovada pelo MEC, mas é fundamental consultar se a instituição de ensino que você quer escolher tem autorização para oferecer esse curso.

Ser aprovado pelo MEC é requisito essencial para o seu diploma no curso de Serviço Social ser respeitado no mercado de trabalho. É esse selo de aprovação que irá garantir a validade do diploma em todo território nacional, comprovando que o curso realmente atende o padrão de qualidade exigido pelos órgãos reguladores. 

Prédio do Ministério da Educação
O MEC é o responsável por aprovar os cursos, o que permite a validade do diploma

Aprovação do curso de Serviço Social no Mercado

O curso de Serviço Social tem grande aprovação no mercado. A atuação de profissionais especializados nessa área é imprescindível para a sociedade, principalmente no Brasil, que se caracteriza pela desigualdade de renda e necessita de políticas de inclusão e de acesso da população aos serviços básicos. 

Em geral, o Assistente Social atua em entidades estatais, onde os salários são em média maiores que na iniciativa privada. Os salários podem variar de acordo com as regiões do país, especialização e tipo de empregador.

Qual o perfil ideal do aluno de Serviço Social?

O perfil ideal do aluno de Serviço Social é de uma pessoa que goste de ler, de analisar fatos e tenha um olhar crítico das mazelas sociais.

É importante o estudante gostar de lidar com pessoas e ter entusiasmo para ajudá-las, principalmente as que vivem em vulnerabilidade social.

Portanto, não há espaço para preconceitos ou diferenças de classes. O assistente social sempre se deparará com situações adversas e precisa estar preparado para encontrar as soluções adequadas.

Família moradora de rua em praça
Quem pretende fazer o curso deve querer ajudar pessoas, como as que se encontram em situação vulnerável

Personalidade do aluno da área de Serviço Social

Para ser um profissional de excelência nessa área, é imprescindível ser humanista, proativo, detalhista, justo e responsável, e ter pensamento crítico e reflexivo. Boa comunicação para resolver conflitos e empatia para entender o sofrimento e as dificuldades humanas, também são características essenciais.

Assim, quem tem ética, espírito de amor ao próximo e acredita na mudança das pessoas tem grande chance de se sair bem na profissão.

É fundamental ainda se manter sempre atualizado com relação ao cenário global em seus diversos aspectos e ter habilidade para mediar conflitos. Trabalho em equipes multidisciplinares será uma constante em toda sua trajetória acadêmica e profissional. 

Mulher segurando a mão de outra pessoa em gesto de apoio
Empatia é um dos requisitos para quem quer fazer Serviço Social

Rotina de estudos para quem estuda Serviço Social

A rotina de estudos durante o curso de Serviço Social pode variar de acordo com a grade das matérias de cada semestre e com a modalidade das aulas (presencial, semipresencial ou EAD). 

Para atuar na profissão, é preciso fazer um estágio supervisionado, elaborar um trabalho de conclusão de curso (TCC), além de apresentar trabalhos que valorizam a reflexão e o espírito crítico. 

Dessa maneira, o curso mescla atividades teóricas e práticas. Além disso, após concluir o ensino superior em Serviço Social, o aluno ainda precisa obter o registro no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS). 

Entre as disciplinas existentes, há espaço garantido para as discussões filosóficas, antropológicas, sobre Direitos Humanos, família, políticas públicas, entre outras.

Homem com pilha de cestas básicas
No curso, os alunos discutem e aprendem sobre políticas públicas

Quais as modalidades de estudo para Serviço Social?

O curso de Serviço Social pode ser encontrado em três modalidades de ensino: presencial, semipresencial e EAD. Confira as diferenças entre elas:

Curso de Serviço Social Presencial

No curso de Serviço Social presencial o aluno comparece diariamente na universidade, acompanha as aulas em sala de aula, participa das atividades complementares e tem contato direto com professores e colegas.

Os horários das turmas são fixos, os valores das mensalidades são maiores devido aos custos das instalações físicas e há disciplinas teóricas e práticas de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Curso de Serviço Social no modelo Semi Presencial

A faculdade de Serviço Social semipresencial é feita de forma híbrida. A maioria das aulas são online, com a necessidade de se dirigir até a faculdade algumas vezes para realização de aulas práticas, que possibilita ao aluno usufruir também de alguns benefícios que uma graduação presencial oferece.

Curso de Serviço Social EAD

A graduação em Serviço Social EAD é 100% online. Com o progresso da tecnologia e a criação de plataformas digitais de aprendizagem, tornou-se possível que faculdades credenciadas pelo MEC (Ministério da Educação) oferecessem novas modalidades de ensino, e a modalidade EAD virou realidade também para a faculdade de Serviço Social.

Essa modalidade passou a ser muito buscada nos últimos anos, principalmente por consequência da pandemia do coronavírus. As aulas são gravadas e há plantões para retiradas de dúvidas com os professores. Dessa forma, o aluno tem flexibilidade para escolher quando e onde estudar.

Jovem garota estudando em casa com computador
No curso EAD, uma das vantagens é a flexibilidade

Qual a duração e as matérias do curso de Serviço Social?

A faculdade de Serviço Social tem duração de 8 semestres, ou seja, 4 anos. A carga horária total da graduação é de 2.950 horas, divididas entre disciplinas práticas e teóricas, atividades complementares, trabalho de conclusão de curso e estágios curriculares. 

As matérias do curso de Serviço Social são distribuídas da seguinte forma:

1º semestre

  • Formação Social, Histórica e Política do Brasil;
  • Antropologia;
  • Ciência Política;
  • Optativa I.

2º semestre

  • Introdução a Filosofia;
  • Fundamentos Históricos Teóricos e Metodológicos do Serviço Social;
  • Economia Política;
  • Optativa II.

3º semestre

  • Administração e Planejamento de Serviço Social;
  • Políticas Sociais no Brasil;
  • Fundamentos das Políticas Sociais;
  • Psicologia Social – Noções Introdutórias;
  • Projeto de Extensão I – Serviço Social;
  • Legislação Social e Direitos Humanos.

4º semestre

  • Fundamentos Históricos Teóricos e Metodológicos do Serviço Social II;
  • Ética Profissional em Serviço Social;
  • Estatística e Indicadores Sociais;
  • Comunicação na Prática do Assistente Social;
  • Seminário de Estágio;
  • Pesquisa Social e Oficina de Formação.

5º semestre

  • Estágio Supervisionado I – Serviço Social;
  • Fundamentos Históricos Teóricos e Metodológicos do Serviço Social III;
  • Pensamento Científico;
  • Projeto de Extensão II – Serviço Social;
  • Gestão Social e Análise de Políticas Sociais;
  • Processo de Trabalho e Instrumentalidade do Serviço Social.

6º semestre

  • Estágio Supervisionado II – Serviço Social;
  • Trabalho e Sociabilidade;
  • Serviço Social na área da Educação;
  • Políticas de Inclusão e Ações Afirmativas;
  • Serviço Social na Área da Saúde, Previdência Social e Assistência Social;
  • Conexão Sem Barreiras em Saúde.

7º semestre

  • Serviço Social e Terceiro Setor;
  • Classes e Movimentos Sociais;
  • Trabalho de Conclusão de Curso;
  • Estágio Supervisionado III – Serviço Social;
  • Direito, Proteção e Inclusão Social;
  • Projeto de Extensão III – Serviço Social.

8º semestre

  • Políticas Setoriais;
  • Questão Social e Serviço Social;
  • Sociedade Brasileira e Cidadania;
  • Optativa III;
  • Optativa IV.
Professora dando aula em faculdade
Ciência Política é uma das matérias do curso

Quais as possibilidades de especialização em Serviço Social?

Em Serviço Social existem muitas possibilidades de especialização. A competitividade faz parte do mundo do trabalho, e isso exige dos profissionais diferenciais para se destacar.

Cada especialização oferece oportunidades únicas, permitindo que os profissionais escolham caminhos que se alinhem aos seus objetivos de carreira.

Abaixo listamos algumas das principais áreas de especialização em Serviço Social.

Serviço Social e Gestão de Projetos Sociais

O Serviço Social e a Gestão de Projetos Sociais podem ser combinados para abordar problemas sociais de maneira mais organizada e orientada a resultados.

O Serviço Social é uma profissão que se concentra na promoção do bem-estar social, já a Gestão de Projetos Sociais, é uma abordagem estratégica que envolve o planejamento, implementação e monitoramento de programas e projetos que abordam questões sociais específicas.

Para os profissionais formados em Serviço Social, se especializar em gestão de projetos pode ajudar a definir e traduzir metas sociais em ações tangíveis, garantindo que os recursos sejam usados de maneira eficaz para promover mudanças sociais positivas.

Gestão Social: Políticas Públicas, Redes e Defesa de Direitos

A especialização em Gestão Social, qualifica os profissionais da área para aprimoramento das funções pertinentes à formulação, gestão, execução e avaliação das políticas sociais e de defesa de direitos na contemporaneidade social, cultural e política da realidade brasileira.

Essa especialização destina-se principalmente aos profissionais que buscam desenvolver habilidades nas áreas de gestão de políticas, programas e projetos sociais. Que pretendem atuar, ou já atuam, em Conselhos de Assistência Social, de Defesa dos Direitos do Idoso, Criança, Adolescente ou Pessoas com Deficiência, em Conselhos Tutelares ou áreas similares.

Serviço Social na Educação 

Para os formados em Serviços Social, é possível também se especializar na área da Educação. 

Essa especialização é voltada para Assistentes Sociais que atuam no espaço sócio ocupacional da educação básica, e que desejam desenvolver habilidades teóricas e práticas voltadas ao atendimento direto ao público do sistema educacional, como as famílias, as escolas e espaços institucionais. 

Serviço Social e Saúde Mental 

Na especialização do Serviço Social em Saúde Mental, o profissional busca compreender as teorias e metodologias da área, para se aprofundar nos fundamentos das políticas públicas em saúde mental e as inter-relações com a assistência social. 

Assim é possível criar e analisar estratégias para enfrentar problemas sociais como o uso de álcool e drogas, além de ações voltadas a prevenção ao suicídio na rede de atenção psicossocial. 

Mulher ouvindo garota adolescente deitada em sofá
Uma das áreas de especialização de Serviço Social é a de saúde mental

Quais as principais áreas para recém-formados em Serviço Social? 

O mercado de trabalho para recém-formados em Serviço Social é bem amplo e diversificado. É importante reafirmarmos a necessidade do registro no CRESS para a atuação ser efetivada.

Entre os locais que têm alto índice de empregabilidade, podemos citar o serviço público, principalmente por meio dos concursos públicos, seja na esfera municipal, seja estadual, seja federal. 

Assim, o profissional poderá atuar na Previdência Social, secretarias de Assistência Social, asilos etc. Essas são as melhores oportunidades de trabalho, mas elas vão além. Veja algumas opções. 

Educação

O assistente social atua na área da educação na busca por bolsas de estudo para alunos carentes e também no auxílio para que os estudantes consigam financiamentos. 

Também pode auxiliar famílias a encontrar vagas em creches e em escolas para crianças sem auxílio educacional e também em comunidades indígenas, ONGs (Organizações Não Governamentais), movimentos LGBTQI+ etc. 

Empresas

O assistente social também tem um mercado aberto na iniciativa privada. Dentro das empresas, atua em programas educativos, de valorização da qualidade de vida e também de saúde. 

O profissional elabora eventos que enfatizem a segurança no trabalho, melhorando os relacionamentos e o bem-estar. 

E ainda atende colaboradores que estejam passando por alguma dificuldade, direcionando para o melhor tratamento. 

Três mulheres reunidas em escritório
Em empresas, o assistente social colabora com o bem-estar e a segurança do trabalho

Saúde

Na área da saúde, quem faz a faculdade de Serviço Social pode trabalhar em comunidades terapêuticas, em centros de atendimento a dependentes químicos ou moradores de rua, como CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). 

O objetivo é facilitar o acesso à informação, direcionando as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social a viverem com mais qualidade, valorizando a cidadania. 

Proteção das crianças e adolescentes

Outro setor que emprega muitos assistentes sociais é o da proteção de crianças e adolescentes, como nos Conselhos Tutelares ou Fundações que ressocializam menores infratores. 

Mãos fazendo gesto de proteção em torno de desenho de crianças em giz
Uma área importante de atuação é a de proteção de crianças e adolescentes

É melhor ingressar na faculdade pública ou privada?

As faculdades públicas e privadas possuem particularidades, e cabe ao aluno considerar essas características para tomar a melhor decisão na hora de estudar.

A escolha entre uma faculdade pública ou privada depende de vários fatores, como custo, qualidade acadêmica, recursos disponíveis e preferências pessoais. 

As faculdades públicas são muito mais concorridas. Já as faculdades privadas possuem muito mais vagas disponíveis, o que torna o ingresso a uma instituição privada mais simples. 

Em contrapartida, faculdades públicas geralmente são mais acessíveis financeiramente e oferecem recursos amplos, enquanto faculdades privadas podem ter programas especializados e redes de ex-alunos fortes.

Nos dois casos é possível encontrar instituições de qualidade, mas é importante lembrar que o comportamento do estudante durante a graduação é o que mais influencia na qualidade da formação.

Considere seu orçamento, os programas oferecidos, a reputação acadêmica e o ambiente de aprendizado ao tomar sua decisão. Ambas têm vantagens, então a escolha depende das suas necessidades e objetivos individuais.

Faculdade Pública em Serviço Social

A faculdade pública para Serviço Social é gratuita, mas muito concorrida. E por ser um tipo de instituição financiada pelo governo, a ausência de mensalidades é um grande atrativo. 

Dessa forma, podemos listar como principais pontos positivos para escolher uma instituição pública, além da ausência de mensalidades, a qualidade acadêmica composta por professores de renome, o que aumenta o reconhecimento e valorização no mercado de trabalho. 

Já como pontos negativos, além da alta concorrência, é muito comum que instituições públicas sejam mais burocráticas e tenham uma infraestrutura de menor qualidade, o que faz com que novas metodologias de ensino, como os cursos EAD, não sejam inseridas em suas grades curriculares com tanta facilidade.

Faculdade Privada para Serviço Social

A faculdade privada para Serviço Social pode oferecer muitas vantagens como: infraestrutura moderna, programas acadêmicos especializados, grade de horários flexíveis, turmas possivelmente menores, acesso a uma rede de ex-alunos robusta e uma abordagem mais personalizada para o ensino.

Apesar de existir a necessidade de pagar mensalidade para cursar uma faculdade privada, existem inúmeras possibilidades de bolsas e descontos que facilitam o ingresso nesse tipo de instituição. 

No entanto, é importante que o aluno procure por instituições que atendam às necessidades e metas de carreira. Por isso, é essencial pesquisar cuidadosamente as opções considerando fatores como reputação da faculdade, recursos oferecidos e oportunidades de estágio.

Sala de informática em faculdade
A faculdade privada pode oferecer infraestrutura moderna

Quanto custa a faculdade em Serviço Social?

A mensalidade do curso de Serviço Social vai variar de acordo com alguns parâmetros que são muito importantes para a tomada de decisão, como modalidade do curso e qualidade da instituição de ensino.

Na Anhanguera, por exemplo, o aluno pode cursar Serviço Social nas modalidades presencial, semipresencial ou a distância, e ainda conta com uma infraestrutura de ponta e formas de ingresso facilitadas, onde o valor pago pelo aluno pode diminuir com os programas de bolsa de estudo ou opções de descontos na mensalidade.

Confira o valor das mensalidades na página do curso de Serviço Social no site.

Tem como conseguir Bolsa de Estudos para Faculdade de Serviço Social?

Existem alguns tipos de Bolsa de Estudo para a faculdade de Serviço Social. Caso você ainda se sinta receoso devido aos valores das mensalidades, fique tranquilo. Na Anhanguera existem muitas opções de bolsa de estudo, benefícios e convênios que ajudam o aluno a pagar a faculdade e se tornar um bacharel em Serviço Social.

Diversas opções oferecidas não necessitam da nota do Enem, e mesmo que o aluno não tenha feito o exame, ainda é possível pagar menos na mensalidade.

Formanda segurando cofrinho de porco
Na Anhanguera, existem diversos tipos de bolsas para você estudar

Como entrar em Serviço Social?

Existem várias maneiras de se matricular no curso de Serviço Social. Confira abaixo como garantir sua vaga.

Enem

Para ingressar no curso de Serviço Social utilizando a nota do Enem é bem simples. Os estudantes que apresentarem a nota do Enem não precisam prestar o vestibular.

O ENEM é o Exame Nacional do Ensino Médio, onde as notas podem ser utilizadas para ingressar em universidades públicas e privadas que adotam essa modalidade de seleção. 

A inscrição nesse formato é selecionada principalmente para os alunos que buscam por uma bolsa de estudo. Para isso é preciso ter efetuado a prova a partir de 2010 e ter uma pontuação superior a 200 pontos na redação e em conhecimentos. Quanto maior a nota obtida no Enem, maior o percentual de desconto.

Se o aluno se enquadrar nesses requisitos, na hora de se inscrever para o curso, ele só precisa selecionar a opção de inscrição usando a nota do Enem, completar o cadastro e confirmar a matrícula. 

Consulte as condições da Bolsa Enem, cursos elegíveis, disponibilidade e valor da mensalidade no FALE CONOSCO em nosso site, ou na secretaria da unidade Anhanguera de seu interesse!

Sisu

Você também pode usar o Sisu para o curso de Serviço Social.

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é um programa do governo federal que seleciona estudantes para instituições públicas de Ensino Superior. Ele funciona duas vezes ao ano, uma por semestre, e é exclusivo para participantes da última edição do Enem que não tiveram nota zero na redação. 

A inscrição acontece pelo site do Sisu, onde os interessados podem acessar as instituições e os cursos que participam do Sistema. Quando o prazo para inscrição for aberto, basta entrar no site e se inscrever. 

Conforme as regras do programa, o estudante pode escolher até duas opções de curso por ordem de preferência, assim como instituição, local de oferta, turno e modalidade de concorrência. 

É possível alterar essas opções ao longo do período de inscrições, mas fica valendo a última escolha feita antes do encerramento das inscrições. 

Vestibular para Serviço Social

Para prestar vestibular para Serviço Social, o candidato precisa se direcionar até a universidade de sua escolha ou fazer a inscrição de maneira online pelo próprio portal da instituição. 

O vestibular é o meio mais tradicional para inscrição nas universidades. Ele pode acontecer de forma presencial ou online, e é organizado pelas próprias instituições. 

Aqui na Anhanguera, por exemplo, o vestibular para Serviço Social acontece da seguinte forma: 

Vestibular presencial

O vestibular para Serviço Social no modelo tradicional consiste em uma prova presencial que os candidatos podem fazer em qualquer polo da universidade. Para realizá-la, é preciso se inscrever pelo site da Anhanguera. 

O teste é composto de uma redação dissertativo-argumentativa e você terá 2 horas para concluí-la. Caso tenha algum imprevisto e não consiga chegar ao local a tempo, o estudante pode agendar a realização da prova para uma data posterior. 

Vestibular online

O vestibular online para Serviço Social tem o mesmo formato da opção presencial, com a diferença que ocorre de maneira 100% online e você tem apenas 1 hora para concluir a prova. Outra informação essencial sobre o teste é que o candidato tem somente 5 chances para finalizá-lo. 

Portanto, confira com cuidado a conexão com a internet antes de iniciar o processo seletivo. Outro fator importante é que não é permitido copiar e colar ou abrir outra aba do navegador. Após a entrega da prova, basta aguardar os resultados.

Mulher estudando com notebook em biblioteca
No vestibular online da Anhanguera, o estudante tem uma hora para completar a prova

Quais as exigências para se formar em Serviço Social?

As exigências para se formar em Serviço Social podem variar conforme a instituição de ensino escolhida. É necessário consultar as regras de cada instituição para obter informações específicas sobre os requisitos exigidos, como estágio obrigatório, Enade, TCC e etc. 

Estágio Obrigatório para Serviço Social

O estágio obrigatório para Serviço Social é uma atividade acadêmica complementar que ocorre fora do ambiente da Universidade, e deve ser realizado a partir do quinto semestre.

Essa é uma excelente oportunidade para colocar em prática os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula.

O estágio geralmente é supervisionado por um orientador que fica responsável por fornecer feedback e avaliação sobre o desempenho do aluno. É uma ótima forma de ganhar experiência profissional e estabelecer conexões dentro da área.

Jovem visitando idoso em sua casa
O estágio é um dos requisitos para a formação em Serviço Social

Enade para Serviço Social

Para os alunos concluintes do curso de Serviço Social que fizerem parte de uma turma contemplada para o exame, participar do Enade também é obrigatório. O desempenho nesse exame não afeta a conclusão do curso, mas não fazê-lo impede o aluno de receber seu diploma. 

O Enade é o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, que serve para avaliar os cursos de ensino superior em todo o Brasil. 

TCC de Serviço Social

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Serviço Social é desenvolvido no último ano da faculdade. Com auxílio de um professor orientador, o aluno escolhe um tema relacionado ao Serviço Social e realiza uma pesquisa aprofundada sobre o assunto.

O objetivo é colocar em prática os aprendizados adquiridos durante o curso. É no TCC de Serviço Social que o aluno demonstra a capacidade de identificar as demandas da sociedade relacionadas a direitos humanos e políticas públicas

O resultado desse trabalho é entregue por escrito e, em alguns casos, também é necessário ser apresentado para uma banca de avaliadores.

Vale a pena se formar em Serviço Social?

Se formar em Serviço Social é o melhor caminho para quem busca trabalhar na resolução de problemas sociais e no apoio a indivíduos, famílias e comunidades em situações de vulnerabilidade.

Em um país como o Brasil, repleto de problemas sociais, há muito espaço para novos projetos e profissionais que realmente querem fazer a diferença na sociedade.

Sem contar que, com tanta demanda no mercado, ainda é possível encontrar bons salários para recém-formados na área.

Salário para formados em Serviço Social 

O salário médio de um Assistente Social é de R$3.098,82*, com um teto de R$5.761,13*. Mas esses valores podem variar conforme o campo e região de atuação. 

Veja abaixo a média salarial de um Assistente Social nos principais estados brasileiros: 

  • Distrito Federal: R$3.814,44*
  • Mato Grosso: R$3.706,72*
  • Amapá: R$3.628,17*
  • Pará: R$3.540,53*
  • São Paulo: R$3.347,46*

*Fonte: salário.com, sujeito a alteração.

Investimento Vs Retorno do curso de Serviço Social

Durante a graduação de Serviço Social é possível estagiar, fazer networking e aperfeiçoar a prática profissional, com grande possibilidade de começar a trabalhar na área logo após a formação, gerando rápido retorno sobre o investimento feito na faculdade.

O Brasil é um país com inúmeros problemas que demandam por um profissional preparado e formado em Serviço Social, e para aqueles que arregaçarem as mangas e buscarem especialização, as chances de retorno e crescimento na carreira são ainda maiores.

Veja também: saiba mais sobre o curso da Anhanguera!

Por que cursar Serviço Social?

Agora que você já sabe tudo sobre a faculdade de Serviço Social, o próximo passo é escolher uma instituição que te dê condições de se formar e construir uma carreira de sucesso na área.

Na Anhanguera, a graduação em Serviço Social tem duração de 4 anos e pode ser feita a Distância (EAD), semipresencial ou presencial, nos mais diversos polos espalhados pelo país, onde você pode obter a melhor estrutura de uma rede particular de ensino.

Com corpo docente experiente e conectado com o mercado, e uma infraestrutura de ponta, na Anhanguera você conta com diversas opções de bolsas de estudo, formas de ingresso facilitadas e programas de incentivo para entrar no mercado.

Inscreva-se no nosso vestibular online! Estude na Anhanguera para ter acesso a um ensino de excelência, modalidades flexíveis e mensalidades que cabem no seu bolso!

Venha estudar Serviço Social com a gente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 224

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados