Engenharia Organizacional: como está mudando a Eng. da Produção?

Engenharia Organizacional: como está mudando a Eng. da Produção?
Banner curso de Inteligencia Artificial por R$ 66,42 na Anhanguera

Para se destacar no mercado, quem busca atuar na Engenharia de Produção deve ter atenção redobrada em relação ao tema de Engenharia Organizacional.

Hoje, com o avanço da pauta ESG (Environmental, Social and Governance, ou Meio ambiente, Social e Governança) é essencial que as empresas contem com profissionais que tenham expertise na Engenharia Organizacional.😎

Logo, saber o que é Engenharia Organizacional e como ela acontece no contexto estratégico das empresas, sejam elas pequenas ou grandes corporações, é interessante para se diferenciar de outros talentos.

Neste artigo, você vai conferir o que é Engenharia Organizacional, qual a sua relação com a Engenharia de Produção e a tendência de mercado para essa disciplina. Vamos lá?🚀

Afinal, o que é Engenharia Organizacional?

A Engenharia Organizacional consiste em um conjunto de conhecimentos relacionados à estratégia e ao desenvolvimento inteligente das organizações.

Trata-se de uma disciplina que se concentra na estrutura e design de organizações. Isso pode abranger a estrutura organizacional, os processos de negócios, a cultura organizacional, a gestão de mudanças e a estratégia. 

Sendo assim, essa disciplina de Engenharia de Produção aborda todos os assuntos que têm relação com gestão e com a produção no contexto organizacional.

Para ter mais clareza em relação ao conceito, pense que uma organização funciona como um organismo vivo. O conjunto de todas as suas partes forma o corpo, enquanto as áreas são órgãos essenciais para o seu bom funcionamento. 🙂

Dessa forma, cada área é importante, sendo ela de frente estratégica ou operacional. A verdade é que ambas coexistem e são codependentes.

Assim, a Engenharia Organizacional atua organizando essas frentes de maneira que os recursos da organização sejam usados com foco no alto desempenho e maior retorno financeiro.

Portanto, a Engenharia Organizacional engloba os seguintes aspectos:⬇️

  • Estratégia
  • Produção
  • Qualidade
  • Informação
  • Pessoas
  • Projetos
  • Inovação

Engenharia Organizacional x Engenharia de Produção: como se relacionam?

A Engenharia de Produção é um curso que mostra como as Teorias da Administração acontecem na prática no contexto organizacional. É uma profissão que trabalha mais com exatas, a partir do conceito de otimização contínua dos sistemas de produção com foco em alta performance.

Isso pode abranger uma variedade de indústrias, desde manufatura e produção de alimentos até serviços como hospitais e sistemas de transporte. Assim, a Engenharia de Produção visa melhorar a eficiência, a eficácia e a qualidade dos processos de produção, buscando constantemente maneiras de reduzir custos, melhorar a qualidade do produto ou serviço e aumentar a satisfação do cliente.💪🏽

Por outro lado, a Engenharia Organizacional, como comentamos, é uma disciplina que se concentra na estrutura de organizações. Logo, busca entender como as organizações funcionam e como podem ser projetadas ou reestruturadas para melhorar seu desempenho.

Portanto, a relação entre a Engenharia Organizacional e a Engenharia de Produção é que compartilham o mesmo objetivo-fim. Assim, podemos dizer que a Engenharia Organizacional é uma das áreas da Engenharia de Produção.✌🏾

A Engenharia de Produção pode ajudar a otimizar os processos de produção da organização, enquanto a Engenharia Organizacional ajudar a garantir que a estrutura e o design da organização apoiem esses processos.

Por exemplo, se a Engenharia de Produção identificar uma maneira de melhorar a eficiência do processo de produção, a Engenharia Organizacional vai ajudar a implementar essa mudança, ajustando a estrutura organizacional, os processos de negócios ou a cultura organizacional conforme necessário.

Qual a tendência da Engenharia Organizacional no mercado?

A profissão de Engenharia de Produção tem estado em alta nos últimos anos, e a expectativa é que continue assim. Isso acontece porque essa profissão atua diretamente na redução de custos das empresas e é bem dinâmica, já que seus profissionais também têm expertise em tecnologia.

Agora com a intensificação dos debates mundiais em torno da pauta sustentável, a tendência é que esses profissionais sejam ainda mais requisitados pelas empresas. Afinal, o objetivo dessa profissão é exatamente este: ter uma produção enxuta com uso inteligente dos recursos.😉

Considerando que a pauta sustentável considera três pilares (Meio ambiente, Social e Governança Corporativa) 🌏é de se esperar que a disciplina da Engenharia Organizacional conquiste ainda mais relevância entre os executivos. 

Nesse sentido, podemos esperar a ampliação de demanda do mercado para profissionais com funções que atuem com foco nas tendências da Engenharia Organizacional.

Engenharia de Produção é na Anhanguera!

Destaque-se no mercado e prepare-se para atuar na Engenharia Organizacional com o curso de Engenharia de Produção da Anhanguera! Com parcelas que cabem no seu bolso, você cursa a graduação presencial ou a distância.🔝

Inscreva-se no vestibular Anhanguera: use a sua nota do Enem ou agende a sua prova.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados