Como funcionam os desenhos na Engenharia Mecânica?

engenharia mecânica desenho

É fundamental ter uma boa noção de como funciona a profissão pretendida e o seu mercado de trabalho antes de ingressar no curso superior. Uma dica interessante é ficar por dentro de como as matérias da matriz curricular refletem o dia a dia da futura carreira. Entender como funcionam os desenhos na Engenharia Mecânica é um exemplo disso. ??

Esse tipo de desenho mostra todos os detalhes para a construção bem-elaborada de uma máquina. Ele possibilita um serviço de boa qualidade e apresenta erros reduzidos nos resultados finais. Por isso, é uma ferramenta bem presente na rotina de quem se forma na faculdade de Engenharia Mecânica. Se quer saber como funcionam os desenhos na Engenharia Mecânica e como são feitos, continue a leitura! ?

O que é desenho técnico na Engenharia Mecânica?

O desenho técnico na Engenharia Mecânica é um modo de expressão gráfica que usa símbolos, dimensões e formas para atender a várias necessidades dos profissionais.

No caso de um engenheiro mecânico, esse tipo de desenho é essencial para representar, com o máximo de detalhes possível, todos os componentes de um projeto, que pode ser um motor, máquina, peça ou até um carro completo. É uma ferramenta essencial, assim como as operações numéricas.

Para melhorar a compreensão do conceito de desenho técnico mecânico, pense na função das palavras para o entendimento de um texto. Elas apresentam várias regras que geram significados. Do mesmo modo acontece com o desenho técnico.

Essa é uma boa linguagem para os engenheiros, designers ou arquitetos colocarem um projeto no papel. ?

engenharia mecânica desenho

Como funciona o desenho técnico mecânico?

Com o avanço tecnológico, para elaborar um desenho técnico em Engenharia Mecânica, são usados diversos programas de computador. Veja, abaixo, alguns dos principais!

AutoCAD

O AutoCAD é um software de desenho técnico muito conhecido entre os engenheiros, arquitetos e outros profissionais. Com ele, você elabora desde projetos em três dimensões (3D) até modelos bidimensionais.

Além de possibilitar a criação de um desenho técnico e o detalhamento das peças mecânicas, a ferramenta torna possível a organização da quantidade de materiais que devem ser enviados às fábricas, orientando a produção de modo mais preciso.

SolidWorks

O SolidWorks é um programa que cria projetos em 3D e simula o funcionamento de peças, o que inclui esforços mecânicos, fluidez e possibilidade de montagem, tornando os projetos ainda mais completos e realistas.

CATIA

O CATIA é um software que pode ser usado para analisar, simular e projetar projetos de produtos de vários segmentos. Além do design, ele também é utilizado para desenvolver itens nas áreas de manufatura e Engenharia, integrando as diferentes etapas de um projeto em apenas um lugar. ?

Para que serve desenho mecânico?

De modo geral, os desenhos na Engenharia Mecânica trazem a vista superior, frontal, lateral direita e lateral esquerda do objeto, o que permite a visualização a partir de diferentes ângulos. Entre os seus benefícios estão a padronização na produção dos produtos, maior qualidade e redução de erros do projeto.

Durante o trabalho, os engenheiros mecânicos elaboram diagramas, cortes e projeções dos projetos mecânicos, incluindo todas as informações necessárias para a sua documentação e produção. Com o objetivo de garantir a segurança e a qualidade, tudo precisa ser feito segundo as normas técnicas como DIN, ISO ou ABNT. ??

No emprego de escala, por exemplo, a ABNT possibilita que haja uma proporcionalidade na representação do tamanho real do objeto. Quando um fica muito grande, a ponto de não caber em uma folha de papel, a escala auxilia a representá-lo sem que existam perdas de sua particularidade — o que também ocorre com um objeto muito pequeno.

A escala é um dos exemplos. As determinações da ABNT tratam sobre o tipo e as larguras das dimensões, layout, folha de desenho, linhas, etc. O profissional envolvido no planejamento de um projeto em Engenharia Mecânica deve utilizar a ABNT para validar o desenho técnico. ?

Como é elaborado um desenho mecânico?

Existem várias fases que dividem a realização de desenhos na Engenharia Mecânica. Dessa maneira, os ciclos precisam ser respeitados para que não existam falhas na confecção do novo maquinário ou produto. Veja cada um desses estágios!

Análise

A primeira etapa do desenho consiste em fazer uma análise da concepção e viabilidade. Dessa forma, trata-se de um estudo prévio de uma problemática, com sua possível solução.

Logo, ao fim dessa fase, será elaborada a concepção mais elementar do desenho mecânico, uma espécie de rascunho ou esboço.

engenharia mecânica desenho

Desenvolvimento

Já a segunda etapa consiste no desenvolvimento. Logo, haverá esforços, a divisão de tarefas, entre outros procedimentos. Portanto, aqui, o novo equipamento começa a ganhar a sua forma.

Modelagem 3D

Com pesos, medidas, cálculos e layouts definidos, chega o momento de fazer a modelagem 3D. Logo, nessa fase, os detalhes do mecanismo e das peças precisam ser registrados.

Com a representação tridimensional e digital, já é possível visualizar uma simulação bem fiel de como será o produto em elaboração.

Qual a importância de escolher uma faculdade de Engenharia Mecânica de excelência?

Se chegou até aqui, é porque deseja fazer um curso de Engenharia Mecânica, não é mesmo? Logo, é importante ficar de olho nos critérios que devem ser usados para avaliar uma boa instituição de ensino. As metodologias de ensino, a matriz curricular e as iniciativas podem impactar diretamente no seu futuro profissional.

Na Anhanguera, a grade curricular é atualizada de maneira constante, com disciplinas que refletem as necessidades do mercado, sendo capazes de auxiliar o aluno nas principais obrigações do engenheiro.

YouTube video

Além disso, temos uma parceria exclusiva com o Canal Conecta, portal que oferece várias vagas de emprego e estágio em todas as regiões do país. Sem contar a possibilidade de estudar de maneira semipresencial, as formas de ingresso facilitadas e a infraestrutura de ponta, com laboratórios de Engenharia bem-equipados. ?

Agora é com você!

Agora que já sabe o que são e como funcionam os desenhos na Engenharia Mecânica, lembre-se de estudar em uma faculdade que prepara o aluno para as práticas profissionais. Venha para a Anhanguera e mude o rumo do seu futuro!

Gostou do post e quer ter acesso a uma formação de excelência? Então, inscreva-se no vestibular online da Anhanguera e saia na frente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.