Engenharia Mecânica Aeronáutica: o que é e como trabalhar na área?

engenharia mecânica aeronáutica

A Engenharia Mecânica permite ao profissional formado atuar em diversos segmentos — e um deles é o da Engenharia Mecânica Aeronáutica. Isso porque, devido às habilidades e aos conhecimentos construídos ao longo da graduação, o engenheiro consegue ingressar no setor como mecânico de aeronaves, abrindo assim uma grande oportunidade de trabalhar com aviação.

Se esse é o seu sonho, fique por aqui. Neste post, falaremos tudo sobre Engenharia Mecânica Aeronáutica e mostraremos a importância de escolher uma boa graduação para conquistar as melhores oportunidades. Vamos lá? ?

O que é Engenharia Mecânica Aeronáutica?

Engenharia Mecânica Aeronáutica é o campo da Engenharia responsável pela projeção, fabricação e manutenção de aeronaves. Como esses veículos aeroespaciais — aviões, helicópteros, planadores, etc. — são bastante complexos em sua composição, o domínio de conhecimentos mecânicos, físicos e dinâmicos são imprescindíveis. ??

Na área de projeto, o engenheiro mecânico aeronáutico desenha as estruturas das aeronaves, define os materiais a serem usados, cria protótipos e realiza testes. Ele também planeja e implanta sistemas como motores, sensores e instrumentos de controle. Outra de suas funções, aqui, é a especificação de mecanismos de combustível, pressurização da cabine e trem de pouso.

engenharia mecânica aeronáutica

Já na área da manutenção, o profissional coordena e realiza tais reparos em veículos aeroespaciais. Como eles precisam de inspeções constantes, cabe também ao engenheiro fazer manutenções preventivas, observando a qualidade de funcionamento de estruturas, sistemas e equipamentos.

Ah, e vale destacar que a Engenharia Mecânica Aeronáutica é diferente das Ciências Aeronáuticas. Isso porque a segunda graduação visa formar pilotos comerciais, que podem também trabalhar na área de gestão, controle de tráfego e supervisão de equipes. ??‍✈️

o engenheiro mecânico aeronáutico não pilota aviões, mas desenvolve papéis extremamente importantes para a segurança desses voos, como citamos.

Quanto ganha um engenheiro mecânico da Aeronáutica?

Bom, agora que você já sabe o que é Engenharia Mecânica Aeronáutica, chegou o momento de conferir quais são os ganhos do profissional formado.

Primeiramente, é necessário dizer que o salário desse engenheiro depende de uma série de fatores. Entre eles, a localidade, o tipo de cargo e o tempo de experiência. A qualificação profissional também interfere — e muito! — nessa média salarial. Daí a importância de optar por uma graduação de qualidade e tradição, como veremos mais adiante.

No geral, o engenheiro mecânico aeronáutico recebe em média R$ 11.493,29* para uma jornada de trabalho de 43 horas semanais. ? Bem acima dos valores de outras engenharias no mercado, não é mesmo?

Quais são as vantagens de atuar com Engenharia Mecânica Aeronáutica?

Ainda está em dúvida se a Engenharia Mecânica na área da Aeronáutica é para você? Então, confira, a seguir, as vantagens de trabalhar como engenheiro mecânico aeronáutico.

Possibilidades diversas da atuação

No começo do texto, já comentamos um pouco sobre o que faz o engenheiro mecânico aeronáutico, se lembra?

Agora, para que você saiba exatamente quais funções exercerá dependendo da atuação escolhida, acompanhe a lista abaixo:

  • planejamento — participa de projetos de criação e desenvolvimento de aeronaves e seus componentes, desenhando estruturas e definindo os materiais a serem utilizados. Também faz ensaios, testes e simulações;
  • manutenção — realiza inspeções periódicas e faz a manutenção preventiva de aeronaves e todas as suas estruturas e sistemas; ?️
  • fiscalização — fiscaliza operações segundo as normas da Agência Nacional de Aviação (ANAC). O profissional garante o cumprimento dessas normas em aeroportos, companhias aéreas, empresas de táxi aéreo, aeroclubes, etc.;
  • sistemas de controle — atua no projeto, desenvolvimento, instalação e testes dos sensores e instrumentos que controlam as aeronaves, como trem de pouso, pressurização da cabine, alimentação de combustível, etc.;
  • desenvolvimento de tecnologias — é responsável por criar tecnologias e administrar seu uso, além de gerenciar o uso das tecnologias viáveis já existentes para melhorar o desempenho das aeronaves;
  • estudo e diagnóstico — realiza análises para entender as melhores maneiras de utilizar infraestruturas aeronáuticas e otimizar suas condições de uso.

engenharia mecânica aeronáutica

Mercado promissor

O engenheiro mecânico aeronáutico encontra um mercado promissor após a formação. Isso porque é uma área que carece de mão de obra qualificada, mas não conta com muitos profissionais formados. Por isso, as suas chances de empregabilidade são muito altas. Ótima notícia, não é mesmo? ?

Sem falar que vários nichos do setor aeronáutico já estão entrando em alta e têm previsão de crescerem mais ainda nos próximos anos. É o caso da aviação executiva, por exemplo. A Embraer também vem investindo em pesquisas que movimentam o segmento.

Há também grande demanda para o engenheiro em:

  • fabricantes de peças, componentes e sistemas;
  • empresas de manutenção de aeronaves;
  • órgãos da aeronáutica;
  • centros de manutenção de companhias aéreas;
  • fábricas.

Por conta disso, a tendência é que a procura por profissionais especializados siga alta, com perspectivas bem favoráveis de salário, como já mostramos no post.

Valorização profissional

Os engenheiros mecânicos que optam pelo segmento da aeronáutica encontram um grande prestígio na profissão. Afinal, essa é uma área que conta com poucos profissionais especializados para cumprir as demandas do mercado. Por isso, as oportunidades de emprego são bastante atrativas para quem sabe tudo sobre Engenharia Mecânica.

Além de um ótimo salário, você trilhará uma carreira muito singular e bem-vista pela sociedade. Interessante, não é mesmo? ?

engenharia mecânica aeronáutica

Como trabalhar com Engenharia Mecânica Aeronáutica?

Para trabalhar com Engenharia Mecânica Aeronáutica, é necessário cursar uma graduação em Engenharia Mecânica. Com duração de 5 anos (10 semestres), a formação capacita profissionais aptos a lidar com projetos, construções, análises e manutenções de sistemas mecânicos, inclusive os voltados à aviação.

Aqui, na Anhanguera, oferecemos o curso de Engenharia Mecânica nas modalidades presencial e semipresencial, é só escolher aquela que mais se adapta à sua rotina. Além disso, nossa faculdade e a graduação em questão têm ótimas notas quanto aos critérios do Ministério da Educação (MEC).

Além disso, com a gente, é possível estudar Engenharia Mecânica com mensalidades que cabem no seu bolso. Ou seja, é o custo-benefício perfeito: cursar uma graduação bastante valorizada, em uma faculdade de qualidade e tradição no mercado, pagando valores dentro do orçamento. Sendo assim, o que está esperando para vir estudar com a gente? ✌?

Dê o próximo passo!

Gostou de saber tudo sobre Engenharia Mecânica Aeronáutica? Como foi possível perceber, trata-se de uma opção de carreira bem interessante, especialmente para quem é apaixonado por aviação. Com as informações em mãos, chegou a hora de dar o próximo passo e tirar do papel o sonho de obter um diploma de nível superior.

E então, o que está esperando para fazer agora mesmo a sua inscrição no vestibular de Engenharia Mecânica Aeronáutica!? Acesse e conheça nossas formas de ingresso!

* Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 18

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados