Como é o mercado de trabalho de Engenharia Elétrica?

engenharia eletrica mercado de trabalho

O curso de Engenharia Elétrica é a área responsável por formar engenheiros de uma das carreiras que mais crescem no mercado. Afinal, equipamentos e máquinas movidos por eletricidade já são e continuam sendo tendência.

Se quiser conhecer melhor o mercado de trabalho de Engenharia Elétrica, fique por aqui. Preparamos este post para apresentar um panorama e o salário médio do profissional. Continue a leitura! ?

Como é o mercado de trabalho de Engenharia Elétrica?

O mercado de trabalho de Engenharia Elétrica é bastante dinâmico e conta com muitas oportunidades. Uma das vantagens da graduação é que ela capacita os estudantes para uma variedade de atividades, desde a distribuição e a geração de energia até a manutenção de sistemas industriais.

Não é de hoje que o sistema industrial demanda a atuação do engenheiro eletricista. As redes elétricas são complexas, e os seus sistemas, mais robustos, o que faz com que boa parte dos profissionais recém-formados seja contratado pelo setor, que está em busca de pessoas qualificadas.

Logo, essa é considerada uma das profissões mais promissoras para o futuro, e a perspectiva de trabalho para os próximos anos é animadora. Isso porque existe uma tendência de crescimento na área de energia em todo o país e, por isso, a necessidade de bons engenheiros só tendo a crescer.

Após a conclusão do curso, é possível trabalhar em usinas e em indústrias, empresas de construção civil e de arquitetura ou em projetos próprios.

Qual a remuneração salarial do engenheiro eletricista?

Uma das vantagens de seguir carreira em Engenharia Elétrica é a grande empregabilidade e os salários atrativos: a média é de R$ 8.368,64* para uma jornada de trabalho de 41 horas. No entanto, o valor pode variar de acordo com o campo de atuação.

Abaixo, você vai conhecer a remuneração do engenheiro eletricista de acordo com as áreas da Engenharia Elétrica. Veja: ?

Como é o curso de Engenharia Elétrica?

A faculdade de Engenharia Elétrica tem duração média de 5 anos, com um total de 10 semestres. O objetivo é formar profissionais preparados para operar, projetar, especificar e administrar quaisquer serviços e produtos que envolvem eletricidade.

Para proporcionar uma boa base, a grade curricular do curso precisa ser compatível com as demandas do mercado. Confira algumas das principais matérias de Engenharia Elétrica:

  • Automação de Processos Industriais;
  • Análise e Processamento de Sinais;
  • Desenho Técnico Projetivo;
  • Eletrônica Analógica Avançada;
  • Instalações Elétricas;
  • Modelagem e Controle de Sistemas;
  • Sistemas Elétricos de Potência Avançados.

Uma das vantagens de escolher o curso de Engenharia Elétrica da Anhanguera é que você encontrará duas modalidades de ensino: presencial e semipresencial. Neste último, algumas matérias são lecionadas em laboratórios de ponta. Já os conteúdos teóricos são estudados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), local que conta com uma biblioteca digital completa, exercícios e videoaulas. ?

Além dessa vantagem, você ainda encontrará diferenciais exclusivos na Anhanguera. Veja:

  • acesso ao Canal Conecta, nosso portal de empregabilidade;
  • bolsas de estudos que diminuem o preço das mensalidades;
  • mensalidades acessíveis e que cabem no seu bolso.

Agora é com você!

Agora que já sabe como é o mercado de trabalho de Engenharia Elétrica, o próximo passo é investir no seu futuro. Por isso, venha para a Anhanguera e receba uma formação de excelência!

Gostou do conteúdo e quer fazer o curso de Engenharia Elétrica na Anhanguera? Então, inscreva-se em nosso vestibular online!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados