Entenda se engenharia civil é um curso difícil

engenharia civil difícil

Sabemos que algumas graduações, como o curso de Engenharia Civil, despertam a curiosidade de estudantes que vão além das possibilidades da profissão. Por se relacionar com a área das Ciências Exatas, muitas pessoas se perguntam se Engenharia Civil é difícil.

Você é uma delas? Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue com a leitura para saber mais!

Como é o curso de Engenharia Civil?

O curso de Engenharia Civil é responsável por formar profissionais capacitados para fiscalizar, projetar e administrar obras civis. O tempo de formação é de 5 anos, com carga horária total de 3.600 horas, e você pode fazer essa graduação em duas modalidades de ensino: presencial e semipresencial. ?

Logo, basta analisar a sua rotina e escolher a opção que melhor se encaixa nela. Por se tratar de uma faculdade que envolve cálculos, é bom considerar se a sua afinidade é maior com a área de Exatas ou Humanas, antes de apostar na carreira.

Você tem facilidade com os números? Que bom! Essa habilidade será uma verdadeira aliada não só ao longo da graduação, mas também na profissão, pois eles aparecem de diferentes maneiras no cotidiano dos engenheiros civis.

Para oferecer uma formação de qualidade, o curso de Engenharia Civil conta com uma matriz curricular que se torna mais complexa com o passar dos períodos. Veja alguns exemplos do que se estuda na faculdade:

  • Estruturas de Concreto Armado;
  • Estruturas Isostáticas;
  • Fenômenos de Transporte;
  • Fundações;
  • Geologia e Mecânica dos Solos.

O curso de Engenharia Civil é muito difícil?

Para saber se cursar Engenharia Civil é difícil, é importante considerar alguns pontos. Ao longo do curso, você vai se deparar com certas tecnologias que fazem parte do dia a dia do profissional, como os programas de computador voltados à elaboração de orçamentos e desenhos.

A responsabilidade social é um dos desafios enfrentados pela área. Isso porque todos os projetos causam impactos na sociedade. Além disso, é importante ter consciência de que diversas vidas estão envolvidas nas etapas de um empreendimento, aumentando sua responsabilidade.

Outro desafio é em relação às mudanças no mercado de trabalho, principalmente por ser considerada uma profissão do futuro. Logo, se atualizar de maneira constante deve ser algo fundamental para quem quer construir uma carreira de sucesso. ?

Como é o mercado de trabalho para Engenharia Civil?

O mercado de trabalho em Engenharia Civil passou por um impacto nos últimos anos por conta da pandemia da Covid-19, mas o setor está em recuperação e atingindo um bom nível de empregabilidade.

Você encontrará oportunidades tanto em empresas privadas quanto nas públicas. Além de corporações de construção civil, as geradoras de energia e as mineradoras oferecem ótimas possibilidades, já que exigem obras de grande porte em suas operações.

Em relação à remuneração, ela é bem atrativa. Mas, afinal, quanto ganha um engenheiro civil? A média salarial é de R$ 7.434,02* — muito bom, concorda? ?

Como se preparar para a faculdade de Engenharia Civil?

Para se preparar para o curso de Engenharia Civil, o primeiro passo é estudar em uma faculdade conceituada. A Anhanguera é uma instituição com credibilidade e experiência no mercado, sendo reconhecida por oferecer uma ótima formação aos alunos.

Veja alguns dos nossos diferenciais:

  • acesso ao Canal Conecta, portal de empregabilidade com excelentes vagas na área de Engenharia Civil;
  • bolsas de estudos que diminuem o preço das mensalidades;
  • infraestrutura moderna.

Invista em você!

Se estava em dúvida se o curso de Engenharia Civil é difícil, saiba que é importante se dedicar aos estudos e não acumular muita matéria para se dar bem na graduação. Além disso, estude em uma boa faculdade e que facilite a sua formação!

Não perca mais tempo e invista no seu futuro. Inscreva-se no vestibular online da Anhanguera e saia na frente!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.