EJA online: entenda essa possibilidade

Conciliar a rotina entre estudo e trabalho é algo muito complicado, e esse é um dos motivos que levam muitas pessoas a pararem de estudar. Mas a boa notícia é que hoje existem modalidades de supletivo de forma acessível e inclusiva, uma delas é a EJA online.

A EJA (Educação de Jovens e Adultos) é um programa de educação desenvolvido pelo MEC (Ministério da Educação). Ele engloba tanto o Ensino Fundamental como o Ensino Médio, sendo que há idades mínimas permitidas para cada uma das modalidades.

Antigamente conhecida como supletivo, a EJA é uma grande aliada de quem quer voltar a estudar para ingressar em uma faculdade e ter melhores condições financeiras 🤑. Graças ao avanço da digitalização da educação, hoje é possível fazer a EJA online. Interessante, não é verdade?

A seguir, saiba tudo sobre a EJA online! Vamos lá?

Como funciona a EJA online?

A EJA online é uma adaptação da EJA tradicional para o modelo de EaD (Educação a Distância). O curso pode ser ofertado tanto por instituições públicas, como privadas. Assim, se você quer voltar a estudar e tirar seu diploma de Ensino Médio, vale pesquisar as alternativas de onde e como estudar. Isso é importante para adequar as aulas à sua rotina.

Para que as instituições de ensino possam oferecer a modalidade da EJA EaD, elas devem atender a alguns critérios definidos pelo Ministério da Educação, como:

  • disponibilizar um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA);
  • proporcionar material didático para os alunos;
  • assegurar no polo presencial o acesso à biblioteca e laboratório para os estudantes.

Esse é um ponto importante. Afinal, há alunos que podem enfrentar dificuldades para encontrar materiais para complementar os estudos ou mesmo ter algum problema para ter acesso às aulas virtuais em algum momento.

A EJA online é reconhecida pelo MEC?

Como a sua modalidade presencial, a EJA online é reconhecida pelo MEC, ou seja, você recebe o seu diploma ao alcançar aprovação no curso. Uma dúvida muito comum entre as pessoas que buscam a EJA é se existe alguma diferença no diploma comparando com estudantes que graduaram no Ensino Médio tradicional. A verdade é que não há distinção no diploma, os dois têm o mesmo reconhecimento.

Em relação ao reconhecimento pelo MEC, é essencial que você tenha cautela na hora de escolher a instituição para prestar o seu EJA online. Infelizmente, há criminosos que dão golpes, fazendo o estudante pagar pelas aulas e no final o diploma não chega. Isso acontece quando o local é fraudulento, ou seja, não é uma instituição de ensino vinculada ao Ministério da Educação.

Quais as vantagens de fazer a EJA online?

O avanço da transformação digital está revolucionando diversos setores, e a educação é um deles. Nunca se teve tanta democratização de acesso ao ensino como temos hoje. A tecnologia ajuda a baratear a distribuição do ensino e a possibilitar que mais pessoas possam conciliar o trabalho com o estudo.

Dentre as principais vantagens da EJA online, listamos as seguintes:

  • acessibilidade — pessoas com deficiência também têm acesso;
  • praticidade — você pode realizar as aulas pelo smartphone 📱;
  • flexibilidade — é possível escolher quais disciplinas fazer primeiro, além de realizar as aulas em qualquer horário.

Então, a EJA online é uma alternativa interessante para quem quer voltar a estudar e precisa lidar com a rotina de trabalho. Graças à plataforma de educação virtual, o estudante pode acessar o conteúdo no intervalo do almoço e até mesmo dentro do ônibus. Assim, você tem mais flexibilidade para adequar as aulas à sua rotina, ao seu dia a dia.

Quem pode fazer a EJA online?

A EJA online é dividida em dois tipos de cursos: Ensino Fundamental e Ensino Médio. Assim, os critérios de entrada são diferentes. Veja a seguir:

  • Ensino Fundamental — jovens a partir de 14 anos;
  • Ensino Médio — adultos a partir de 18 anos.

Se você quer concluir o Ensino Fundamental e/ou o Ensino Médio e está dentro das faixas de idades citadas acima, pode fazer a EJA online. Caso não atenda a esses critérios, é preciso fazer o curso tradicional, conforme a sua faixa etária.

Há direitos para quem faz EJA online?

Quem opta por fazer EJA online tem benefícios, ou seja, direitos como qualquer estudante. Assim, quando você ingressa nessa modalidade de ensino, também tem acesso à Carteira Nacional de Estudante. Esse documento oferece uma série de benefícios, como o direito à meia-entrada em cinemas e eventos culturais. Além disso, há outros benefícios, como:

  • participar de programas de jovens aprendizes;
  • ter acesso ao passe-livre em ônibus, conforme legislação vigente na sua cidade.

Quanto tempo dura a EJA online?

A duração da EJA online depende dos seguintes fatores: modalidade escolhida e dedicação do aluno. Dessa forma, vamos tratar a seguir do tempo mínimo para conclusão, conforme o estipulado pelo MEC. Cada ano é feito em 6 meses, ou seja, um semestre. Sendo assim, temos:

  • Ensino Fundamental — 2 anos;
  • Ensino Médio — 1 ano e meio.

Esse é o tempo mínimo exigido pelo Ministério da Educação. Assim, pode acontecer desse tempo ser menor ou maior. Um exemplo de conclusão em tempo menor é quando o estudante parou o Ensino Médio exatamente no último ano. Então, o prazo de conclusão esperado para a EJA será de 6 meses.

Agora, há o caso de pessoas que pararam no Ensino Fundamental e querem concluir o Ensino Médio para também ingressarem no Ensino Superior. Nesse exemplo, o tempo mínimo é de 3 anos e meio.

Onde encontrar uma EJA online?

Se você está em busca de ingressar no Ensino Superior e precisa concluir os outros anos escolares, é importante ter cuidado na hora de buscar uma instituição para cursar a EJA online. Como citamos no início do post, infelizmente, há muitos golpistas no mercado. Sendo assim, a melhor maneira é conferir na Secretaria de Educação do seu Estado ou município quais são as instituições autorizadas pelo MEC ✅.

A partir daí, você estará no caminho para alcançar a oportunidade de entrar em um curso de Ensino Superior. Lembre-se de que o acesso à educação não tem limite de idade, e você não deve se desmotivar por causa desse fator. Então, que tal buscar agora uma EJA online para começar a tirar seus sonhos do papel?

Não deixe o seu diploma para depois! Conheça a EJA online da Anhanguera!

A Anhanguera é referência em cursos de graduação e também na Educação de Jovens e Adultos. Com os nossos anos de experiência, oferecemos uma plataforma digital completa para que nossos estudantes da EJA online tenham o acesso aos melhores conteúdos.

Saiba mais sobre a EJA online da Anhanguera! Acesse nosso site e confira.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.9 / 5. Número de votos: 46

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados