O que é Design de Experiência, na prática?

Mulher fazendo design de celular

Escolher uma nova graduação é um trabalho que requer tempo e paciência. Até porque, estamos prestes a optar pelo caminho profissional que nos acompanhará por muitos anos. Assim, nesse processo, precisamos considerar as nossas habilidades, bem como o próprio mercado de trabalho — observando quais áreas são mais promissoras e podem nos garantir um bom retorno no futuro. A do Design de Experiência é uma delas. 

Relativamente novo, esse curso surgiu após a ascensão da internet e o uso massivo das redes sociais. Assim, os consumidores passaram a ficar mais exigentes, desejando adquirir não apenas produtos ou serviços simples, mas experiências incríveis. Por essas e outras, a faculdade de Design de Experiência vem com o propósito de encantar o público, fazendo com que ele se sinta satisfeito e divulgue uma determinada marca para todos os seus contatos.

Ainda não entendeu como essa profissão funciona? Não se preocupe! Neste post, explicaremos todos os detalhes para ajudar a tomar a melhor decisão e conquistar uma carreira brilhante. Acompanhe e fique por dentro!

O que é Design de Experiência?

Vamos entender a fundo o que é o Design de Experiência. De modo geral, o conceito consiste em um conjunto de estratégias que tem como principal objetivo proporcionar as melhores e mais fantásticas experiências de consumo ao usuário que deseja realizar uma compra on-line.

Ao longo desse trabalho, o profissional deverá analisar detalhadamente o comportamento dos clientes no decorrer de toda a jornada de compra. A partir disso, será possível elaborar métodos especiais, prontos para envolver e aumentar as chances de conversão do e-commerce. Ou seja, o objetivo principal é mergulhar no mindset do consumidor.

Com isso, a marca conseguirá entender os seus desejos e necessidades, criando, assim, momentos extraordinários entre o usuário e os produtos ou serviços ofertados. Como resultado, será possível promover uma maior confiança, empoderando o cliente e tornando-o verdadeiro fã de um negócio. Inspirador!

Qual é a importância do Design de Experiência?

Ao ingressar no curso de Design de Experiência, imediatamente, você entenderá a sua importância para o novo cenário tecnológico que estamos vivendo.

Primeiramente, as suas estratégias não priorizam os produtos e os serviços anunciados — e sim como o consumidor poderá utilizá-los e aproveitar os seus diferenciais.

Quando isso é feito, há a possibilidade de colher frutos incríveis. O principal deles? Os usuários passarão muito mais tempo navegando no site e sentirão uma vontade maior de se aproximar da marca. Consequentemente, eles realizarão compras com maior frequência, aumentando, assim, as possibilidades de fidelização.

E não só isso! Enquanto todas as mudanças ocorrem, esse mesmo indivíduo será responsável por propagar a marca entre o seu círculo social. Esse é o chamado Marketing Orgânico — um ótimo mecanismo para fazer com que mais pessoas tenham conhecimento a respeito de uma empresa.

Os benefícios oferecidos pelo Design de Experiência

  • Será possível garantir mais funcionalidade e eficiência nos produtos e serviços disponibilizados pela marca;
  • Há a chance de promover uma melhoria contínua na experiência do consumidor, aumentando as chances de atrair novos clientes;
  • Os lucros da empresa também serão maiores;
  • Este é um ramo do mercado que está crescendo, especialmente diante da alta concorrência no universo dos e-commerces. Hoje, as empresas de sucesso estão sempre em busca de estratégias capazes de diferenciá-las e colocá-las no topo.

Como é a atuação na área do Design de Experiência?

Agora, você deve estar se perguntando: como é o dia a dia desse profissional? Assim que concluir a graduação em Design de Experiência, o profissional estará pronto para ingressar no mercado de trabalho. Felizmente, o dia a dia desses especialistas é bem dinâmico, e você terá que considerar várias questões para conseguir entregar um trabalho de excelência.

Inicialmente, é função do Designer de Experiência identificar o tipo de experiência que a marca deseja proporcionar aos seus clientes. Grande sensação de bem-estar, poder, sentimento reflexivo e até rebeldia estão nessa lista.

Depois, há a necessidade de aplicar essa ideia nos produtos e nos materiais de comunicação. Ou seja, todos os canais com os quais o usuário terá contato durante a sua jornada de compra. Esse é o caso do próprio site ou e-commerce, das redes sociais e até de outros tipos de peças gráficas, como o e-mail marketing.

É essencial saber que o trabalho de um Designer de Experiência deve estar focado nos mínimos detalhes, sempre visando criar ações que estimulem determinadas emoções no usuário. Esses são os chamados gatilhos emocionais.

Por que investir em uma graduação na área de Design de Experiência?

Hoje em dia, sabemos que a relação entre o jovem e o mercado de trabalho pode ser um tanto complicada. Isso acontece, especialmente, porque muitos estudantes sentem dificuldade em conquistar boas oportunidades, sejam elas de estágio ou de emprego. No entanto, o universo do Design de Experiência tem sido muito mais promissor do que você pode imaginar.

De acordo com uma pesquisa* realizada pelo LinkedIn, esta será uma das profissões mais procuradas pelos próximos anos. A justificativa é que as grandes corporações estão lutando diariamente para obter maior presença e visibilidade na web, alcançando a tão sonhada fidelização do público. Sem dúvida, esse movimento faz com que existam muitas vagas disponíveis e com salários bem atrativos.

Para ter uma ideia, a procura** por esse tipo de especialista cresceu quase 70% entre 2018 e 2019. E, ao que tudo indica, os números serão bem maiores nas décadas futuras.

Por fim, você poderá ampliar ainda mais o seu conhecimento e ter um excelente amadurecimento profissional. Em seu dia a dia de trabalho, será possível agregar muito valor a uma empresa, oferecendo uma experiência incrível ao usuário, mais eficiência, bons lucros e uma melhora da imagem da corporação no mercado.

Agora é com você! Venha para a Anhanguera!

Conseguiu entender por que você deve apostar na área de Design de Produtos Digitais? Esperamos que sim! Daqui para frente, a sua missão é encontrar uma faculdade renomada, com boa infraestrutura, excelente corpo docente e mensalidades que caibam em seu bolso.

Na Anhanguera, além de um blog recheado de conteúdos incríveis, os estudantes possuem Apoio Personalizado em cada fase da formação acadêmica. Fora isso, o sistema de ensino é 100% direcionado para o mercado de trabalho. Esse cuidado te deixará ainda mais preparado e tranquilo para enfrentar os desafios da profissão.

Caso precise de uma “forcinha” para conquistar aquele emprego dos sonhos, basta acessar o Canal Conecta — uma plataforma exclusiva aos alunos e que conta com vagas de estágio, de emprego e é excelente para ampliar o seu networking. Demais!

Aproveite a leitura e dê o primeiro passo rumo ao seu sucesso profissional. Acesse o nosso site e faça sua inscrição no vestibular online em Design de Experiência da Anhanguera!

* LinkedIn

** Pesquisa

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.2 / 5. Número de votos: 17

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados