Curso de Design de Animação: conheça e comece a estudar

Design de Animação

Um gosto de infância pode virar um hobby de adolescente e, depois de alguns anos, se tornar sua profissão. Essa é a jornada de muita gente que decide trabalhar com animação. Porém, dos filmes da Marvel e dos desenhos da Disney para o mercado de trabalho, existe uma jornada de preparação e capacitação que você precisa trilhar.

O primeiro passo é, sem dúvidas, buscar uma qualificação na área de animação. Então, e você pensa em entrar na faculdade, existe o curso superior de Design de Animação. É sobre ele que vamos falar neste post. Venha conferir e tire suas dúvidas sobre essa formação!

O que é Design de Animação?

Basicamente, o Design de Animação é uma área específica do Design que trata das etapas de planejamento e criação de animações: o ato de dar vida a imagens estáticas. Isso passa por um processo que pode envolver o trabalho de apenas um profissional ou de uma equipe inteira de designers, dependendo do tamanho do projeto.

Uma animação pode ser criada em diferentes formatos, como documentários, filmes, vídeos curtos e comerciais de televisão. Isso significa que o campo de atuação para os designers de animação é vasto, com oportunidades diversificadas de trabalho.

Empresas de vários setores já percebem a importância da animação para contar histórias e engajar as pessoas, o que faz do Design de Animação uma área com um futuro promissor na publicidade.

Como funciona o curso de Design de Animação?

O curso de design de animação é uma graduação que forma profissionais para atuar na gestão e criação de projetos de animação 2D ou 3D. Ao longo do curso, o aluno aprende técnicas e ferramentas para as diferentes etapas de um projeto de animação: roteiro, storyboard, colorização, edição, sonorização etc.

O curso também oferece o conhecimento e a prática dos diversos tipos de animação, como animação clássica, animação digital em 2D e 3D, stop motion e motion graphics.

Na Anhanguera, o curso de Design de Animação é oferecido no grau de Tecnólogo. Isso significa que é uma formação superior bastante prática, que capacita o profissional a ter o controle das atividades de animações a partir da realidade do mercado de trabalho.

Por que essa área tem crescido tanto?

O mercado de trabalho para designers de animação está em crescimento. Hoje, é comum encontrar vídeos animados não apenas nas redes sociais, sites e blogs, mas também em clipes, cinema e comerciais de TV.

O trabalho do design está muito presente nas mídias atuais, porque, como dissemos, as imagens são ferramentas poderosas para contar histórias. A sofisticação dos softwares de design tornam essa ferramenta ainda mais criativa, divertida e capaz de encartar as pessoas que são alcançadas.

É uma tendência no Brasil e no mundo todo. Com esforço e dedicação, o designer de animação pode ampliar sua atuação para além das empresas brasileiras e ingressar no mercado estrangeiro para oferecer seus serviços de design.

Nos Estados Unidos e em vários países europeus, existem oportunidades para designers estrangeiros que dominam uma segunda língua e possuem experiência profissional.

Qual é o perfil do aluno e do profissional de Design de Animação?

Podemos listar algumas competências que favorecem os resultados do aluno de Design de Animação e a atuação do profissional da área.

  • criatividade;
  • gosto por tecnologia;
  • aptidão para desenhos;
  • organização e olhar analítico;
  • curiosidade para entender novos projetos e buscar soluções;
  • disposição para acompanhar as novidades de softwares e tendências do design;

Quais são as oportunidades de atuação desse profissional?

O tecnólogo em Design de Animação pode ocupar vários cargos específicos em um projeto de animação, como produtor de animação, designer de personagem, animados 2D/3D, profissionais de efeitos visuais. Além disso, tem a chance de atuar em áreas paralelas como design de produto e UX design.

Você vai encontrar oportunidades de trabalho na publicidade, no mercado editorial e no audiovisual como um todo. Veja, a seguir, as principais áreas de atuação desse profissional.

  • emissoras de TV;
  • editoras;
  • estúdios de cinema;
  • produtoras audiovisuais;
  • produtoras de conteúdo didático;
  • empresas de jogos digitais;
  • instituições de ensino;
  • agências de publicidade.

Além dessas opções, o designer de animação pode empreender e trabalhar de forma autônoma, prestando serviços de design para as empresas sem vínculos empregatícios.

Qual é a importância do ensino superior?

Ok, mas por que investir tempo e dinheiro em ensino superior? Você já deve ter se perguntado algo parecido, afinal, hoje temos acesso a um banco de dados quase infinito, que é a internet, onde é possível aprender sobre vários assuntos.

Porém, existem algumas razões para, nos dias de hoje, ter um diploma superior para colocar no currículo. Veja quais são elas abaixo.

Competitividade

Com a popularidade do design, a área se tornou superconcorrida. São muitos profissionais para uma quantidade limitada de vagas. Diante dessa realidade, um dos critérios que pode diferenciar você da concorrência é o diploma de ensino superior.

Remuneração

Não dá para negar que a remuneração precisa ser considerado na escolha de uma atuação profissional. Por isso, saiba que o nível de qualificação influencia bastante nesse fator. Um curso superior mostra que um profissional, além de vontade de trabalhar, tem uma qualificação, principalmente em uma área tão técnica que é o design.

Possibilidade de fazer uma especialização

O diploma de nível superior é o requisito básico para fazer um curso de pós-graduação: MBA ou mestrado. Além de aprofundar seus conhecimentos técnicos, uma especialização abre para você as portas para oportunidades em grandes empresas e multinacionais, que oferecem salários atrativos e melhores condições de trabalho.

Quais as vantagens de estudar Design de Animação na Anhanguera?

Agora que você já conhece o Design de Animação, veja por que vale a pena estudar essa área na Anhanguera.

Corpo docente especializado

O corpo docente da Anhanguera é formado por profissionais com capacitação de mestres e doutores nas suas respectivas áreas de atuação. Eles são os responsáveis por planejar as aulas e atividades, corrigir avaliações, tirar dúvidas e oferecer todo acompanhamento que você precisa nas etapas da sua graduação.

Formas de ingresso

Quer saber como é simples entrar na Anhanguera? Confira quais são as formas de ingresso:

Bolsas de estudo

Precisa economizar na mensalidade? Não precisa se preocupar! Na Anhanguera, você pode disputar várias opções de bolsas de estudo. Descubra quais são elas a seguir.

  • Bolsa Enem (conquiste uma bolsa de até 100% da mensalidade usando sua nota do Enem para estudar na faculdade);
  • Bolsa transferência externa (50% de desconto para os alunos que transferem a graduação para a Anhanguera);
  • Bolsa incentivo (solicitada no ato da matrícula).

Invista na sua carreira!

Chegamos ao final do conteúdo e esperamos que você tenha gostado de conhecer o curso de Design de Animação. Esse é, sem dúvidas, o primeiro passo para quem deseja crescer no mundo do design. Então, se você gosta de tecnologia e sempre quis trabalhar como designer, não perca tempo e garante já sua vaga na faculdade.

Gostou do conteúdo? Aproveite para dar o primeiro passo: inscreva-se para o vestibular online da Anhanguera!

Ah, você pode se inscrever também no Vestibulares!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 43

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados