Vale a pena fazer curso técnico EAD? Entenda

Se está pensando em investir na educação profissional, saiba que existem várias maneiras de conquistar esse conhecimento. Entre elas, estão os cursos técnicos EAD (modalidade de Educação a Distância). Dependendo do seu objetivo e da fase em que está nos estudos, os cursos técnicos podem ser uma boa pedida.

Esse tipo de curso coloca você em contato com o ensino profissionalizante e possibilita a inserção no mercado de trabalho, ou traz mais bagagem à área em que já atua. Pensando nisso, criamos este post para explicar como funciona um curso técnico EAD, os motivos para investir ou não nessa modalidade e quando é o tipo de curso mais indicado. Vem com a gente! 🚀

Por que fazer um curso técnico?

A principal razão para você investir em um curso técnico é a aquisição de habilidades profissionais em uma área específica com um diploma de educação profissional reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação)

Os cursos técnicos são voltados aos mais diferentes públicos, mas, especialmente, a jovens e adultos que ainda não fizeram uma faculdade. Tanto que o nome oficial desse grau de ensino é Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio.

Mesmo assim, os cursos técnicos têm uma importância enorme — sobretudo para quem quer obter uma formação mais rápida. Esses cursos, em geral, têm duração menor que uma faculdade, focam muito a experiência prática e possibilitam ingressar logo no mercado.👩‍💼

Por outro lado, muitas pessoas que já fizeram faculdade recorrem a cursos técnicos para o aprendizado de uma área específica, a fim de complementar sua bagagem de conhecimento.

Como funciona o curso técnico EAD?

Um curso técnico EAD funciona mais ou menos nos moldes das faculdades a distância. Após a inscrição no curso ser confirmada, você terá acesso a uma plataforma de estudos online, que será sua sala de aula virtual. 👨‍💻

Nesse espaço, terá acesso a tudo o que precisa para a realização das aulas, com conteúdos como:

  • aulas ao vivo e gravadas;
  • conteúdos como vídeos, filmes, documentários, textos, livros, podcasts e jogos;
  • espaço para realização e postagem de tarefas;
  • fóruns;
  • chats para comunicação com o tutor e os colegas;
  • serviços administrativos.

Além disso, de acordo com a instituição, é possível que haja a exigência de estágio e de um trabalho final para a conclusão do curso.

Quais as diferenças entre curso técnico EAD e híbrido?

Ao pesquisar por seu curso técnico EAD, você verá que há, pelo menos, 2 formatos de aulas: 100% online, ou simplesmente EAD, e cursos híbridos.

Como o próprio nome sugere, um curso 100% online acontece totalmente a distância, havendo pouca ou nenhuma necessidade de estar presente no campus. Isso costuma acontecer mais quando há alguma prova ou evento especial, porém, é comunicado com antecedência.

Já os cursos híbridos também são conhecidos como semipresenciais. Isso quer dizer que você dividirá seu tempo de atividades com aulas presenciais ― normalmente, práticas ― e aulas a distância. Então, existe uma agenda semanal de aulas no polo de apoio que precisa ser cumprida. 

A quantidade de vezes que você deverá ir ao polo de apoio depende da grade curricular, podendo variar de 1 a 3 vezes por semana.

Quais são as principais vantagens e desvantagens?

Como tudo na vida, os cursos técnicos EAD também têm seus prós e contras, os quais você precisa conhecer para avaliar se realmente vale a pena. Então, vamos lá! ⚖️

Vantagens

  • Otimização de tempo: no curso técnico EAD, você não gasta tempo com deslocamentos como acontece nos cursos presenciais.
  • Flexibilidade: como o curso é online, dá para equilibrar a agenda para estudar. Com isso, não precisa deixar nenhum compromisso de lado para cumprir as atividades do curso.
  • Autonomia: no curso técnico EAD, você é protagonista na sua aprendizagem. Essa autonomia é tão importante para seu sucesso no ensino quanto para sua profissão.

Desvantagens

  • Dificuldade de organização e concentração: algumas pessoas têm dificuldade de se organizar e manter a concentração ao longo do curso. Isso pode prejudicar seu desempenho.
  • Falta de contato com as pessoas: uma parte dos alunos de cursos EAD reclamam da falta de contato presencial com as pessoas. Porém, por meio da plataforma, as interações acontecem toda hora.
  • Não é diploma de faculdade: como dissemos, os cursos técnicos são de nível médio, não valendo como diploma universitário.
  • Cargos e salários podem ser menores: como o diploma é de nível médio, muitas vezes, os salários são menores, e os cargos ficam limitados. 🙁Mas isso depende do momento da carreira do aluno.

Como fazer um curso técnico EAD?

Entrar em um curso técnico EAD pode ser bem mais simples que numa faculdade. Embora algumas instituições, principalmente as públicas, abram processos seletivos e exista concorrência, é mais comum isso acontecer nos cursos presenciais.

Já nas instituições particulares, a concorrência tende a ser menor e, muitas vezes, basta se inscrever ou comprar o curso.

De qualquer forma, é preciso ter em mente o seguinte na hora de ir atrás de um curso técnico EAD:

  • você precisa estar cursando ou ter finalizado o Ensino Médio;
  • busque uma instituição renomada;
  • tenha o mínimo de estrutura para realizar o curso ― um dispositivo digital (computador, tablet ou smartphone), conexão com a internet e um ambiente adequado para estudos.

No mais, é só se matricular e aproveitar da melhor forma o que o curso tem a oferecer!

Por que uma faculdade EAD vale mais a pena?

Bem, nós comentamos sobre os cursos técnicos e explicamos que essa forma de ensino profissionalizante pode ser uma saída bacana, dependendo da sua intenção e estágio da carreira. 

Agora, sem dúvida, entre escolher um curso de nível médio e a faculdade EAD, não há nem o que pensar. A menos que o curso técnico EAD tenha grande relevância, a faculdade EAD sem dúvida é a melhor opção para impulsionar sua carreira.😎

Mesmo que deseje uma formação rápida, você pode optar pela graduação tecnológica ― popularmente conhecida como cursos tecnólogos. A principal diferença entre estes e os cursos técnicos é que eles são cursos de graduação, logo, com diploma de nível superior.

Aqui na Anhanguera, temos diversas opções de tecnólogos a preços acessíveis, sem falar na oportunidade de bolsas de estudo e descontos para aliviar o bolso. 🧡

O curso técnico, presencial ou EAD, somente vale a pena nas seguintes situações:

  • você está no ensino médio e deseja ter um ensino profissionalizante;
  • você quer ver se uma profissão tem a ver com seus gostos antes de investir na faculdade;
  • você já tem diploma universitário, mas aquele curso técnico vai complementar de maneira objetiva seu conhecimento.

Agora, se não fez ainda a faculdade e deseja dar o primeiro passo na carreira, não tem nem que perder tempo pensando. Vá direto para o ensino superior! 👩‍🎓

Vai de faculdade? Vai pra Anhanguera!

Gostou de saber se vale a pena fazer curso técnico EAD? A resposta depende do seu objetivo profissional.

Agora, se a dúvida está entre fazer um técnico ou a faculdade EAD, nossa resposta é: inscreva-se logo no vestibular da Anhanguera e curse a graduação que vai impulsionar sua carreira!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados